Home » Opinião

Um professor de jornalismo dá negativa à RTP

26 de Março de 2020


O professor Nobre-Correia, jubilado pela Universidade Livre de Bruxelas, onde leccionou entre 1970 e 2011, tem uma opinião crítica sobre os media portugueses, mas dedica especial atenção à RTP, pela sua natureza de serviço público. Nos últimos dias deixou algumas notas no Facebook em que chama a atenção para práticas pouco recomendáveis de profissionais da televisão do Estado. Aqui fica a transcrição e o convite à reflexão.

Notas soltas sobre a informação na RTP

J.-M. Nobre-Correia

ENTREVISTAS E FORMAS DE TRATAMENTO

Ver um membro da nova direção da informação da RTP a entrevistar a líder de uma partido político tratando-a por “Catarina”, para além de a interromper constantemente, e está tudo dito !

Um dia destes vai entrevistar o líder do maior partido de oposição tratando-o por “Rui” e o líder do partido governamental tratando-o por “António” !…

Trata-se aqui de principios elementares de técnica jornalística a respeitar numa entrevista. Mas trata-se também, no caso de hoje, de uma questão de comportamento falocrata em relação à entrevistada !…

no Facebook, 22 de março de 2020

QUANDO É QUE AS TELEVISÕES PARAM DE NOS MASSACRAR ?…

Pergunta essencial nos tempos de coronavirus que vivemos : quando é que as televisões (e nomeadamente a televisão teoricamente “de serviço público”) deixam de entrevistar tudo que há como bastonários e líderes sindicais do sector médico-hospitalar ?

Quando é que se dão conta que a preocupação deles é apenas aproveitarem politicamente a situação que atravessamos para se porem em evidência, rentabilizarem em termos pessoais as suas passagens pelas televisões, com fins de puro poder pessoal, de pura programação do seu futuro profissional e, eventualmente, do seu futuro político !…

A outra preocupação deles é massacrarem o SNS, os hospitais públicos, e promoverem a medicina privada !

Basta desta vergonha quotidiana ! Haja decência numa televisão “pública” paga por todos nós !

Quando é que a nova direção da informação da RTP se decide propor-nos telejornais decentes, praticando verdadeiro jornalismo de informação ? Parem de nos fazer desesperar de um serviço público de audiovisual !…

no Facebook, 23 de março de 2020

UM POUCO DE RECUO E MENOS ALARMISMO !…

Antes de fazerem um certo número de recriminações e de darem a palavra a todos os bastonários e líderes incendiários de ordens, sindicatos, federações e sociedades médico-hospitalares mais ou menos incompetentes na matéria, os jornalistas portugueses fariam bem em consultar diariamente e a par e passo os grandes diários de referência europeus.

É que é importante e mesmo fundamental saber o que se passa para além da fronteira e poder comparar a situação em Portugal com situações de países europeus com uma demografia comparável, por exemplo…

Há que ser responsáveis e não andarem para aí com alarmismos gratuitos : a situação é suficientemente grave para que dispensemos as suas notícias e “análises” demasiadas vezes sensacionalistas !…

no Facebook, 24 de março de 2020.

O « DIRETO » E AS PERGUNTAS

Ouvir os “diretos” em televisão e as perguntas (isto é : os longos editoriais !) de alguns jornalistas é de facto um triste momento em que se constata a miséria de muito do jornalismo praticado em Portugal…

no Facebook, 24 de março de 2020

INTERROGAÇÕES A PROPÓSITO DA RTP

Quando escrevi o textinho que aqui pus pouco depois do início do telejornal das 13h00 da RTP, ignorava quem fosse a pessoa que, logo em primeiro lugar, fez três perguntas intermináveis (editorializantes), começando por “fazer a lição” ao Secretário de Estado.

Sabendo depois por um “amigo” do Facebook de que pessoa se tratava, põe-se então uma dupla questão : a que título a dita pessoa foi a assistir a uma conferência de imprensa, dado que não trabalha diretamente para o telejornal ? ; e a dita pessoa pediu a devida autorização à direção da informação para assistir a tal conferência de imprensa ?

Caso a resposta a esta última pergunta seja negativa, há que perguntar se agora a dita pessoa funciona em roda livre, sem precisar nunca de se referir aos seus superiores hierárquicos ?!…

Interrogação complementar : quando é que a nova direção da informação e a administração da RTP afirmam a sua autoridade e metem ordem nesta bagunça totalmente inaceitável numa televisão de serviço público ?!…

no Facebook, 24 de março de 2020

PASSADO O VENDAVAL, PEDIREMOS CONTAS !…

Estamos a viver tempos trágicos e altamente preocupantes que exigem um informação de qualidade, rigorosa e exigente !

Vamos pois ter ocasião de ver muito rapidamente quem está à frente da RTP, da rádio e da televisão públicas.

Veremos assim de que massa são feitos aqueles que são teoricamente os seus diretores, diretores ajunto, subdiretores.

Saberemos também que autoridade e sentido da responsabilidade têm os que foram designados para a administrar.

Vivemos um momento grave e particularmente doloroso da(s) nossa(s) história(s). Passado o vendaval, não esqueceremos e pediremos contas a quem, na RTP pública, andou a brincar ao jornaleiro, ao incendiário bota-fogo e ao inquisidor justiceiro !…

no Facebook, 24 de março de 2020.

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.