- Clube de Jornalistas - https://www.clubedejornalistas.pt -

O quarto segredo de Fátima

zseabra4seg [1] Não foi necessário descer aos subterrâneos do Vaticano: o quarto segredo de Fátima (até agora desconhecido) está à vista de todos no YouTube. Quem ainda não recebeu pelo menos três emails com o link para a extraordinária confissão de conversão [2] de Zita Seabra, fica hoje a saber como a muito ex dirigente do PCP se sente confortada ao colo da virgem Maria, a quem agradece a conversão da Rússia e, presumo, a sua própria. O depoimento é uma coprodução do Santuário de Fátima e da Rádio Renascença, que pediram: Zita, junta a tua à nossa voz. E ela, tocada pelo Espírito Santo, juntou. O que parece certo, dados os conhecidos padrões de consumo da neófita, é que não está no seu horizonte juntar-se às Carmelitas Descalças. (JAG)

Passando a um plano mais sério, este episódio não pode deixar de suscitar uma reflexão sobre a credibilidade de uma pessoa que tem sido chamada pelos media a fazer juizos de valor sobre o partido e as pessoas que traiu. E, por extensão, sobre a credibilidade dos próprios media, cujo interesse óbvio é instrumentalizar a conversa (de paleio, não de convertida) de Zita Seabra no quadro de uma estratégia de combate ideológico.

jgfcgddesme [3]

Idêntica reflexão podemos fazer sobre as intervenções de um alegado jornalista/comentador de economia que é pago pela SIC para propagandear os interesses, as políticas e os objectivos, não de nossa senhora (como no caso de Zita), mas dos senhores dele. Acredito que, tal como Zita, José Gomes Ferreira sinta o calor de um colo confortável, com a vantagem de ser menos etéreo e mais compensador.

Veja-se o exemplo mais recente da sua cruzada: Esclarecimento da CGD arrasa credibilidade de José Gomes Ferreira [4]

A credibilidade de JGF está, há muito, reduzida a estilhas. Com jornalistas/comentadores assim, a da SIC terá a mesma sorte.

João Alferes Gonçalves
05 março 2017