Vencedores do Prémio Vicente Jorge Silva serão relevados esta terça-feira, no Clube de Jornalistas

7 de Novembro de 2022

A cerimónia de entrega do Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva realiza-se no Clube de Jornalistas, no dia 8 de novembro, às 18h, e contará com a presença do Ministro da Cultura, do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, da Presidente do Clube de Jornalistas, da Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, dos membros do júri, dos premiados, e de familiares e amigos de Vicente Jorge Silva.

O Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva atribui anualmente uma bolsa para a investigação jornalística no valor de 5.000€ e ambiciona, através deste contributo, reconhecer a importância da informação na construção de uma sociedade mais participativa e democrática, bem como homenagear Vicente Jorge Silva, um nome incontornável da história contemporânea do jornalismo em Portugal.

A 2.ª edição deste Prémio, realizada em parceria com o Clube de Jornalistas, reuniu 45 candidaturas de 42 profissionais e 19 meios de comunicação social. Nos últimos meses, os elementos do júri desta 2.ª edição – Nicolau Santos, que preside, Manuel Carvalho, João Vieira Pereira, Luísa Meireles e Francisco Belard –, analisaram os trabalhos, num debate intenso que ficou marcado pela qualidade dos textos recebidos, levando o júri a atribuir duas menções honrosas.

Consideramos que os trabalhos jornalísticos apresentados representam uma clara homenagem a Vicente Jorge Silva enquanto personalidade ativa na defesa do jornalismo e da liberdade de expressão como pilares da nossa cultura, e sabemos que este é um desígnio de todos individualmente e uma missão da Imprensa Nacional-Casa da Moeda e do Clube de Jornalistas, a cumprir todos os dias. Estamos certos de que contribuir para promover um jornalismo de excelência é a melhor forma de construir uma sociedade plural e democrática.