Home » Opinião

As teorias profissionais e as 5 crises do jornalismo

1 de Dezembro de 2019

A um dia da conferência sobre o financiamento dos media, parece oportuno lembrar um artigo de Eva Aladro Vico, da Universidade Complutense de Madrid, sobre as cinco fases de crise do jornalismo que conduziram à «situação actual de perda acelerada de peso na sociedade do século XXI». A autora, que apresentou uma versão inicial do texto num congresso internacional no México, em 2013, regista a ocorrência de uma crise moral/ética (nos anos 1920), uma crise socio-profissional (1960), outra política (1980), a que se seguiu uma crise tecnológica (2000) e uma financeira (2010). Aliciante tema para um debate sério.

» Las teorías profesionales y las 5 crisis del periodismo (PDF)