- Clube de Jornalistas - https://www.clubedejornalistas.pt -

Livro de Cândida Pinto sobre a Ucrânia com lançamento a 23 de março

Em abril, Anastasia Moshim e Vaicheslav Hohliuk, de espingarda às costas, casaram-se em Kiev. Mas sem direito a lua de mel. Fotografia de David Araújo

Assinalando um ano de guerra, os repórteres da RTP Cândida Pinto e David Araújo apresentam no livro “Ucrânia Insubmissa” (Ed. Dom Quixote) um conjunto de textos e fotos realizados em vários pontos daquele país, entre fevereiro e maio de 2022. Numa linguagem diferente da utilizada nas reportagens televisivas, as palavras da jornalista mais experiente da televisão portuguesa encontram o enquadramento perfeito nas fotografias do repórter de imagem.

A apresentação do livro vai realizar-se no dia 23 de março, às 17h30, na Livraria Buchholz, em Lisboa.

“Imprevisível. Foi esta a palavra tantas vezes ouvida no início da invasão russa da Ucrânia e pelo tempo fora. A princípio duvidava. Será que iríamos mesmo entrar numa guerra? Parecia-me impossível que, em 2022, não existissem vias de entendimento suficientes para evitar um conflito de grandes proporções no continente europeu. Estava enganada. A 24 de fevereiro de 2022 eu e o repórter de imagem David Araújo encontrávamo-nos na cidade de Kiev, alvo prioritário da invasão russa de larga escala. A nossa missão era clara: dar testemunho, apesar de todas as limitações, do que estava a acontecer. Passámos por dias de grande incerteza, silêncio, amargura, medo, exaustão. Às vezes pequenas surpresas, breves alegrias. E depois aquela súbita vertigem de um míssil a mudar o correr das vidas. E os exemplos de resistência e resiliência de um país a ser interrompido e invadido – porém, insubmisso. Reunimos essa caminhada pelos primeiros meses de guerra, rente ao chão, onde estão sempre os civis em qualquer conflito.”