- Clube de Jornalistas - https://www.clubedejornalistas.pt -

«Panfletarismo no “Público”?»

Isto não é um artigo de jornal, é um panfleto no qual a senhora em questão dá livre curso ao seu extremo ódio ideológico à presente solução governativa. Mistura opinião pessoal com informação, numa peça que devia, sobretudo na presente emergência sanitária nacional e mundial, privilegiar a informação objectiva. (José-António Pimenta de França)

Panfletarismo no Público?

PÚBLICO: “COSTA PROÍBE PÁSCOA” [1]
TÍTULO HIPER-VENENOSO, TEXTO AINDA PIOR
– Sou assinante digital do Público, jornal que compro desde o primeiro número.
Já estou acostumado a dar um desconto a São José Almeida, que nunca consegue escrever sem instilar nas suas linhas a sua posição política cada vez mais extremista.
Mas este título e este texto ultrapassam tudo o que já tinha visto antes desta senhora…
Costa proíbe a Páscoa? Isto é um título de jornal ou de panfleto?
Isto não é um artigo de jornal, é um panfleto no qual a senhora em questão dá livre curso ao seu extremo ódio ideológico à presente solução governativa. Mistura opinião pessoal com informação, numa peça que devia, sobretudo na presente emergência sanitária nacional e mundial, privilegiar a informação objectiva.
Se São José Almeida quer bater no governo, que bata à vontade, está no seu direito, mas que o faça em espaço de opinião, claramente identificado como tal. Não tem é o direito de envenenar uma notícia (ainda por cima a notícia principal do dia) com os seus rancores políticos e humores pessoais.
Lamento que o meu jornal favorito dê abrigo a estas práticas que repudio, em primeiro lugar como cidadão, em segundo como jornalista (já reformado), uma vez que infringe as mais básicas regras deontológicas da profissão.
Isto não é jornalismo. É panfletarismo!…
Isto nem no Correio da Manhã!…
Estou farto da São José Almeida!…

José-António Pimenta de França – Facebook [2] 3 abril 2020