Home » Notícias

Conversas de Jornalistas continuam a 19 de outubro

14 de Outubro de 2022


É já no próximo dia 19 de outubro, às 18h00, que voltamos a juntar jornalistas que estiveram na rua nos dias 25 e 26 de Abril de 1974. Desta vez, vamos ouvir Avelino Rodrigues, Adelino Gomes, Paulo Coelho, Regina Louro, Mário Cardoso, Eugénio Alves e Eduardo Gageiro, com a moderação de Cesário Borga (que também esteve na rua naqueles dias).

Já fizemos a Conversa do Antes, a 19 de outubro faremos a Conversa do Durante.

Nos dias e nas horas que antecederam a noite de 24 para 25 de Abril, houve jornalistas que sabiam que alguma coisa estava para acontecer, que estavam em contacto com capitães e que lançaram na Rádio as canções que davam o sinal para marcaram a saída das tropas. Outros houve que, nada sabendo antes, leram os comunicados anunciando a intenção libertadora do MFA. 

Muitos andaram na rua, em especial no Terreiro do Paço e no Largo do Carmo, outros ficaram nas redações a aviar notícias e a paginar as várias edições de jornais de um só dia que valeu por séculos e que, pela primeira vez em 48 anos, não seriam visadas por qualquer comissão de censura.

A dois anos da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, e depois de o País ter vivido mais dias de Democracia do que de ditadura, a Casa da Imprensa e o Clube de Jornalistas decidiram convidar muitos desses jornalistas, testemunhas vivas daqueles acontecimentos memoráveis, a contar o que viveram – daí as Conversas de Jornalistas.

Estas Conversas de Jornalistas vão ser gravadas, editadas em podcast e publicadas em livro – a lançar no 5º Congresso dos Jornalistas em 2024 –, numa parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda, no âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril.

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.