Home » Notícias

Apresentação dos vencedores do PortoCartoon 2019

9 de Março de 2019


A apresentação dos vencedores do PortoCartoon 2019, é já na próxima 2ª feira, 11 de março, às 11 horas, no auditório do Museu Nacional da Imprensa, no Porto.

O momento contará com a presença dos elementos do Júri Internacional, que irão anunciar os desenhos premiados e as menções honrosas atribuídas nesta 21ª edição.

O PortoCartoon 2019 tem como tema principal LÍNGUAS E MUNDO (a ONU instituiu 2019 como o ano das “línguas indígenas”) e conta, ainda, com os Prémios Especiais de Caricatura: Bob Dylan e Fernão de Magalhães. Nas edições anteriores foram contemplados Manoel de Oliveira, José Saramago, Nelson Mandela, Siza Vieira, Cristiano Ronaldo, Ernest Hemingway, Charlie Chaplin, Sara Sampaio, Pablo Picasso e António Guterres.

Como se pode ler no Regulamento do PortoCartoon 2019 , a ONU instituiu 2019 como “o ano das línguas indígenas” (em poucos anos desapareceram dezenas). O PortoCartoon pretende que o traço do humor mundial seja mais largo. 

“Línguas e Mundo” é, pois, o mote para múltiplas reflexões: De que mundos falamos e de que línguas? A que línguas ligamos? Que supremacia têm umas relativamente a outras? Quem domina quem pela língua? A língua, instrumento de subjugação? A língua dá poder?

Múltiplos são os significados. Encontros/desencontros. 

O humor abre caminhos. 

(Informação do Museu Nacional da Imprensa)

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.