Home » Opinião

O abaixo assassinado

13 de Abril de 2021


Há episódios na história das sociedades difíceis de explicar. É o caso da petição posta a circular na sequência da decisão do juiz de instrução do processo Marquês e que levou perto de 200 mil cidadãos a reclamarem a demissão do juiz Ivo Rosa. Independentemente dos meandros do caso e da fundamentação da decisão, é chocante verificar que há duas centenas de milhares de pessoas que não só pensam ser possível demitir um juiz através de um abaixo-assinado (ou abaixo assassinado, tendo em conta que se trata de um assassínio de carácter), como entendem que é desejável uma regressão civilizacional deste jaez no âmbito da justiça.
Para este movimento de opinião contribuiram os media que andaram dez anos a preparar o alcatrão e as penas requeridos por um acto justiceiro à moda do far west. Já é mais do que tempo de recentrar a questão. É o que fazem os juristas Vital Moreira e António Garcia Pereira nos textos a seguir ligados. (João Alferes Gonçalves)

» O terramoto judicial (Vital Moreira)
» De quem é a culpa afinal? (António Garcia Pereira)

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.