- Clube de Jornalistas - https://www.clubedejornalistas.pt -

A celebração do melhor jornalismo que se faz em Portugal, na entrega dos Prémios Gazeta

Os Prémios Gazeta 2019/2020, uma iniciativa do Clube de Jornalistas com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, foram entregues numa cerimónia que decorreu na noite de quinta-feira, 25 de novembro, no Grémio Literário.

Como é tradição desde 1984, os mais prestigiados prémios de jornalismo em Portugal contaram com a presença do Presidente da República em funções, além do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, presidentes de diversas instituições ligadas ao jornalismo, como a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas, Associação Portuguesa de Imprensa, Associação de Imprensa Estrangeira, Casa da Imprensa e Sindicato dos Jornalistas, bem como diretores de jornais, rádios e televisões.

Na cerimónia, conduzida pela presidente do Clube de Jornalistas, Maria Flor Pedroso, o Presidente da República apelou à realização do 5.º Congresso dos Jornalistas, considerando que é urgente refletir sobre os problemas que afetam a comunicação social em Portugal, para se poder intervir numa situação que, de forma unânime, todos consideram de “grande fragilidade”.

O último congresso realizou-se há quatro anos e, como lembrou Marcelo Rebelo de Sousa, “o mundo mudou, a Europa mudou, Portugal mudou”. É agora altura, disse, de fazer um balanço, “mas, sobretudo, de olhar para a frente, e de os jornalistas aparecerem a dizer o que querem. Que não seja apenas o aceitarem como facto consumado aquilo que venha a acontecer na comunicação social. Não pode ser.”

Pouco otimista em relação ao próximo ano, devido ao aumento dos custos de produção (nomeadamente do papel) e à quebra continuada dos investimentos em publicidade, ainda devido ao impacto económico da pandemia, o Presidente frisou ainda que, numa noite em que vários artigos de investigação foram premiados, a precariedade é um dos principais inimigos do jornalismo de investigação, fundamental numa sociedade democrática. “É impossível ter redações estruturas com sustentabilidade nessas condições. É rigorosamente impossível.”

Num dos seus primeiros discursos oficiais, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, confessou-se emocionado pelo simbolismo que, a nível pessoal, tinha esta entrega dos Prémios Gazeta. “Antes de ser presidente da câmara, antes de ser político, antes de ser engenheiro, eu fui, eu sou, filho de um jornalista.” A sua infância, recordou, foi passada a ver o pai a escrever e a enviar telexes para Lisboa”, a partir de Beja.

“Uma das primeiras memórias que tenho, desde sempre, é de ver as mãos do meu pai cheias daquela tinta que se punha nos chumbos para imprimir o jornal, e que não saía”, contou, recordando que era o seu avô quem alinhava os os caracteres na tipografia do Diário do Alentejo.

“Confesso-vos hoje aquilo que nunca confessei em público: sonhei tanto em ser jornalista, mas tinha tanto medo de não chegar aos calcanhares do meu pai, que nunca o fiz. Mas parafraseando de certa forma García Márquez, sei que a vossa profissão é mesmo a mais bela do mundo.”

Foram atribuídos 8 galardões na 36ª edição dos Prémios Gazeta:

Prémio Gazeta de Mérito Diana Andringa, jornalista com longa e multifacetada carreira, iniciada na Imprensa, na década de 1960, e consolidada na televisão, ao serviço da RTP, a partir de 1978. Distinguida com diversos prémios, foi diretora-adjunta do Diário de Lisboa, subdiretora de Atualidades da RTP1 e subdiretora da RTP2, além de presidente da Direção do Sindicato dos Jornalistas. Em 2013, doutorou-se em Sociologia da Comunicação no ISCTE. Foi condecorada com a Ordem do Infante D. Henrique e com a Ordem da Liberdade.

Gazeta de Televisão João Pedro Mendonça (RTP), pela reportagem “Confinado na aldeia”, [1] realizada em Monsanto, onde por decisão médica estava em quarentena, para se proteger da Covid-19. Sozinho, munido de um telemóvel, um selfie stick, um computador e um piano, o jornalista filmou, editou, sonorizou e escreveu a peça, emitida a 6 de maio de 2020.

Gazeta de Imprensa António Marujo (Sete Margens), galardoado com a reportagem “A caixa de correio de Nossa Senhora” [2], publicada nas edições de 4 de janeiro e 1 de fevereiro de 2020, do Expresso. Baseada em correspondência recebida pelo Santuário de Fátima, alojada nos seus arquivos, aborda facetas desconhecidas do país que encontra no divino o último recurso – incluindo para as angústias causadas pela guerra colonial.

Gazeta de Rádio Carolina Ferreira e Miguel Soares (Antena 1), autores de “Goodbye Europa”, [3] reportagem sobre o “Brexit”, com sonoplastia de Jaime Antunes, emitida em 12 de fevereiro de 2020. As expetativas quanto ao futuro do Reino Unido após a rotura com a União Europeia suscitaram a pergunta-chave, a que os jornalistas procuraram responder no terreno: como seria o dia seguinte?

Gazeta de Multimédia João Francisco Gomes e Sónia Simões (Observador), que assinam “Em Silêncio” [4], um conjunto de cinco reportagens sobre abusos sexuais na Igreja Católica em Portugal, divulgadas de 10 a 15 de fevereiro de 2019. Além dos autores do texto, o trabalho envolveu uma vasta equipa: João Porfírio (fotografia), Raquel Martins (infografia e mapas), Mariana Cáceres (ilustração), Nuno Neves (vídeo), Tiago Couto (reconstituição de documentos), Alex Santos (webdesign e desenvolvimento), Catarina Santos (coordenação multimédia), Sara Antunes de Oliveira e Miguel Pinheiro (edição).

Gazeta de Fotografia José Sena Goulão (Lusa), pela icónica imagem do homem que percorreu isolado a Avenida da Liberdade no dia 25 de abril de 2020, empunhando uma enorme bandeira nacional. A fotografia, que o fotojornalista intitulou de “Sozinho com a pátria às costas”, foi divulgada em diversos órgãos de comunicação.

Gazeta Revelação Andreia Friaças (Público), distinguida graças à reportagem “8 de Março de 1962. A manifestação das mulheres que não está nos livros” [5]. Dada à estampa a 2 de novembro de 2020, revisita a única manifestação organizada e protagonizada por mulheres durante a Ditadura, um evento quase esquecido nas curvas da História.

Gazeta de Imprensa Regional O Gaiense [6], de Vila Nova de Gaia, também distribuído em Espinho e nos principais pontos de venda do Porto. Propriedade da empresa de O Gaiense – Comunicação e Eventos, Lda., o semanário, que acaba de festejar a edição n.º 1000, criou um novo site.

O Júri dos Prémios Gazeta 2019-2020 teve a seguinte composição: Eugénio Alves (CJ), que presidiu, Cesário Borga (CJ), Eva Henningsen (Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal), Fernanda Bizarro (freelancer), Fernando Correia (jornalista e professor universitário), Elizabete Caramelo (professora universitária), Fernando Cascais (professor universitário e formador do Cenjor), Jorge Leitão Ramos (crítico de cinema e televisão), José Rebelo (professor emérito do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa) e Paulo Martins (jornalista e professor universitário).