Home » Notícias

Reguladores querem travar monopólios da Internet em 2020

13 de Janeiro de 2020


Ao longo da última década, empresas como a Google, Amazon e Facebook cresceram a um ritmo alucinante, sem se deixarem travar por escândalos, falhas de segurança ou multas milionárias. Com receitas anuais de milhares de milhões de euros, o futuro adivinha-se cada vez mais promissor para os gigantes da Internet, que dominam o mercado publicitário – só a Google e o Facebook controlam 60% do segmento – e esmagam a concorrência. Contudo, há quem diga que 2020 pode ser o ano em que tudo vai mudar.

Reguladores de todo o Mundo prometem estar atentos ao desempenho destas multinacionais e às suas práticas anticoncorrenciais.

Nos últimos anos, a Google foi obrigada pela Comissão Europeia a pagar sanções que rondam os 10 mil milhões de euros, na sua maioria relacionadas com abuso de posição dominante. Este ano, os gigantes da Internet vão começar a ‘sentir na pele’ as novas medidas tributárias na Europa, com vários países a avançarem com a Taxa Google enquanto a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) trabalha na criação de um imposto único.

Como se isso não bastasse, existem vários governos que pedem o desmembramento das gigantes tecnológicas, de forma a controlar o seu crescimento. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Federal Trade Commission (FTC) pode tentar impedir o Facebook de integrar todos os seus produtos, do Instagram ao Messenger e ao WhatsApp, por motivos ‘antitrust’.

O argumento gira em torno da competitividade e inovação de mercado, que estaria a ser afetado devido ao poder e tamanho destas empresas.

(Sónia Dias – “Correio da Manhã” – 12 janeiro 2020)

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.