- Clube de Jornalistas - https://www.clubedejornalistas.pt -

RTP apanha jornalista a pintar paredes nos corredores

Funcionário da RDP África apanhado em flagrante a escrever a frase “abaixo as cunhas”.

As paredes de algumas escadarias, corredores e de um elevador do edifício-sede da RTP na avenida Marechal Gomes da Costa, em Lisboa, foram reiteradamente vandalizadas, durante semanas, com a frase “abaixo as cunhas”.

O mistério da sua autoria tornou-se um assunto bastante comentado pela maioria dos profissionais da estação pública de rádio e televisão.

Contudo, o caso foi desvendado na semana passada, sabe o “Correio da Manhã”. O contestatário pichador da RTP foi apanhado em flagrante a pintar a sua frase de marca nas paredes de uma escadaria da sede da empresa.

O “CM” apurou que o autor dos vários atos de vandalismo é um jornalista de origem angolana que desempenha, há vários anos, as funções de redator na RDP África. Questionada pelo “CM” , fonte oficial do conselho de administração da empresa, liderado por Gonçalo Reis, começou por afirmar que “a RTP não comenta casos concretos”, mas, mesmo assim, adiantou que a estação “não deixará de atuar disciplinarmente sempre que as regras internas da empresa sejam infringidas”.

O “CM” apurou ainda, junto de várias fontes da redação da rádio do Estado, que o referido funcionário se encontra “de baixa psiquiátrica prolongada há vários meses” e que, apesar de estar nessa condição, “circula diária e livremente pelas instalações da RTP sem qualquer entrave ou limitação”.

Apesar de o jornalista ter sido apanhado em flagrante a pichar as paredes da sede da empresa, dificilmente um processo disciplinar interposto pelos serviços jurídicos da RTP poderá originar o seu despedimento, tendo em conta o seu atual estado psiquiátrico.

(João Bénard Garcia – “Correio da Manhã” 17 fevereiro 2020)