- Clube de Jornalistas - https://www.clubedejornalistas.pt -

Maria Flor Pedroso é a nova presidente do Clube de Jornalistas

Maria Flor Pedroso tomou posse como presidente do Clube de Jornalistas no passado dia 26 de outubro, depois da eleição realizada em Assembleia Geral uma semana antes. A jornalista da Antena 1 sucede a Mário Zambujal, que ocupou o cargo nos últimos 14 anos. O jornalista e escritor, com 85 anos, mantém-se nos órgãos sociais do Clube de Jornalistas como presidente da Assembleia Geral.

“É com grande alegria que passo a pasta à Maria Flor Pedroso, tenho a certeza de que será uma grande presidente e a presidente de que este Clube precisa”, disse Mário Zambujal na cerimónia realizada na sede da instituição, na Rua das Trinas, em Lisboa.

Num clima informal e bem-humorado, a nova presidente reafirmou as suas “promessas eleitorais” perante os sócios presentes: além de garantir a continuidade dos Prémios Gazeta – os mais prestigiados prémios de jornalismo em Portugal e os únicos que são atribuídos entre pares – bem como a publicação da revista quadrimestral “Jornalismo & Jornalistas”, que há mais de 20 anos faz uma ponte entre a academia e as redações, Maria Flor Pedroso pretende que o Clube passe a ter uma programação aliciante e volte a ser um ponto de encontro para os jornalistas de todas as gerações e de todos os meios. “Suceder ao Mário Zambujal é uma responsabilidade muito forte que espero não defraudar.”

Fundado em 1983, o Clube de Jornalistas foi gerido por comissões executivas na sua primeira década, tendo como presidentes os jornalistas Manuel da Silva Costa, Fialho de Oliveira, Augusto de Carvalho, Eugénio Alves e José Carlos de Vasconcelos. Entre 1994 e 1998 o Clube foi presidido por José Carlos de Vasconcelos, sucedendo-lhe Eugénio Alves, até 2007, e depois Mário Zambujal, até 2021.

Maria Flor Pedroso foi agora eleita para o biénio 2021-2023. É a primeira mulher presidente do Clube, tendo como vice-presidentes Cesário Borga (Freelancer) e Francisco Belard (Freelancer), e como vogais Alexandra Machado (Observador), Eva Henningsen (AIEP), Patrícia Fonseca (Médio Tejo) e Rui Cardoso (Freelancer).

A Assembleia Geral é presidida por Mário Zambujal (Freelancer), sendo vice-presidente Fernanda Mestrinho (Freelancer), e como secretárias Carla Pinto (Antena 1) e Lucília Monteiro (Visão).

No Conselho Fiscal o presidente é Eugénio Alves (Jornalismo & Jornalistas), sendo vice-presidente Hugo Ribeiro (Eurosport) e como vogais Alda Martins (TVI) e Fernando Correia (Freelancer).

Licenciada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, Maria Flor Pedroso iniciou a sua vida profissional na Rádio Comercial em 1984. Integrou a equipa do Jornal Contraste em 85/86 e no ano seguinte é convidada para fazer um programa de sua autoria na RFM.

Integrou a a equipa fundadora da TSF em 1987 e dez anos depois ingressa na então RDP-Antena 1, onde se mantém, tendo sido durante 15 anos editora de Política nacional e tendo a seu cargo uma entrevista semanal que, transmitida pela RTP2, foi distinguida em 2015 como o Melhor Programa de Informação de Televisão pela Sociedade Portuguesa de Autores.

Entre 2006 e 2010 conduziu o programa “As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa”, na RTP1; manteve, entre 2007 e 2012 o programa “Hora de Fecho” na RTPn e RTP Informação, é narradora de documentários e a voz de “Cuidado com a Língua!”.

Foi Directora de Informação da RTP em 2018/2020.

Foi dirigente sindical, vice-presidente do Conselho Deontológico do Sindicato de Jornalistas, presidiu à Comissão Organizadora do 4º. Congresso de Jornalistas a convite do CJ, do SJ e da Casa de Imprensa. Ganhou o único prémio Gazeta colectivo atribuído à equipa de reportagem da TSF que integrou na cobertura do incêndio no Chiado, em 1988.

Actualmente é voz de estação na Antena2 e autora de dois podcast na Antena1: o diário “Serviço Público – Bloco de Notas” e o semanal “Geometria Variável”.