- Clube de Jornalistas - https://www.clubedejornalistas.pt -

Atribuídos os Prémios GAZETA 2021

Os Prémios Gazeta – os mais prestigiados do Jornalismo português -, iniciativa anual do Clube de Jornalistas, têm o apoio principal da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação Mutualista Montepio. O júri apreciou os trabalhos candidatos, cuja qualidade realçou, e anunciou os vencedores de cada uma das oito categorias.

Por deliberação do júri, serão atribuídos os seguintes galardões:

O Júri dos Prémios Gazeta 2021 teve a seguinte composição: Eugénio Alves (CJ), que presidiu, Cesário Borga (CJ), Eva Henningsen (Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal), Fernanda Bizarro (jornalista), Elisabete Caramelo (professora universitária), Dina Soares (jornalista), Fernando Cascais (professor universitário e formador do Cenjor), José Rebelo (professor jubilado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa), Inácio Ludgero (fotojornalista) e Paulo Martins (jornalista e professor universitário).

*** Esclarecimento

O Júri dos Prémios Gazeta 2021, reunido em sessão extraordinária no dia 7 de novembro de 2022, para apreciar o pedido de explicação formal por parte da jornalista Márcia Sobral sobre a decisão de anulação da atribuição do Prémio Gazeta de Revelação, esclarece:

  1. Ao trabalho apresentado a concurso foi reconhecida qualidade que justificou a atribuição do prémio.
  2. Informações posteriores suscitaram dúvidas acerca do respeito nesse trabalho por princípios éticos-deontológicos que devem pautar a atividade jornalística.
  3. Esta questão é tanto mais grave quanto se trata de um Prémio Revelação a atribuir a uma jornalista em início de carreira.
  4. O Júri lamenta a situação que é inédita em 37 anos de atribuição dos Prémios Gazeta.