- Clube de Jornalistas - https://www.clubedejornalistas.pt -

Redação do DN debate o futuro após anúncio de saída de mais 4 jornalistas

A redação do Diário de Notícias convocou para esta quarta-feira uma reunião de jornalistas para debater o futuro do jornal, face ao recente anúncio de saída de mais quatro jornalistas, com o argumento de reduzir os “custos fixos”, disse a delegada sindical do Diário de Notícias, Valentina Marcelino, quando contactada pela Lusa sobre o assunto.

Em 2008, o DN contava com mais de 60 jornalistas e agora, em 2023, três despedimentos coletivos depois, o último dos quais em 2020, rondam os 30: a redação conta com 18 jornalistas, dos quais quatro juniores, mais três diretores e nove editores.

“Perante o que nos foi dado a conhecer, vamos ouvir o que a redação tem para dizer” e “recordar alguns momentos e decisões tomadas nos últimos anos que têm tido como resultado, plano atrás de plano, sempre mais cortes para o Diário de Noticias”, afirmou a delegada sindical. “Em tudo aquilo que é o coração deste grupo, que devia ser o jornalismo, há um desinvestimento evidente e o Diário Notícias tem neste momento uma redação reduzida ao impossível” para um título diário em papel e com edição online, disse a delegada sindical.