- Clube de Jornalistas - https://www.clubedejornalistas.pt -

Exposição de Cartoons de Luís Afonso na Casa da Imprensa

O cartoonista Luís Afonso foi desafiado pela Casa da Imprensa a fazer um retrato do ano 2022, através dos seus quatro alter egos – Bartoon, A Mosca, Barba e Cabelo e S.A. – que periodicamente podemos encontrar no Público, na RTP, n’A Bola e no Jornal de Negócios.

Até 17 de fevereiro, o público poderá rever o ano de 2022 através das histórias que estas personagens nos contam, no Salão de Honra da Casa da Imprensa, na Rua da Horta Seca, 20, em Lisboa.

Durante este período haverá ainda lugar a uma apresentação, com leituras dos livros de ficção de Luís Afonso, com a chancela da editora Abysmo; bem como de um evento de encerramento, onde dois conterrâneos seus, Luís Pedro Nunes e Rui Cardoso Martins, tentarão dissecar a complexa personalidade do autor.

A exposição é composta por 13 painéis em PVC no formato 155×100 cm (um painel de abertura com textos da organização e um por cada mês do ano). Acompanha esta exposição um jornal de 8 páginas, com entrevista de Ana Sousa Dias ao autor e textos de jornalistas do Público, A Bola, Jornal de Negócios e RTP.

Faz parte também da exposição um vídeo com uma seleção de cartoons animados d’A Mosca, que passam em loop, bem como a visualização uma vez por dia da curta-metragem Everestalefe. Estarão ainda em exposição as três obras de ficção, de autoria de Luís Afonso, editadas pela Abysmo, uma garrafa magnum da Niepoort, com rótulo do cartoonista e ainda vários objetos pessoais do autor.