Vencedores da 2ª edição do Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva

8 de Novembro de 2022

O anúncio teve lugar esta terça-feira, 8 de novembro, numa cerimónia que celebrou o jornalista e o jornalismo.

“Por ti, Portugal, eu juro!”, de Sofia da Palma Rodrigues (Editora Executiva), Diogo Cardoso (Diretor), e Luciana Maruta (Jornalista), publicado na Divergente, foi distinguido com o Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva, uma iniciativa da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, realizada em parceira com o Clube de Jornalistas, para prestar homenagem a um nome incontornável na história contemporânea do jornalismo em Portugal e a todos os profissionais que levam mais longe as suas histórias.

trabalho vencedor da 2ª edição deste Prémio retrata o cenário durante a Guerra Colonial, em que milhares de africanos combateram ao lado de Portugal e arriscaram a vida pela pátria que acreditavam ser sua. A mesma pátria que os abandonou depois da Revolução de Abril. Quase 50 anos depois, os Comandos Africanos da Guiné contam pela primeira vez a sua história. Uma história de guerra, perseguição e morte. Uma história de denúncia de um Estado que os usou, explorou e, por fim, descartou.

O júri, constituído por Nicolau Santos (presidente), Manuel Carvalho, João Vieira Pereira, Luísa Meireles e Francisco Belard, decidiu atribuir duas menções honrosas aos artigos “Os 25 anos do Rendimento Social de Inserção: O RSI não é um sítio aonde eu queira voltar”, da autoria de Natália do Carmo Teixeira Faria (Jornalista) e Paulo Pimenta (Fotojornalista); e “Corrupção em África? Gabriel Obiang mostra como se faz”, de Micael Pereira (Grande Repórter). O primeiro artigo, publicado no Jornal Público, foca o impacto do Rendimento Social de Inserção, o principal instrumento de combate e minimização da pobreza em Portugal, no ano em que fez 25 anos, dando rosto aos beneficiários daquele que é o apoio mais escrutinado social e politicamente, por ter inaugurado uma nova geração de políticas sociais. O segundo artigo, publicado no Jornal Expresso, é o resultado de uma investigação jornalística que demorou cerca de seis meses, em colaboração com jornalistas de outros países, incluindo a Guiné Equatorial, a Holanda, a Espanha e o Chipre, coordenados pelo OCCRP (Organized Crime and Corruption Reporting Project), um consórcio internacional de jornalismo de investigação, e que também publicou a história.

O Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva, criado em 2021, atribui anualmente uma bolsa de investigação jornalística no valor de 5.000€, reconhecendo a importância da informação na construção de uma sociedade mais participativa e democrática. A 2ª edição deste Prémio reuniu 45 candidaturas de 42 profissionais e 19 meios de comunicação social.

O anúncio dos vencedores teve lugar esta terça-feira, 8 de novembro, no Clube de Jornalistas – uma cerimónia e uma homenagem intimista, celebrando o jornalista e o jornalismo. Além de familiares e amigos de Vicente Jorge Silva, marcaram presença o Ministro da Cultura, o Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, a Presidente do Clube de Jornalistas, a Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, os membros do júri e os premiados.

Mais informação disponível em premiovicentejorgesilva.pt