Home » Prémios Gazeta 2008

Prémios Gazeta 2008

Sofia Leite e António Louçã, da RTP, venceram o Grande Prémio Gazeta 2008 de jornalismo com a reportagem “A Lista de Chorin”, um trabalho de investigação que relata a actividade dos diplomatas portugueses Sampaio Garrido e Teixeira Branquinho em defesa dos judeus (incluindo os pais das famosas actrizes Zsa Zsa e Eva Gabor) e o desfecho da arriscada negociação entre o milionário húngaro Ferenc Chorin e as SS que permitiu a vinda para Portugal de trinta e seis membros da sua família.

O Prémio Gazeta Revelação foi atribuído a Vítor Rodrigues Oliveira, da RDP Antena 1, pelas reportagens “Hoje há Festa em Bombaim”, “As tranças de Obama” e “Herança do Dragão”, esta última em colaboração com Ana Neves Almeida.

O “Diário do Sul”, jornal de grande circulação do distrito de Évora, fundado e dirigido, desde 1969, por Manuel Madeira Piçarra, ganhou o Prémio Gazeta Imprensa Regional.

A José Carlos Vasconcelos, fundador e director do “Jornal de Letras” e coordenador do Gabinete Editorial da VISÃO, foi atribuído o Prémio Gazeta de Mérito.
Os Prémios Gazeta de Jornalismo, promovidos desde 1984 pelo Clube de Jornalistas, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, serão entregues, em data a anunciar, com a presença do Presidente da República.