[7 de Abril de 2020]

Clique sobre a imagem para ampliar

Catarina Gomes (Imprensa), Isabel Meira (Rádio), Catarina Marques (Televisão) e Helena Bento (Jornalismo digital) são as vencedoras da 4ª edição do Prémio Jornalismo em Saúde, promovido pelo Clube de Jornalistas com o apoio da APIFARMA.

O Grande Prémio Apifarma/ Clube de Jornalistas, eleito pelo júri entre os vencedores das quatro categorias referenciadas, foi atribuído a Catarina Gomes, jornalista freelancer, que nos termos do regulamento, acumula esta distinção com o prémio de Imprensa.

Maria Pimentel Valente foi premiada com a distinção Universitário Revelação.

Ler mais…

CJ na TV

[Javascript required to view Flash movie, please turn it on and refresh this page]

Emissão de 14 de Janeiro, de 2009

Video

[Javascript required to view Flash movie, please turn it on and refresh this page]

Sede do Clube de Jornalistas, Rua das Trinas

Audio

Podcast CJ Online

Brevemente!

Opinião »

Temos um problema e uma revelação
[29 de Maio de 2020]

Em tempos de emergência, o Governo devia ver os seus poderes reforçados para poder limitar, também, o tempo dos “telejornais”. Já andamos nos 105 minutos (1 hora e 3/4). Com jeitinho, não tarda estamos nas duas horas. E se alguma das televisões comerciais decidir avançar para as 3 horas, a outra vai logo atrás. A RTP anda pelos 90´(hora e meia), chamando à meia hora de acrescento, agora criada, “especial informação”… (Waldemar Abreu)

Ler mais…

Opinião »

Fábio Fato não dá mole para notícias falsas
[29 de Maio de 2020]

Numa versão em português de Portugal o título poderia ser: Fernando Facto não cai na esparrela das notícias falsas. Mas este pequeno guia ilustrado para identificar e repudiar as notícias falsas é uma criação da plataforma brasileira Aos Fatos, em cooperação com o Poynter Institute; por isso se acata o título original. Explicado o título, vamos ao conteúdo:

» Fábio Fato não dá mole para notícias falsas (pdf)

Notícias »

Austrália: Grupo de Murdoch suspende impressão de mais de 100 jornais
[29 de Maio de 2020]

O grupo de media de Rupert Murdoch, News Corp, anunciou que suspende a impressão de mais de 100 jornais regionais e locais, devido a uma queda das receitas publicitárias agravada pela pandemia.

Ler mais…

Opinião »

A imprensa livre está ameaçada a nível mundial
[28 de Maio de 2020]

Do México a Malta, ataques a jornalistas e editores provaram ser mortais para indivíduos e arrepiantes para mais amplas liberdades. E agora a Covid-19 está a ser usada como desculpa para silenciar mais vozes. (Gill Phillips)

Ler mais…

Opinião »

A pantalha e as moininhas
[28 de Maio de 2020]

Os actuais pivôs de primeira linha começaram como segundas ou mesmo terceiras linhas. Não pensem que são carreiras lineares, exclusivamente ditadas pelo mérito. Envolvem, nalguns casos, muitos outros aspectos – jogos de poder, medição de forças, fidelidades caninas, traições, facadas a eito, bastas vezes muita manha, falta de carácter e até sexo. As cadeiras da apresentação são cobiçadas de uma forma doentia e muitos pivôs vigiam-se, entre si, de uma forma apenas imaginável na selva. Jogadas acompanhadas e sempre cobertas pelas direcções de Informação. (Waldemar Abreu)

Ler mais…

Notícias »

Colômbia: «A arrogância jornalística está chegando a limites insuportáveis»
[28 de Maio de 2020]

«Nas faculdades de comunicação falta o ensino de mais princípios jornalísticos, éticos e de comportamento. Não só ensinar redacção, não só ensinar como se pergunta, não só ensinar com procurar as notícias. Há que começar a ensinar princípios. Imparcialidade, objectividade, independência, o sentido da veracidade. Há que recuperar isso nas salas de redacção e nas salas de aulas» — reflexões do jornalista e escritor colombiano Juan Gossaín.

Ler mais…

Notícias »

Não há nenhuma publicação à prova de recessão
[28 de Maio de 2020]

O mercado dos media nos EUA é um dos mais dinâmicos e flexíveis, graças, entre outros factores, ao volume de publicidade e aos modelos de financiamento alternativos. Apesar disso, não é imune à crise geral dos media e nos últimos anos tem sofrido cortes drásticos nos orçamentos e no pessoal. Mesmo uma publicação sólida como “The Atlantic” não escapa à recessão. «Maus tempos para o bom jornalismo», afirma a jornalista inglesa Kirsty Lang, apresentadora da BBC Radio 4, citada na newsletter de Gregory Galant

Ler mais…

Notícias »

PortoCartoon apresenta Caricaturas de Saramago
[27 de Maio de 2020]

Quatro dezenas de caricaturas de vários artistas, de diferentes paises, integram a exposição virtual do PortoCartoon no Alameda Shopping, durante o mês de junho. Esta mostra evoca o Prémio Nobel da Literatura através do lápis do humor, associando o poder da literatura ao poder do riso.

Ler mais…

Opinião »

Já pagou as suas notícias hoje?
[27 de Maio de 2020]

A questão dos apoios aos meios de comunicação social é parecida com a anedota do “antes de o ser já o era”. Estava destinada à polémica, a interpretações, ataques, ilações. Nestes tempos maniqueístas da discussão de argumentos com as armas das redes sociais, vence quem fala mais alto, o que no Twitter ou no Facebook quer dizer com ideias mais simples (ainda que erradas), e era mais do que certo que qualquer apoio do Estado aos media ia dar no que aconteceu nesta semana quando foi divulgado o programa de emergência para os meios de comunicação social portugueses atingidos pela crise causada pelo covid-19. (Catarina Carvalho)

Ler mais…

Notícias »

ERC chamada a dizer se apoio de 15 milhões aos media é ilegal
[27 de Maio de 2020]

Regulador recebeu exposição que adverte que apoio pode ser inconstitucional, por, entre outras razões, ofender o princípio da independência dos media perante o poder político e ser matéria da competência do Parlamento sobre a qual o governo legislou sem autorização.

Ler mais…