- Clube de Jornalistas - https://www.clubedejornalistas.pt -

Divergente vence Prix Europa como “Melhor Projeto Online Europeu”

Os portugueses na entrega do Prix Europa

O projeto de jornalismo narrativo Divergente [1] venceu o Prix Europa [2] 2022, na categoria de Melhor Projeto Online Europeu, com a reportagem “Por ti Portugal, eu Juro!” [3], assinada pelos jornalistas Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso, com produção de Luciana Maruta.

Na cerimónia de atribuição do prémio [4], Sofia da Palma Rodrigues agradeceu aos 20 homens que aceitaram partilhar o seu testemunho [como soldados negros na guerra colonial, na Guiné-Bissau] e “mostrar aos portugueses, e aos europeus, que a História pode ter versões diferentes daquela que aprendemos nos livros”.

Diogo Cardoso explicou ao público presente que o Divergente, de que é diretor, “é um projeto independente muito pequeno, com apenas quatro pessoas”, e que por isso era difícil acreditar que estavam a ser premiados. “Os prémios são importantes, mas mais importante é saber que, por estarmos aqui, o nosso trabalho vai chegar a mais pessoas”, disse.

Os vencedores do Prix Europa [5] deste ano foram anunciados a 29 de outubro em Potsdam, na Alemanha. O prémio principal foi atribuído à jornalista russa no exílio Galina Timchenko, eleita “Jornalista Europeia do Ano”. A cofundadora e diretora do jornal online independente Meduza [6], com sede em Riga, foi aplaudida de pé. “Não esqueçamos que toda as guerras começam com o silenciamento do jornalismo independente. A liberdade de expressão é sempre a primeira vítima de uma guerra. Vamos lutar para que isso não aconteça.”

Criados em 1987 por iniciativa do Parlamento Europeu, os Prix Europa [2] são atribuídos todos os anos por uma aliança de 26 instituições europeias ligadas aos media, visando distinguir a excelência do jornalismo.

Vencedores do Prix Europa 2022