- Clube de Jornalistas - https://www.clubedejornalistas.pt -

Gutenberg com Humor em Viana do Castelo

Seis dezenas de trabalhos sobre Gutenberg e a importância da imprensa vão estar expostos em dois núcleos distintos, no distrito de Viana do Castelo, a partir do dia 3 de maio. A exposição do Museu Nacional da Imprensa é promovida pela empresa Blisq Creative, no âmbito da 4.ª edição do festival Hashtag Design.

A mostra de humor PortoCartoon representa uma homenagem a Gutenberg e ao Cartoon, onde é possível apreciar trabalhos de 27 países, designadamente: Alemanha, Argentina, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzgovina, Brasil, China, Colômbia, Croácia, Cuba, Equador, Eslovénia, Espanha, Holanda, Inglaterra, Irão, Itália, Macedónia, México, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Sérvia, Turquia e Ucrânia.

“Gutenberg no Cartoon Internacional” vai dividir-se entre a Galeria Noroeste Viana do Castelo e a Galeria Noroeste Paredes de Coura, ficando patente até 14 de junho.

Entretanto, continua aberta ao público a mostra “Lápis Azul: a censura do Estado Novo” nos muros do Estabelecimento Prisional de Viana até 21 de maio. 16 desenhos da Galeria Virtual da Censura, escolhidos por reclusos, pretendem levar a discussão da liberdade para um local onde esta está condicionada.