Home » Notícias

Presidente da República: media fracos enfraquecem a democracia

12 de Outubro de 2021


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu este domingo que uma comunicação social fraca enfraquece as democracias e que esse risco é “acrescido neste tempo de radicalismos”, considerando o jornalismo uma arma para combater populismo.

Na mensagem de abertura do Radiodays Europe 2021, divulgada aos vários órgãos de comunicação social, o chefe de Estado, dirigindo-se aos profissionais do setor da rádio, em grande parte jornalistas, fez um paralelismo entre uma comunicação social robusta e uma democracia fortalecida.

“Uma comunicação social fraca… Significa uma sociedade civil fraca e uma democracia fraca. Isso é um risco acrescido neste tempo de radicalismos, de imoderações, de chamados populismos, de movimentos inorgânicos, de reconstrução de laços sociais”, sustentou, terminando o discurso a dizer que gostaria de passar pelo evento para “dar um abraço que não seja digital”.

O Centro de Congressos de Lisboa está a ser, até hoje, palco do Radiodays Europe, um evento anual que reúne profissionais e empresas da indústria da rádio. O Presidente da República também recordou com “gratidão” o que deve “à Renascença nas várias ocasiões” em que passou por essa rádio. “Tive a honra e o prazer de colaborar naquilo que é uma obra de dimensão e de relevância nacional. Por outro lado, porque a temática tratada é o mais atual possível: o futuro da comunicação social e, dentro dela, o futuro da rádio”, completou.

(Sónia Dias e Lusa – “Correio da Manhã” 11 outubro 2021)

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.