[7 de Abril de 2020]

Clique sobre a imagem para ampliar

Catarina Gomes (Imprensa), Isabel Meira (Rádio), Catarina Marques (Televisão) e Helena Bento (Jornalismo digital) são as vencedoras da 4ª edição do Prémio Jornalismo em Saúde, promovido pelo Clube de Jornalistas com o apoio da APIFARMA.

O Grande Prémio Apifarma/ Clube de Jornalistas, eleito pelo júri entre os vencedores das quatro categorias referenciadas, foi atribuído a Catarina Gomes, jornalista freelancer, que nos termos do regulamento, acumula esta distinção com o prémio de Imprensa.

Maria Pimentel Valente foi premiada com a distinção Universitário Revelação.

Ler mais…

CJ na TV

[Javascript required to view Flash movie, please turn it on and refresh this page]

Emissão de 14 de Janeiro, de 2009

Video

[Javascript required to view Flash movie, please turn it on and refresh this page]

Sede do Clube de Jornalistas, Rua das Trinas

Audio

Podcast CJ Online

Brevemente!

Notícias »

Brasil: Apoiantes de Bolsonaro agridem jornalistas
[26 de Maio de 2020]

Agressões a jornalistas e falta de segurança levou o Grupo Globo e o jornal Folha de S.Paulo a cancelar a cobertura jornalística junto à residência oficial do Presidente do Brasil, em Brasília. Todos os dias, apoiantes de Bolsonaro ficam ao lado dos jornalistas, em frente ao Palácio da Alvorada, onde o Presidente brasileiro cumprimenta frequentemente os militantes e presta declarações à imprensa. Separados apenas por uma grade, os jornalistas têm sido alvo, com cada vez mais frequência, de agressões por parte dos apoiantes do chefe de Estado brasileiro. (Agência Lusa)

Opinião »

E ainda bem!
[26 de Maio de 2020]

É comum as grandes questões da política linguística do português serem tratadas, a nível nacional, ou como fantasmas, que não existem, ou como resfriados, que se espera que passem. É necessário e urgente que estas questões passem a ser abordadas e discutidas com abertura, clareza, conhecimento e honestidade e que medidas venham a ser tomadas com fundamentação e inteligência. (Margarita Correia)

Ler mais…

Notícias »

Cercar o vírus por todos os lados: a estratégia de Cuba para combater a pandemia
[26 de Maio de 2020]

Os media portugueses dão vazão permanente a uma torrente de notícias sobre as medidas desastrosas tomadas por Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e Brasil, entre muitos outros países que registam elevado número de contágios e de mortos. Soubemos, de passagem, que dezenas de médicos e enfermeiros cubanos foram enviados para locais espalhados pelo mundo para ajudar a conter o coronavírus. Mas pouco ou nada os nossos media nos dizem sobre a maneira como o governo de Cuba tem lutado contra a pandemia, apesar dos resultados invulgarmente positivos em circunstâncias invulgarmente difíceis. Saiba o que se passa lendo este artigo da edição digital do diário chileno “El Mercúrio”.

» La estrategia de Cuba para combatir la pandemia

Notícias »

Casa da Imprensa retoma consultas presenciais
[26 de Maio de 2020]

A Casa da Imprensa retomou na segunda-feira, 25 de maio, o atendimento presencial, incluindo as consultas médicas. Manter-se-ão, porém, algumas restrições, atendendo à situação de calamidade causada pela pandemia de Covid-19 e as recomendações das autoridades de Saúde. As consultas presenciais são condicionadas a marcação prévia com o mínimo de um dia de antecedência relativamente aos horários anunciados, podendo eventualmente ser objecto de triagem através de contacto telefónico realizado pelo médico.

Ler mais…

Documentos, Notícias »

Espanha: Guia para identificar fraudes na internet
[26 de Maio de 2020]

O gabinete espanhol de segurança do internauta editou um guia em que reúne os tipos de fraudes mais frequentes na internet, explicando em que consistem e como detectar cada um deles.

Ler mais…

Notícias »

A ONU lança Verified para combater a desinformação sobre a Covid-19
[26 de Maio de 2020]

Uma iniciativa global para travar os boatos e a informação falsa com conteúdos em que se possa confiar.

Ler mais…

Notícias »

Como o dinheiro destrói o jornalismo
[25 de Maio de 2020]

No início do ano, a jornalista francesa Sophie Eustache publicou Bâtonner. Comment l’argent détruit le journalisme. Uma obra útil que inventaria as lógicas comerciais existentes nos media e descreve as suas consequências sobre o exercício da profissão de jornalista.

Ler mais…

Notícias »

Para o “Financial Times”, «esta crise faz reflectir sobre o futuro do jornal impresso»
[25 de Maio de 2020]

Entrevista com a chefe de redacção do “FT”, que viu cair em abril as vendas da edição em papel para quase metade e as receitas de publicidade entre 50 a 80%. Em contrapartida, a audiência da edição digital cresceu 75%. Quatro centenas de jornalistas estão em regime de teletrabalho e assim deverão permanecer até setembro.

Ler mais…

Notícias »

Publicar e esquecer, o pior caminho para criar estratégias de compromisso
[25 de Maio de 2020]

Os jornais estão avançando em estratégias de geração de compromisso e lealdade com os leitores, dado que é um dos melhores caminhos para que se convertam em assinantes.

Ler mais…

Notícias »

Espanha: Nasce o Observatório para a transformação do jornalismo local
[25 de Maio de 2020]

A falta de análise de casos de êxito locais que sirvam de exemplo e o critério de atribuição de ajudas de qualquer tipo são duas das razões que motivaram o lançamento do Observatório para a transformação do jornalismo local.

Ler mais…