[7 de Abril de 2020]

Clique sobre a imagem para ampliar

Catarina Gomes (Imprensa), Isabel Meira (Rádio), Catarina Marques (Televisão) e Helena Bento (Jornalismo digital) são as vencedoras da 4ª edição do Prémio Jornalismo em Saúde, promovido pelo Clube de Jornalistas com o apoio da APIFARMA.

O Grande Prémio Apifarma/ Clube de Jornalistas, eleito pelo júri entre os vencedores das quatro categorias referenciadas, foi atribuído a Catarina Gomes, jornalista freelancer, que nos termos do regulamento, acumula esta distinção com o prémio de Imprensa.

Maria Pimentel Valente foi premiada com a distinção Universitário Revelação.

Ler mais…

CJ na TV

[Javascript required to view Flash movie, please turn it on and refresh this page]

Emissão de 14 de Janeiro, de 2009

Video

[Javascript required to view Flash movie, please turn it on and refresh this page]

Sede do Clube de Jornalistas, Rua das Trinas

Audio

Podcast CJ Online

Brevemente!

Opinião »

Apoios públicos à comunicação social?
[7 de Junho de 2020]

Derramar 15 milhões de euros sobre o sector sob a forma de pagamento antecipado de uma publicidade institucional que não será efectivamente contratada não foi certamente uma boa opção, teria sido preferível oferecer claramente um subsídio de apoio aos órgãos de comunicação social contra o compromisso de inserir informação geral sobre o coronavírus e as medidas das entidades públicas, o que de qualquer forma alguns dos órgãos tiveram a vontade e mostraram capacidade de fazer. (Nuno Ivo Gonçalves)

Ler mais…

Notícias »

EUA: Como as palavras usadas para descrever as acções da polícia escondem a sua violência
[7 de Junho de 2020]

Durante a semana, na cobertura noticiosa dos protestos contra a brutalidade da polícia, palavras ligeiras, anódinas, como desdobrar, dispersar e envolver-se têm servido para envernizar a agressão licenciada pelo Estado, escondendo as frequentemente terríveis tácticas de controle de multidões das forças municipais e da Guarda Nacional. Inversamente, dos manifestantes – ou “arruaceiros” – diz-se terem arremessado, ou atirado ou disparado objectos à polícia: garrafas de água, pedras, o que quer que estivesse à mão. (Mike Laws – Columbia Journalism Review)

Ler mais…

Opinião »

Títulos duvidosos
[7 de Junho de 2020]

Muitos leitores queixam-se de títulos considerados infelizes ou pouco rigorosos. (Carlos Yárnoz, provedor do leitor de “El País”)

Ler mais…

Notícias »

Conselho de Opinião da RTP deixa críticas à administração
[7 de Junho de 2020]

O Conselho de Opinião da RTP considera que a administração manifesta no relatório de actividades de 2019 «um tom excessivamente autoelogioso», em contraste com a percepção generalizada de que no ano passado a empresa «viveu momentos menos pacíficos» – noticia o “Correio da Manhã”.

Ler mais…

Notícias »

França: Jornalistas defendem o direito de informar sobre as forças policiais
[6 de Junho de 2020]

Os quatro polícias que intervieram na morte de Georges Floyd, nos Estados Unidos, foram identificados graças a um vídeo que registou toda a acção. Coincidindo com esse facto, três dezenas de deputados franceses apresentaram no parlamento uma proposta de lei no sentido de «tornar inidentificáveis os agentes nas imagens difundidas no espaço mediático». Colectivos de jornalistas e sindicatos protestam.

Ler mais…

Notícias »

Como fazer jornalismo de soluções a partir de casa
[6 de Junho de 2020]

Duas jornalistas veteranas explicam como fazer bom jornalismo de soluções a partir da tua sala.

Ler mais…

Notícias »

Reino Unido: Opinião pública polarizada nas notícias sobre a resposta do governo ao coronavírus e a preocupação com a desinformação
[6 de Junho de 2020]

A opinião pública britânica está polarisada em linhas políticas, com 63% na esquerda pensando que os media não foram suficientemente críticos e 66% à direita dizendo que os media têm sido demasiado críticos do governo. — mostra um estudo do Instituto Reuters baseado num trabalho de campo entre 24 e 28 de abril.

Ler mais…

Notícias »

EUA: O “New York Times” diz que o artigo do senador Tom Cotton não respeitava critérios editoriais
[6 de Junho de 2020]

O “New York Times” veio dizer que o artigo do senador Tom Cotton recomendando o uso do exército para reprimir as manifestações de protesto em várias cidades dos EUA não respeitava os critérios editoriais do jornal.

Ler mais…

Notícias »

EUA: Violência contra jornalistas em imagens e números
[5 de Junho de 2020]

A American Civil Liberties Union (ACLU) foi criada há cem anos para defender a Constituição dos EUA e os direitos e liberdades nela consignados. Perante a brutalidade da repressão policial nas manifestações de protesto dos últimos dias, a ACLU está a processar a polícia, autoridades estaduais e o próprio presidente Trump pela violação dos direitos constitucionais dos cidadãos, incluindo os jornalistas.

«Estamos perante um assalto em larga escala à liberdade de imprensa. Estes ataques inconstitucionais contra jornalistas não ficarão sem resposta» (ACLU)

» Ver vídeo

Em todo o ano de 2019 houve 150 violações da liberdade de imprensa nos Estados Unidos.
Este ano, só na última semana houve 230 ataques.

» Número e tipo de incidentes

» Mapa interactivo e estatísticas da violência policial

Opinião »

Como estabelecer o limite entre o conteúdo patrocinado e a publicidade?
[5 de Junho de 2020]

Um debate para trocar ideias sobre uma linha que parece cada vez mais esbatida.

Ler mais…