Home » Revista

JJ #57

1 de Julho de 2014


JJ57

«Na abordagem da censura algo e alguém tem permanecido na penumbra: a própria censura, na sua organização, funcionamento e evolução, e quem eram, ou foram sendo, aqueles que a exerciam – os censores. Abrimos esta edição com um texto sobre o pessoal político da censura à imprensa que sintetiza o muito valioso e pioneiro trabalho que, precisamente no sentido de preencher essa lacuna, tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos, com persistência e rigor, pelo investigador Joaquim Cardoso Gomes» — palavras de Fernando Correia, num texto de introdução ao número especial da “JJ” dedicado à censura à imprensa durante o Estado Novo. Além deste estudo académico, a revista inclui relatos de experiências pessoais dos jornalistas Jacinto Baptista, Pedro Foyos, Fernando Cascais, Gonçalo Pereira Rosa, Orlando César, Avelino Rodrigues, Daniel Ricardo, Diana Andringa, Homero Serpa, Rui Osório, Correia da Fonseca e César Príncipe.

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.