- Clube de Jornalistas - https://www.clubedejornalistas.pt -

Grupo de trabalho prepara revisão da Lei de Imprensa

A distinção entre órgãos jornalísticos e não jornalísticos no que toca à classificação dos órgãos de co­municação social, é uma das propostas apresentadas pela Comissão da carteira Profissio­nal de Jornalista, que in­tegra o grupo de trabalho sobre a revisão da Lei de Imprensa, juntamente com a Entidade Re­guladora para a Comunicação Social, a Associação Por­tuguesa de Imprensa e o Sindicato dos Jornalistas — noticia o “Correio da Manhã”.

“Será uma forma a clarificar, para o público em geral e para efeitos de responsabilização, o que é informação jornalística e o que não é”, adiantou ao “CM” fonte oficial da CCPJ.

Uma ideia partilhada por Luís Simões, presidente do sindicato. “De­finlr o que é jornalismo e o que não é já seria um grande avan­ço”, afirma. O presidente da API, João Palmeiro, diz que “‘mais do que uma alteração (possivelmente terá de ser feita mesmo em consequência dos entomosdo mundo digital) im­põe-se uma revisão da Lei de Imprensa, que foi promulgada antes da Constituição de 1976 e numa época em que a titularidade dos meios de comunica­ção social e os procedimentos da Indústria eram completa­mente diferentes”. A ERC, por sua vez, indicou apenas que “não tomou qualquer decisão sobre a matéria em causa”.

O secretário de Estado dos Media, Nuno Artur Silva, constituiu este grupo de trabalho para fazer um primeiro levan­tamento sobre o que “vale a pena ter em conta” quando se pensar numa alteração da actual Lei de Imprensa, sendo que ca­berá à Assembleia da República decidir e envolver o trabalho dos partidos.