Home » Documentos, Opinião

Como escrever para a Web

30 de Março de 2019


Uma prática generalizada na comunicação jornalística é a redacção de textos para todos os meios subordinados às regras da imprensa. Isso acontece mesmo em trabalhos de inegável interesse jornalístico assinados por profissionais talentosos. O mais estranho é que esse erro técnico se encontra, até, em profissionais da rádio que em nenhum momento escreveram para suportes impressos. Desde o uso de vocábulos complexos ao abuso de orações intercalares, há de tudo. Aparentemente, do que se trata é de simples desconhecimento da especificidade do meio e da natureza e função da linguagem. A generalidade dos trabalhos que encontramos na Web enfermam do mesmo defeito. O jornalista colombiano Guillermo Franco é um especialista em comunicação digital e enunciou as «bases para a discussão e construção de manuais de redacção online» no livro Como Escrever para a Web, uma iniciativa do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. (JAG)

» Como escribir para la Web (Guillermo Franco) pdf

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.