Home » Torre dos Tombos

O tombo do jornalista desconhecido

27 de Outubro de 2020


O túmulo do soldado desconhecido que existe em muitos países é uma homenagem a todos os soldados mortos anonimamente no campo de batalha. Mutatis mutandis, é o que faço hoje com este tombo do jornalista desconhecido, evocando um exército de anónimos prevaricadores.
A ideia ocorreu-me ao ouvir um jornalista (presume-se) referir-se a certo lance num jogo de futebol: «o árbitro reveu o lance e reveu bem».

Dada a dimensão do tombo, decidi anonimizá-lo e juntar-lhe outras contribuições dignas de encarceramento na torre.

À cabeça, outro tombo no mesmo programa: o de alguém que chamou ‘sóleskáér’ ao treinador do ManUnited, certamente por lhe ter escapado que muitos colegas seus já pronunciam correctamente o nome; ‘solchér’. [a pronúncia de Solskjaer está registada aqui, no CJ Online]

A lista de palavras erradamente pronunciadas na rádio e televisâo é loooooonga, mas aproveito este ensejo para distinguir estas, por muito repetidas:

  • Cólestról (em vez de colesterol, com acento só no último O)
  • Melher (em vez de mulher)
  • Órganização (em vez de organização)
  • Ófcial (em vez de oficial)

E em especial uma que é como o sarampo. Parecia já ter sido erradicada, mas voltou em força:

  • Óvinte (em vez de ouvinte)

João Alferes Gonçalves

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.