- Clube de Jornalistas - https://www.clubedejornalistas.pt -

Do ‘churnalism’ à obsessão pelo ‘churn’: a fidelidade como desafio do jornalismo por assinatura

Os produtos de assinatura criaram raízes na indústria jornalística. Parecem a enésima tentativa de salvação mágica no setor (spoiler: não há nenhum) depois do jornalismo viral ou de iniciativas mais específicas de que poucos se lembram, como o Apple News+, mas a verdade é que o progresso foi feito nos moldes de outras indústrias . Além disso, todos os tipos de empresas de informação o adotaram. Clickbait e churnalism – jornalismo de baixa qualidade baseado em press releases – oferecem pão para hoje, sim, mas também fome para amanhã. É por isso que muitos profissionais que trabalham em equipas de produto navegam no mesmo barco para competir e emular as grandes plataformas atraindo usuários, fazendo-os pagar e retendo-os. Porque conseguir assinaturas é um desafio, mas evitar cancelamentos, fenómeno conhecido como churn, é um desafio que não fica atrás.

Ler mais… [1]