- Clube de Jornalistas - https://www.clubedejornalistas.pt -

JJ #80

[1]

(Clique sobre a imagem para descarregar a revista em PDF)

Desinformação em órgãos de comunicação regionais e locais, que urge combater, e impacto da inteligência artificial no Jornalismo, objeto de crescente atenção: eis os temas em análise no n.º 80 da revista “Jornalismo & Jornalistas”, publicada pelo Clube de Jornalistas, sob o olhar de Pedro Jerónimo e Ana Pinto Martinho, respetivamente.

A edição presta homenagem a quatro camaradas que partiram – o portfolio de fotografias é reservado a um deles, Bruno Neves, celebrado como “repórter de Abril” nas ruas do Porto. João Pedro Henriques escreve a propósito do 40.º aniversário do I Congresso dos Jornalistas, para perceber o que mudou desde então, e Jorge Mangorrinha assinala a “Tourada”, abalo no regime ditatorial, atento ao papel da Imprensa e da Censura. Júlio Roldão também puxa pela memória, num texto com marcas da sua experiência de décadas no Jornalismo.

Em entrevista, Luís Afonso revela como pode um cartunista tocar vários instrumentos sem sair do território profissional. A hilariante volta ao país, realizada em 1991 por um repórter da Sábado, “vestido” de ministro ficcionado, é contada por Gonçalo Pereira Rosa, em mais uma das suas “Histórias de Jornalistas”. A secção “Um dia na redação”, nascida de uma parceria com a Associação Repórteres em Construção, visita o jornal A Voz de Trás-os-Montes.