Home » Notícias

O que jornalistas devem saber ao escreverem sobre teorias da conspiração

5 de Agosto de 2022


Algumas das teorias da conspiração mais prejudiciais e conhecidas atualmente têm raízes no discurso político. Do presidente Jair Bolsonaro no Brasil ao juiz Clarence Thomas do Supremo Tribunal nos Estados Unidos, pessoas em posições de poder no mundo todo ou criam teorias da conspiração ou amplificam teorias sem fundamento para promover seus interesses — uma ferramenta comprovadamente bem-sucedida na ascensão do populismo.

Por mais que os jornalistas queiram ignorar teorias da conspiração e as pessoas por detrás delas, seria irresponsável fazê-lo. Porém, é igualmente irresponsável dar espaço e legitimar perspectivas que são verificadamente falsas.

Para os jornalistas, essa é uma faca de dois gumes. Como cobrimos com precisão e responsabilidade crenças falsas que líderes poderosos estão usando para orientar as suas decisões e ações? 

Ler mais…

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.