Home » Notícias

Jornalista da BBC detido na China

27 de Novembro de 2022


O jornalista Edward Lawrence, correspondente da BBC em Xangai, foi detido esta noite de forma violenta pela polícia enquanto cobria as manifestações de protesto que se multiplicam em várias cidades chinesas, contestando as restrições contra a pandemia de covid-19 e a liderança de Xi Jinping.

Vários vídeos da detenção circulam pelas redes sociais. Num deles ouve-se o jornalista a gritar “Liga já para o Consulado!, enquanto é levado pela polícia, com as mãos algemadas atrás das costas.

A BBC informou, entretanto, que o seu jornalista já foi libertado, e emitiu uma declaração condenando esta detenção, bem como as explicações das autoridades chinesas.

“A BBC está extremamente preocupada com a forma como trataram o nosso jornalista Ed Lawrence, que foi preso e algemado enquanto cobria os protestos em Xangai. Ele foi detido durante várias horas antes de ser libertado. Durante a sua detenção, foi espancado e pontapeado pela polícia. Isto aconteceu enquanto ele trabalhava como jornalista credenciado. É muito preocupante que um dos nossos jornalistas tenha sido atacado desta forma no exercício das suas funções. Não recebemos nenhuma explicação oficial ou pedido de desculpas das autoridades chinesas, além de uma alegação dos funcionários que mais tarde o libertaram de que o prenderam para o seu próprio bem, para que não apanhasse Covid no meio da multidão. Não consideramos esta uma explicação credível.”

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.