
Excertos do Livro “Jardim, a Grande Fraude” 

Parte VIII 

A atracção fatal pelos ‘media’ 

 
Capítulo XLIV 

 
O homem que morde o cão 

 
 
Jardim tem uma relação com os media que se situa no domínio do 
patológico. Não se liberta das suas frustrações na área do jornalismo e 
olha a comunicação social imaginando-se um treinador de cães 
amestrados. O seu relacionamento com jornais e jornalistas é um livro 
aberto sobre a sua personalidade e carácter. 
 
 
Jardim tem uma visão instrumental da informação. Vive obcecado com 
as notícias que saem e com aquelas que, na sua imaginação, podem 
sair. Considera mesmo que a luta política, mais do que no seio dos 
partidos, se situa no campo dos media. E por isso não olha a meios 
para atingir os seus fins. 
 
Chegado ao poder nas condições já relatadas, foi-se apropriando de 
jornais e jornalistas, pressionou e ameaçou muitos mais, pôs processos 
judiciais a dezenas de profissionais da imprensa, cortou publicidade 
oficial a jornais locais privados, quis/quer controlar os OCS públicos e 
privados sediados na ilha, insultou profissionais da comunicação, 
inventou conspirações jornalísticas contra a Madeira (logo, contra si, 
pois julga-se ele próprio a região), nunca admitiu uma crítica, entrou 
em conflito sistemático com organismos como a Alta Autoridade para a 
Comunicação Social, a Entidade Reguladora da Comunicação, os 
Conselhos de Opinião ou o Sindicato dos Jornalistas e, gastando a 
rodos dinheiro de todos nós, mantém ainda hoje o único diário 
português estatizado, verdadeiro órgão de propaganda do regime em 
que ele próprio e seus apaniguados escrevem diariamente e onde se 
publica apenas opinião laranja. 
 
Além disso, montou uma desastrada estratégia mediática pessoal. 
 
Alguém lhe terá contado que nos manuais de jornalismo se diz que se 
um cão morde um homem isso não é notícia – pelo contrário, notícia é 
um homem morder um cão. A partir daí, passou a morder em tudo o 
que ele pensa ser cão. Para ser notícia. 
 
Aparentemente, isso resultou. Jardim anda há mais de três décadas 
nas primeiras páginas dos jornais – escritos, radiofónicos e televisivos. 



E o mesmo acontece na NET, onde é uma estrela. 
 
Porquê? Pelas suas ideias brilhantes, pelo seu arejado pensamento 
político, pelos seus qualificados conhecimentos, por lhe ser reconhecido 
prestígio e autoridade? Não. Apenas porque recorre, obsessivamente, ao 
conflito e a tiradas bombásticas, exóticas e apalhaçadas – entendendo, 
das regras do jogo, nem a metade... 
 
É que, sabe-se, a indústria dos media precisa de personagens tipo 
Jardim: fazem vender e aumentam audiências, como acontece com os 
desastres, os crimes ou os escândalos, que também atraem a 
curiosidade mórbida do ser humano. Só que, enquanto os jornais 
beneficiam financeiramente por se prestarem a esse jogo lamentável, os 
homens que insistem em morder cães desgastam-se, perdem 
credibilidade, tornam-se vítimas da sua própria estratégia. No caso de 
Jardim, a realidade é evidente e, para si, dolorosa: é conhecido pelos 
piores motivos; tem na testa um selo de menoridade resultante da 
imagem que de si próprio criou; tornou-se, irremediavelmente, num 
politico de âmbito regional e ainda por cima rafeiro (qualificativo  que 
ele tanto gosta de aplicar a adversários). 
 
Sem credibilidade fora da sua tabanca – os próprios dirigentes 
nacionais do seu partido, como ele mesmo se queixa, querem-no ver 
longe - está confinado à ilha, refém da sua estratégia e prisioneiro num 
labirinto de betão e de “yes men”. 
 
 
1986, arrufos com um director. Jardim sempre teve ligações muito 
especiais com certos jornalistas, com relevo para alguns directores de 
determinados jornais. A estratégia era simples: a Jardim interessava 
escrever artigos de opinião e ter porta aberta para reportagens 
simpáticas sobre a Madeira; a alguns jornais interessava receber 
maravedis. Sob forma de publicidade, por exemplo. Isto é: Jardim 
pagava para escrever, utilizando dinheiros públicos disfarçados de 
publicidade, redigida ou não, à região. Foi assim, pelo menos, com três 
jornais do Continente: Dia, Diabo e Tempo. 
 
Fixemo-nos, por ora, numa troca de telexes, em 1986, entre Jardim e 
Nuno Rocha, director do semanário “Tempo”. São peças de antologia 
sobre o relacionamento de Jardim com alguns jornais e jornalistas. 
 
Estamos a 14 de Novembro daquele ano. Escreveu o presidente do 
governo regional da Madeira, dirigindo-se ao director do “Tempo”: 
 
“Ao ler a sua edição de ontem fiquei absolutamente pasmado e 
indignado. Obviamente que não se trata do seu artigo, nem de um outro 
intitulado “Botha no Funchal”. 
 
(...) De facto, ofensivo é o tom em que, um bando de ignorantes sobre a 



matéria, ataca soezmente as autonomias, na página quatro. O que lá está 
é injusto e é mentira. (...) Julgo que não merecia o que o “Tempo” me fez, 
numa altura em que até precisava de uma certa amizade. 
 
Compreendo que, mesmo no meu partido, haja a quem não interesse que 
eu continue a escrever. Daí que me não surpreenda este artifício, pois 
qualquer pessoa sabia que eu não poderia deixar de desistir, ante uma 
coisa tão grave. 
 
Mas poderiam ter-me dito de uma maneira frontal. Não era preciso uma 
edição destas. Cumprimentos amigos”. 
 
Nuno Rocha, solícito e venerador, respondeu: 
 
“(...) Não posso admitir a ideia de que vai deixar o “Tempo” e farei tudo 
para manter a sua notável colaboração. 
 
(...) Com o meu artigo esperava receber felicitações das nossas regiões 
autónomas. 
 
Tudo o que tem feito aí merece o meu apoio. Infelizmente no continente há 
intenções colonialistas. Os comentários que reputa de infelizes 
responsabilizam, no entanto, exclusivamente os seus autores. Seria a 
maior injustiça do mundo que o jornal do continente que primeiro abriu 
páginas inteiras aos Açores e à Madeira estivesse agora no centro de 
uma atitude contra o seu comportamento. 
 
Peço-lhe que reflicta e que compreenda que todo o progresso exige 
sacrifícios. A mentalidade colonialista de Lisboa só se combate se o meu 
amigo continuar a escrever no “Tempo” como até aqui. Desistir seria dar 
razão aos incapazes de reconhecerem a realidade. 
 
Nenhum outro jornal português deu até hoje tanto espaço à Madeira como 
o “Tempo”. 
 
Aprovo o seu convite ao Presidente do governo legítimo da África do Sul. 
Estou ao seu lado e mais uma vez aprecio a sua visão do futuro. 
 
Não me deixe sozinho. 
 
Com um abraço, Nuno Rocha” 
 
No mesmo dia, Jardim responde: 
 
“Tendo da parte de Vossa Excelência e do senhor chefe de redacção, 
sentido um pouco de amizade que muito me honra, continuo com o 
“Tempo” com muito prazer. Talvez eu não devesse fazer ondas, mas sou 
assim – quem não se sente? 
Um abraço amigo. AJJ” 



 
 
1992, pequena retrospectiva. Em 16 de Outubro de 1992, a direcção 
nacional do Sindicato dos Jornalistas (SJ), em sintonia com a sua 
direcção regional da Madeira, divulgou um conjunto de casos concretos 
verificados no arquipélago na área da comunicação social, tendo 
igualmente solicitado audiências a várias entidades públicas, 
“reclamando o estabelecimento da legalidade democrática na Região 
Autónoma da Madeira”. 
 
Como a memória é curta, passo a citar alguns dos casos referidos. 
 
- Logo depois de ter chegado à presidência do governo regional, em 
1978, Jardim inventou a CIRCE (uma comissão eventual com funções 
censórias) que causou grande polémica e repúdio, tendo vindo a ser 
considerada inconstitucional 
 
- Desde 1978, e durante anos, o GR recorreu a Notas Oficiosas de 
publicação obrigatória nos OCS regionais, usando-as como armas de 
arremeso político contra adversários e para pressionar e amedrontar 
jornais e jornalistas – até que o Tribunal Constitucional  declarou ilegal 
essa prática 
 
- Em 1980, por pressão de entidades regionais, a RTP-M anulou um 
concurso público para admissão de dois jornalistas, depois do júri ter 
escolhido Tolentino de Nóbrega e Gualdino Rodrigues, hoje diplomata. 
 
- O jornal lisboeta “Dia”, até desaparecer, foi generosamente subsidiado 
pelo governo madeirense. Alberto João Jardim assinava semanalmente 
uma crónica nesse periódico 
 
- No princípio da década de 80 o GR silenciou o jornal local “Diário da 
Madeira” – que era crítico da governação regional - comprando-o por 
milhares de contos e fechando-o a seguir. 
 
- Em 1988 o Grupo Parlamentar do PSD-M teve uma iniciativa 
legislativa que pretendia definir “critérios a seguir pelos jornalistas” na 
cobertura “dos debates parlamentares”, com o espaço milimetricamente 
proporcional à representação dos partidos. Teve que recuar. 
 
- Também em 1988, nas eleições regionais, o governo de Jardim 
suspendeu a publicidade do DN-M por este jornal incluir numa edição 
uma foto de um comício de um partido que apresentava mais gente do 
que o do PSD 
 
- Empresas que anunciavam em jornais regionais que não agradavam 
ao GR foram pressionados a retirar tal publicidade 
 
- O GR suspendeu durante um mês a publicidade oficial ao DN do 



Funchal - por este ter denunciado um buraco financeiro na Conta da 
Região de 1990. O conteúdo do artigo, assinado por Tolentino de 
Nóbrega – ameaçado de processo criminal – viria a ser confirmado pelo 
Tribunal de Contas, que apontou um ‘défice oculto’ de 4,6 milhões de 
contos na referida Conta. A direcção do DN recusou o direito de 
resposta ao jornalista para esclarecer acusações feitas contra si, no 
mesmo jornal, pelo secretário regional de Finanças 
 
- Juvenal Xavier foi afastado da apresentação do programa “À volta da 
ilha”, na RTP-M, por ter referido que o Museu da Baleia havia sido 
inaugurado duas vezes 
 
- O programa “Panorama”, da RTP-M, foi igualmente suspenso - por ter 
abordado casos de expropriações ilegais. O mais curioso é que o 
responsável por tal programa era Luís Calisto, um homem com um 
percurso e uma relação com Jardim muito curiosos. Foi ele quem 
escreveu o livro “Achas na Autonomia”, aqui abundantemente citado 
nos capítulos iniciais, tendo sido apadrinhado por Jardim quando foi 
ocupar o cargo de director da RTP-M. Calisto também passou pela RDP, 
pelo semanário “Tribuna da Madeira” e foi director do DN-M até Abril de 
2010, continuando na redacção, onde assina semanalmente um artigo 
de opinião pondo a nu os podres do regime. Hoje, parece ter-se tornado 
num dos grandes ódios de estimação de Jardim, que o mínimo que 
agora lhe chama em público, claro, é comunista. 
 
 
A maré negra em Porto Santo. Nesta lista de casos apresentada 
publicamente pelo SJ, há também referências ao que se passou 
aquando da maré negra que, em Janeiro de 1991, se verificou em Porto 
Santo. Dizia o documento: 
 
“Durante a maré negra em Porto Santo, o Governo Regional obrigou a 
RTP-M a substituir o jornalista que fez a reportagem, a pretexto de estar a 
transmitir para o exterior uma imagem negativa da Madeira. Esse 
jornalista chamava-se José Manuel Rodrigues e foi substituído por 
Roquelino Ornelas, militante do PSD”. 
 
 (As voltas que a vida dá: em 2010, Rodrigues é líder do CDS-M e 
deputado eleito para a Assembleia da República). 
 
“Durante a maré negra foram sistemáticos os ataques de Jardim à 
imprensa continental, acusada de estar a prejudicar a imagem da Região 
e a afectar a sua economia. Alberto João enviou ofícios a algumas 
entidades locais com fotocópias de reportagens de Tolentino de Nóbrega 
no “Público”, acusando-o de “trair” os interesses regionais. Mais tarde, 
Jardim admitiu ter feito contra-informação, em defesa da Madeira” 
  
Ora, estes dois apontamentos aguçaram-me a curiosidade. Fui falar 
com a jornalista madeirense Helena Marques, que na época tinha 



responsabilidades editoriais no “Diário de Notícias” de Lisboa. 
 
“Referes-te ao corte do cabo submarino, não é?”– perguntou, divertida, 
Helena. “Essa é uma história fantástica. O Alberto João mandou cortar o 
cabo, no traçado terrestre, para isolar a ilha e impedir o trabalho dos 
jornalistas, pois o mundo não tinha nada que saber o que se passava na 
Madeira... Tudo à socapa. E a Marconi, perante a nossa insistência aqui 
em Lisboa, só nos dizia que havia uma avaria no cabo. Mas quem foi à 
Madeira e furou o cerco de Jardim foi o Miguel Gaspar. Fala com ele, fala 
com ele...”. 
 
Miguel Gaspar, hoje director-adjunto do “Público”, relembrou o 
episódio. 
 
“Foi em 91. Quando, no terreno, me disseram que não era possível 
telefonar para mandar a crónica para o DN, perguntei a um membro da 
administração local como é que poderia avisar o jornal que não havia 
crónica. O homem, muito simpático, informou-me que em Porto Santo só 
havia uma hipótese: ir ao posto da Marinha e pedir para avisar via rádio. 
Agradeci, fui rapidamente para o hotel escrever o texto e depois fui a 
correr para o tal posto da Marinha, que era uma coisa pequeníssima. 
Foram extremamente simpáticos e mandaram o texto todo. O DN foi o 
único jornal a trazer no dia seguinte toda a informação do que havia 
sucedido. O dr. Jardim ficou estupefacto - e pior ficou quando, um ou dois 
dias depois, durante um beberete num hotel de Porto Santo, lhe perguntei 
se era verdade, como eu já sabia, que fora ele a mandar cortar o cabo. 
Olhou-me com um ar que não é possível descrever, de tão atrapalhado 
pela pergunta frontal a que não estava habituado. Foi a coisa mais 
divertida que me aconteceu em reportagem”. 
 
 
As notas oficiosas. Em 1995, o jurista Francisco Teixeira da Mota, que 
mantém há anos uma coluna no jornal “Público”, escreveu dois textos 
intitulados “A Madeira Oficiosa”. 
 
Começa assim um deles: “As relações entre o Governo Regional e os 
meios de comunicação social da Região Autónoma da Madeira são 
notáveis. Em 1983, o Governo Regional emitiu 11 Notas Oficiosas. Uma 
por mês, com os jornais a terem direito a 30 dias de férias. Nos restantes 
11 meses do ano, já se sabe: um colaborador permanente na feitura do 
jornal... 
 
Em 1984, o Gabinete da Presidência do Governo Regional produziu 17 
notas oficiosas. Mais do que um colaborador, nesse ano o GR tornou-se 
um jornalista a tempo inteiro. O que não deixa de ser curioso é que o 
regime legal que sustenta esta situação não parece, sequer, ter 
existência”. (1 – “A Madeira Oficiosa – II”, Francisco Teixeira da Mota, 
Público, 26.03.2005) 
 



Tinha toda a razão, Teixeira da Mota. Quase três anos depois o Tribunal 
Constitucional veio pôr ponto final a essa prática: 
 
“O PS-Madeira queixou-se, o Provedor de Justiça requereu e o Tribunal 
Constitucional considerou inconstitucionais as normas que impunham a 
publicação, na imprensa madeirense, de notas oficiosas que serviam 
mais como respostas e ataques a diversas pessoas entidades” (2 – 
“Restrição à liberdade de imprensa - Tribunal Constitucional considera 
inconstitucionais as notas oficiosas de João Jardim”, Tolentino de 
Nóbrega, Público, 09.01.1998) 
 
De acordo com aquele periódico, no requerimento enviado ao Presidente 
do TC, o Provedor de Justiça, Meneres Pimentel, considerava a 
imposição da publicação de notas oficiosas como “uma verdadeira 
restrição à liberdade editorial de imprensa”. 
 
Para se ter uma ideia do teor das notas oficiosas, o jornalista fez de 
seguida uma espécie de “flash-back”: “Jardim tem assinado notas 
oficiosas, de publicação integral e obrigatória por todos os orgãos de 
comunicação da região, para apontar o dedo a jornalistas “traidores à 
Madeira” e acusados de “denegrir” a imagem da Região no exterior; para 
reagir à “mediocridade desprestigiante e arrufos de antipatias” de 
“escribas”; para responder aos “imbecis, relapsos e contumazes” 
dirigentes do PS; para atacar o “bafiento e rastejante” CDS ou a 
“mentalidade colonial” dos titulares de órgãos de soberania; para 
ripostar a afirmações “idiotas e insultuosas para o povo da Madeira na 
pessoa do seu presidente”, inseridas nas “cabalas internacionais contra 
a Região Autónoma”, orquestrada pelo PS com a colaboração de Bush, 
Maçonaria e Trilateral. 
 
Na semana das últimas eleições autárquicas, “situações de emergência” 
levaram Jardim a emitir três notas oficioas em quatro dias: duas para 
atacar os presidentes das duas únicas Câmaras socialistas da região 
(Porto Santo e Machico) e a terceira para desmentir “agentes 
caluniadores” que referiam o envolvimento de uma figura pública local na 
rede de pedofilia denunciada na Bélgica. Já em 1998, a primeira nota 
oficiosa foi para desmentir uma eventual remodelação governamental, 
notícia que Jardim atribuiu à “indisposição própria do período” da 
jornalista autora”. (4 – Ibidem). 
 
 

Capítulo XLV 
 

“Bastardos, para não lhes chamar FdP” 
 
Em 2005 vários jornais noticiaram que Jardim acumulava a reforma 
com a remuneração do cargo de presidente do governo regional. 
Furioso, declarou publicamente: “Há por aí uns bastardos na 
comunicação social do continente – e digo bastardos para não lhes 



chamar filhos da puta – que aproveitaram este ensejo para desabafar o 
ódio que têm sobre a minha pessoa”. 
  
 
Os conflitos de Jardim com a comunicação social e seus profissionais - 
que o líder ilhéu procura avidamente – são, como já se disse, 
permanentes e variados. Este caso, pelo insólito, desfaçatez e 
boçalidade, assenta-lhe bem: é a foto de corpo inteiro do “Estadista” que 
a Madeira tem. 
 
Com era de esperar, tais declarações tiveram forte repercussão. 
 
Alfredo Maia, presidente do SJ, considerou-as “gravemente ofensivas”. 
 
Marques Mendes, então Presidente do PSD, disse publicamente: “Julgo 
que na vida política também há limites para a linguagem. No caso 
concreto, esses limites foram ultrapassados. Mas julgo que o dr. Jardim 
é, seguramente, o primeiro a reconhecer isso mesmo”. Não reconheceu: 
Jardim lamentou “as fragilidades” que o líder do PSD manifestara. 
 
Porém, não era um homem só: “A bancada do PSD-M na Assembleia 
Legislativa da Madeira aprovou um voto de congratulação e brindou 
Alberto João Jardim com uma salva de palmas de um minuto, com todos 
os deputados laranja de pé, pela forma “firme” como “denunciou 
comportamentos na comunicação social de Lisboa” que atentam contra 
“os direitos, liberdades e garantias” dos portugueses”  ( 1 – “PSD-M 
aplaudiu de pé insultos de Jardim”, Jorge Freitas de Sousa, DN-M, 
09.06.2005) 
 
Em contrapartida, toda a oposição repudiou o acto. Bernardo Martins 
(PS) falou de garotice; José Manuel Rodrigues (CDS) propôs que o 
registo áudio da ovação fosse enviado à Quinta Vigia e à Coreia do 
Norte; Leonel Nunes, do PCP, foi mais longe: “A boçalidade 
irresponsável” de Jardim e a atitude da bancada laranja eram a prova 
de que a “saúde mental e o combate ao alcoolismo não estão a ser feitos 
como deve ser”; Roberto Almada (BE) classificou o voto de congratulação 
como “palhaçada, sem ofensa para os palhaços” e considerou que 
Jardim necessitava de “tratamento psiquiátrico”, uma vez que tem 
“grandes desequilíbrios mentais”. 
 
O grande líder, entretanto, veio a público garantir que não dissera nada 
de polémico e que as suas palavras não se dirigiam a jornalistas. E 
ameaçou processar quem dissesse que ele insultara jornalistas. 
 
 
Em 93, conspirações. Neste ano, Jardim escreveu uma carta aberta 
aos madeirenses – que teve largo eco nos media - denunciando uma 
“conspiração” global para o “abater”. 
 



O desvario do governante ilhéu era, verdadeiramente, descomunal: 
descobrira nova cabala contra a Madeira, ou contra si próprio (o que no 
seu entender é a mesma coisa), que envolvia o Presidente da República, 
o ministro da República, a Comissão Nacional de Eleições, a 
comunicação social, ‘lobbies’ económicos e sociedades secretas, ‘todos 
interessados em me abater”. Por invejas – garantia. 
 
Contudo, nesta carta havia um progresso: em vez de Bush, dos 
fundamentalismos islâmicos e da maçonaria que apontara noutra 
conspiração por si inventada em vésperas das eleições regionais de 
1992, Alberto João reduzia agora as forças interessadas em abatê-lo ao 
‘continente poderoso’. 
 
Conclusão de Jardim na referida missiva: ‘Eles querem-me calar a todo o 
custo. Atentam, inclusive, contra a minha liberdade de expressão. 
Querem abater-me para que a Madeira e os madeirenses possivelmente 
lhes sejam mais fáceis”. ( 3- “Jardim escreve aos madeirenses”, 
Tolentino de Nóbrega, Público, 27.11.93) 
 
Em 94, expulsões. Em Março de 94, outro episódio grave veio marcar o 
relacionamento de Jardim com os media. Lília Bernardes, representante 
do Diário de Notícias lisboeta, relata a expulsão dos correspondentes 
dos jornais continentais numa conferência de imprensa no final de uma 
reunião da Comissão Política do PSD-M. Ela própria foi uma das 
vítimas, juntamente com Ivo Caldeira (SIC) e Tolentino de Nóbrega 
(Público) 
 
O Sindicato dos Jornalistas manifestou “solidariedade e apoio 
incondicional aos profissionais da informação que enfrentam, na 
Madeira, situações de pressão e de censura próprias de um regime 
ditatorial”. 
 
Lília acrescentava que a organização representativa dos jornalistas 
apelara também à “intervenção de todas as instâncias do poder 
democrático no País para tentar travar este tipo de atropelos, que mais 
não visam do que amordaçar os jornalistas”. (4- “Jornalistas do 
Continente expulsos de conferência de imprensa” – Lília Bernardes, DN, 
04.03.94) 
 
Ao mesmo tempo, a direcção do DN de Lisboa publicava uma nota 
intitulada “Um atentado intolerável”: 
 
(...) O Diário de Notícias não pode tolerar que normas básicas de um 
Estado de Direito democrático sejam violadas por um responsável (?) 
político que tem, do território que governa, uma concepção feudal. A 
legitimidade eleitoral do dr. Jardim não lhe dá o direito de considerar a 
Madeira como uma quinta a cujo proprietário são permitidas todas as 
arbitrariedades. É por essa razão que o Diário de Notícias decidiu 
accionar os mecanismos legais ao seu dispor no sentido de prevenir a 



repetição de episódios deste tipo”. (5 – Ibidem) 
 
Tolentino de Nóbrega também relatou o episódio e acrescentou este 
pormenor: “ (...) Aos profissionais locais – os únicos admitidos à 
conferência de imprensa, também aberta à TVI – Jardim lembrou que 
‘muitos têm filhos’ e que ‘está em causa o futuro da Madeira’. Para evitar 
problemas, o dirigente insular ‘aconselhou’ os jornalistas madeirenses a 
não seguirem o exemplo dos seus colegas correspondentes de orgãos de 
comunicação social do Continente, mais uma vez acusados de 
‘denegrirem a imagem da região no exterior’ e, por tal, impedidos de 
entrar na sede do PSD – tal como acontecera com os jornalistas do 
continente durante a campanha eleitoral das Regionais-92’. ( 6 – “Jardim 
tenta impor censura”, Tolentino de Nóbrega, Público, 04.03.94) 
 
 
1997, um ‘precedente estalinista’. Em Outubro de 1997, Jardim 
convocou de urgência os jornalistas para fazer uma “comunicação à 
região Autónoma”. De mau humor, disparou: ia alertar a população da 
Região e do país em geral para “mais uma campanha desesperada 
contra a Madeira, em meios de comunicação social sob tutela socialista, 
ou de propriedade de interesses com tal Governo afins”. 
 
Essa campanha, alegou, “constitui um precedente estalinista contra os 
direitos, liberdades e garantias de todos os portugueses” e visava 
“esmagar a parcela portuguesa que livremente não caiu no domínio 
político da esquerda”. 
 
Mais uma vez, os órgãos atingidos foram a RTP, a RDP-M e o DN 
lisboeta. A RTP, por ter transmitido a reportagem “À margem do 
paraíso”, que retratava a vida dos meninos madeirenses de Câmara de 
Lobos no mundo da prostituição infantil; o Diário de Notícias, por 
publicar notícias sobre o aeroporto do Funchal “cujos títulos e natureza 
não correspondem à verdade e lesam a economia da Madeira”. A RDP-M, 
pela “parcialidade da informação” difundida.  (8 – “Separatistas no 
Continente”, Lília Bernardes, DN, 31.10.97) 
 
 
1998, contra o “polvo tentacular”. O PSD-M inaugurou uma sede 
partidária e Alberto João não viu por lá a RTP. Convocou uma 
conferência de imprensa e, em tom ameaçador, acusou a TV pública 
regional de “não fazer cobertura das iniciativas do PSD/M, enquanto faz 
cobertura de tudo quanto vem da oposição”. 
 
De seguida atirou-se aos ‘lobbies privados’: “Vivemos num país livre. 
Estão no direito de apoiar quem muito bem entenderem. Sabemos que o 
polvo tentacular da Internacional Socialista se estende na Europa ante a 
timidez do centro e da direita europeias. (...) É uma organização que 
trabalha muito bem. O objectivo é o controle da comunicação social” 
 



Depois atirou-se à SIC por ter transmitido a reportagem “Jardins 
Proibidos” sobre os meninos de Câmara de Lobos. “A SIC não me grama. 
As relações com Pinto Balsemão nunca foram famosas e este senhor 
Rangel deve ser da mesma equipa. Agora, não façam coisas 
vergonhosas” 
 
 
2001, um texto indigente e insultuoso. A 7 de Junho de 2001, no 
“Jornal da Madeira”, Jardim publicou um texto intitulado “Gente que 
‘faz’ a Opinião Pública na Madeira!”. 
 
Nessa peça, o presidente do governo regional desce ao porão da 
decência: servindo-se de um jornal que o regime paga, ataca de modo 
ultra-rasca o jornal concorrente, o “Diário de Notícias” da Madeira – e 
quem lá trabalha. 
 
Começa assim: “O ‘mentiroso’ passou-se”. E daí para a frente é sempre 
desse modo que refere o “DN”: o mentiroso. E vai por aí fora numa 
escalada de insultos que Bokassa não desdenharia. 
 
No mesmo dia, a direcção regional do SJ emitiu um comunicado 
repudiando “as afirmações proferidas pelo cronista Jardim”. 
 
“Lamentamos que o cronista classifique, levianamente, de ‘mentiroso’ um 
órgão de informação centenário - e rotule de ‘militantes de esquerda’, 
‘grupelho’ e ‘arruaceiros do papel’ todos quantos nele trabalham. 
Lamentamos que o referido cronista classifique de ‘idiota, sectária e 
desonesta’ uma jornalista (...) Lamentamos que classifique de ‘bufos’ e 
‘complexados’ aqueles a quem, no jornalismo, se chamam ‘fontes de 
informação’. (...) Desafiamos o referido cronista a recorrer às instâncias 
próprias e aos instrumentos consignados na lei para provar os 
enxovalhos que, ciclicamente, dirige à nossa classe”. 
 
Dois dias depois, Jardim responde ao Sindicato dos Jornalistas nas 
páginas do “sempre às ordens” Jornal da Madeira. “Estou-me nas tintas 
para vocês” – é o título da prosa que, pela linguagem e conceitos, é mais 
uma peça à altura de um grande estadista. 
 
E como o SJ reagiu publicamente à linguagem utilizada por Jardim, 
este, na edição de 10 de Agosto do “Jornal da Madeira”, veio de novo à 
liça com uma crónica intitulada “À maneira de Rafael Bordalo Pinheiro”. 
 
Começava assim: “O denominado Sindicato dos Jornalistas parece 
querer conversa”. E, dando largas ao seu insanável conflito com a língua 
portuguesa, espraia-se depois por uma série de considerações de lógica 
e conceitos duvidosos, chegando mesmo a afirmar: “Sou um homem 
livre, num País ainda livre. Assim como não imponho a opinião seja a 
quem for, também não vai ser um sindicato de jornalistas que ma vai 
impor, inclusive porque tenho o direito de ter opinião cultural sobre estes 



sindicalistas”. E despede-se em grande estilo: “Faço-vos o gesto que 
imortalizou Rafael Bordalo Pinheiro”. 
 
 
2002, prémios ‘Heraldo’ ao fundo 
 
A Associação de Jornalistas da Madeira criou em 2001 o prémio de 
jornalismo “Heraldo” destinado a galardoar os melhores trabalhos 
publicados anualmente nos ‘media’ da Região. A Associação dos 
Municípios da Madeira (AMM), presidida por Miguel de Albuquerque, 
presidente da Câmara do Funchal, achou a ideia interessante e 
patrocinou-a. 
 
O júri, designado pela Associação de Jornalistas da Madeira, integrava, 
entre outros elementos, representantes da Associação dos Municípios, 
da Universidade da Madeira, do Sindicato dos Jornalistas e do Clube 
dos Jornalistas (no caso, eu próprio). 
 
Muitos trabalhos concorrentes eram de excelente qualidade. E após 
algumas horas de discussão, chegámos a um consenso e atribuímos os 
primeiros Prémios Heraldo, patrocinados pela Associação de Municípios 
da Madeira. 
 
O tempo foi passando e a entrega dos prémios foi sendo adiada, 
desconhecendo-se as razões. Até que, a 28 de Outubro de 2002, fiquei a 
saber, por um texto da Lília Bernardes no “DN” lisboeta, que não havia 
Heraldos para ninguém: “Alberto João Jardim assegura que o Governo 
Regional ‘não gasta dinheiro com comunas’, numa referência à atribuição 
de um prémio de jornalismo patrocinado pela Associação de Municípios 
da Madeira, no valor de 7.500 euros, e angariado pela Associação dos 
Jornalistas da Madeira”. 
 
Ora assim é que é: a Associação de Municípios patrocina e Alberto João 
‘despatrocina’, numa prova clara de que, na Madeira, Jardim fala e o 
Poder Local, que sabe bem do que a casa gasta, abana as orelhas e 
concorda. Até hoje ninguém veio a terreiro explicar o que se passou – 
nem autarcas, nem a Associação de Jornalistas (que entretanto se 
finou), nem o governo que, sente-se, não teve nada a ver com o assunto. 
 
 

Capítulo XLVI 
 

Tentações do Diabo 
 
Os jornais, rádios e televisões escolhem personalidades cujas opiniões 
podem fazer a diferença – e  pagam-lhes para escrever. Jardim não está 
nesse lote. Ele escreve - mas paga para publicar, recorrendo a dinheiros 
públicos que aparecem depois na contabilidade oficial como 
publicidade. São tentações do diabo. E não só. 



 
 
“O Governo Regional da Madeira, presidido por AJJ, pagou ao semanário 
“O Diabo” cerca de cem mil euros. Para quê? Inserção de publicidade, são 
as tímidas e escassas explicações oficiais. Mas a publicidade à Madeira 
é quase nenhuma. Em contrapartida, os artigos louvando Jardim 
abundam” – assim reza a abertura de um trabalho de Jorge Henrique 
Bastos publicado em 15 de Janeiro de 2005 na revista “Grande 
Reportagem” (GR) 
 
A história, escabrosa, é simples: entre 2000 e 2004 o governo de Jardim 
pagou, pelo menos, cerca de cem mil euros para publicidade 
institucional que nunca apareceu nas páginas daquela publicação 
semanal lisboeta. Contudo, a “GR”, que teve acesso a um memorando 
interno de José Alfaia (antigo secretário de Estado da Comunicação 
Social num dos Governos de Pinto Balsemão que, segundo o 
secretariado do semanário, tinha ali funções administrativas), 
suspeitava que a quantia paga a “O Diabo” devia ser bem superior, 
rondando os 360 mil euros só durante aquele período. De sublinhar 
também que “O Diabo” vendia naquele então cerca de 10 mil 
exemplares por edição, com pouco mais de 20 jornais comprados nos 
quiosques do Funchal. 
 
O modo de pagamento mostra a dimensão da ilegalidade e a consciência 
que dela tinha o grande líder ilhéu. 
 
A “GR” obteve cópias das facturas emitidas pela “Editorial Via Norte” 
(proprietária do semanário) dirigidas a todas as sete secretarias 
regionais do governo, vice-presidência incluída. De acordo com a 
revista, “o quantitativo de cada factura oscila entre os 5636,42 e os 
5935,70 euros, sendo que a maioria é deste segundo valor”. A 
periodicidade era mensal. 
 
Escreve depois Jorge Henrique Bastos: “A crer que a explicação 
apresentada para a emissão de todas essas facturas foi inserção de 
publicidade em “O Diabo” às várias secretarias regionais madeirenses, 
estaremos então perante uma fraude, dado que nestes cinco anos não 
avultam nas páginas do jornal anúncios que justifiquem tais verbas. Uma 
investigação sumária a todas as edições de ‘O Diabo’ a partir de 2000 
prova que tal publicidade é virtualmente inexistente”. 
 
Porém, em contrapartida, a Região Autónoma está presente em “O 
Diabo” semanalmente “através de uma crónica de Jardim intitulada 
“Contra-Sistema”, com lugar cativo em toda a página 2 desde Novembro 
de 1989”. 
 
Significativamente, os pedidos de esclarecimento enviados por escrito às 
sete secretarias regionais, incluindo a vice-presidência do governo da 
Madeira, ficaram sem resposta – mas Jardim, de imediato  “desferiu um 



ataque à ‘GR’ na crónica que mantém no diário “Jornal da Madeira” – lê-
se na GR. 
 
Na sua linguagem característica escreveu o presidente do governo 
regional: “(...) Num desses fretes que a PT faz à ‘esquerda’, (...) existe 
uma denominada ‘revista semanal’, de nome megalómano “grande 
reportagem”. É uma porcaria em que a ‘gestão’ da PT gasta dinheiro. E 
daria para fazer um circo ‘gauchiste’, em que a paródia reside nos 
disparates e má qualidade de tudo aquilo, onde não faltam o Vieira  que 
foi ornamento do Expresso (referência ao director da ‘GR’, Joaquim 
Vieira), bem como o barata horrível (alusão ao jornalista Barata-Feyo, 
colaborador da revista)” (1 – “Contas do Diabo”, Jorge Henrique Bastos, 
“Grande Reportagem”, 15.01.2005) 
 
 
Tribunal de Contas confirma. Dois anos mais tarde, em 2007, o 
Tribunal de Contas confirma, no fundamental, o conteúdo da 
investigação da “Grande Reportagem”. Com uma novidade: ficámos a 
saber que a 21 de Fevereiro de 2005 a Secretaria Regional do Ambiente 
e Recursos Naturais pagara à “Editorial Via Norte”, proprietária de “O 
Diabo”, a quantia de 5.935,70 euros ...por uma crónica de Jardim, 
denominada “A intolerância da esquerda”, que havia sido publicada a 9 
de Setembro de 2004. 
 
Obviamente ao Tribunal a coisa cheirou a esturro – a marosca via-se à 
légua. Resultado: o TC concluiu que tais pagamentos se afiguravam 
“ilegais e indevidos (..) sendo a situação descrita susceptível de originar 
responsabilidade financeira sancionatória e reintegratória”. 
 
 
“É mentira. Só havia um protocolo”. Na posse destes dados, telefonei 
ao director de “O Diabo”, Rebordão Esteves Pinto (REP), um jornalista 
que conheço desde 1971. 
 
Pus-lhe a questão. REP respondeu sem hesitar: “É mentira que Jardim 
subvencione ”O Diabo”. O que houve foi um protocolo, que durou pouco 
tempo e até era ridículo. O governo da Madeira comprava espaço que 
podia utilizar dentro de determinadas circunstâncias”. 
 
“Isso incluía a crónica de Jardim?” – perguntei. 
 
“Ele colabora com “O Diabo” há 20 anos, ininterruptamente, fruto de uma 
empatia natural entre a minha mulher (Vera Lagoa) e ele. Tinham ambos 
a mesma maneira de viver e sentir certas questões políticas e tinham o 
mesmo feitio, modo de reacção e postura perante certos problemas da 
vida. Ambos agressivos e até provocadores. A colaboração surgiu, 
genuína e naturalmente, da maneira de ser de ambos”. 
 
“A revista “Grande Reportagem” conta outra história e mostra facturas a 



que teve acesso” – retorqui. 
 
“Não foi só essa revista. Outros jornais e jornalistas tentaram assassinar 
politica e humanamente Jardim. O curioso é que a comunicação social, 
mesmo sem querer, faz o jogo dele.” 
 
“Podes dar mais pormenores sobre esse protocolo?” – insisti. 
 
“Era um protocolo de compra de espaço, já te disse. Sabes, o pai da 
Maria Armanda (Vera Lagoa) esteve metido na revolta da Madeira. Ela 
deixou lá pessoas amigas. E depois havia a figura do Alberto João. 
Aquela exuberância. Aquela provocação quase permanente. Do ponto de 
vista humano davam-se lindamente. Foi espontâneo. A grande diferença 
entre os dois é que ela não tinha o calculismo político que ele tinha e tem. 
E o protocolo surgiu naturalmente. Ele manda a crónica, é livre de 
escrever o que quiser. E nós somos livres de escrever o que quisermos 
sobre a Madeira” 
 
“Mas até hoje é só elogios, mais parece propaganda...” – adiantei. 
 
“É o teu ponto de vista. Mas é verdade que trazemos muitas matérias em 
que realçamos os aspectos positivos da governação do cavalheiro, que 
até são muitos. Mas isso é intenção minha, é porque eu quero. No jornal 
criou-se o clima de valorizar o trabalho dele. Porquê? É um bocado na 
linha daquilo que a Maria Armanda fazia. E que eu acho justo. Além 
disso eu gosto de contrariar os tipos que o chateiam”. 
 
 
O caso “Notícias da Manhã”. Na área dos media, Jardim tem dedo 
para escolher os seus parceiros especiais no continente, que sempre 
partilharam, pelo menos, duas características: práticas jornalisticas 
duvidosas e ligação umbilical à direita e até à extrema direita. 
 
Já falei do “Tempo” e do “Diabo”. Vejamos agora o “Primeiro de Janeiro”, 
o “Dia” e o “Notícias da Manhã”, um trio com um ponto comum: tiveram 
como seu proprietário um empresário do norte chamado Eduardo 
Costa, cuja história não é propriamente recomendável: “(...) A partir da 
província, Eduardo Costa ergueu um império, dos media às águas 
naturais. O rasto de suspeitas, ilegalidade e condenações não o impede 
de receber milhões do Governo e manter o estatuto de utilidade pública 
do seu grupo ‘Folha Cultural’ (...)” ( 1 – “O Homem por detrás do 
Janeiro”, Miguel Carvalho, Visão, 22.08.2008) 
 
Ora, Jardim esteve ligado fortemente a este homem, pelo menos através 
daqueles três jornais. 
 
 O “Primeiro de Janeiro”, onde Jardim, obviamente, tinha direito a 
crónica, ainda por aí se arrasta em penosa agonia; O “Dia” e “Notícias 



da Manhã” já desapareceram. Este último, de resto, morreu como viveu: 
confidencialmente. Ninguém deu por ele. Excepto Jardim. 
 
O “NM” arrancou a 17 de Janeiro de 2005, tinha sede em Lisboa e 
fechou em 2009. A sua linha editorial estava basicamente centrada na 
Área Metropolitana de Lisboa, embora estivesse estranhamente 
classificado como “jornal de âmbito nacional”. Tinha uma mini-redacção 
mal paga, nunca se soube a sua tiragem real, era impresso em Oliveira 
de Azeméis e, como me confirmaram jornalistas que lá trabalharam, 
apenas publicava despachos da ANOP e coisas da Madeira. 
 
Telefonei a Manuel Vasco, o homem que foi o seu director desde a 
primeira edição. Começou por dizer que não queria sequer ouvir falar 
no “Notícias da Manhã” e muito menos de Eduardo Costa. 
 
“Porquê?” – perguntei. 
 
“Foi o pior período da minha vida. Ordenados em atraso, trabalhadores 
enganados, despedimentos ilegais, processo litigioso com Eduardo Costa. 
Fiquei traumatizado, virei a página, trabalho agora noutra área, não 
quero nem ouvir falar nesse senhor” 

Fiz-lhe a pergunta sacramental: “O que é que levaria o Governo da 
Madeira a publicar no “Notícias da Manhã” editais e anúncios de 
concursos no arquipélago? Não achava isso estranho?” 

Manuel Vasco foi rápido na resposta: “Julgo que isso ficou a dever-se ao 
facto de o protocolo que existia entre o dr. Jardim e o “Dia” ter sido 
transferido para o “Notícias da Manhã” quando aquele título acabou. O 
proprietário era o mesmo...” 

“E que protocolo era esse?” 

“Não sei, isso e outras coisas ficavam no segredo dos deuses.” 

“Não teria a ver com o facto de o jornal, apesar de classificado como de 
âmbito nacional, ser quase clandestino e o governo madeirense querer 
que os anúncios passassem despercebidos ?” 

“Bom, isso não sei”. 

“Dizem-me que o senhor avisou várias vezes jornalistas para terem 
muito cuidado com o que escreviam sobre a Madeira, pois o jornal só se 
aguentava com o dinheiro que vinha de lá. É verdade?” 

“Ó meu amigo, deixemo-nos de ingenuidades: nós sabíamos que havia 
um protocolo com o dr. Jardim e que a Madeira era um país à parte. 
Naquele contexto não tínhamos que ter pruridos – nada de guerras com o 
dr. Jardim. Tínhamos que ter todo o cuidado, essa era um área sensível. 



Nunca o escondi. Mas não fiz censura. Chamava apenas a atenção para 
uma realidade bem presente no nosso dia-a-dia. De resto nunca tive 
reclamações – todos compreendiam a coisa”. 

 “Quero que a AR se foda” 

Noutro registo e noutro patamar do comportamento e da personalidade 
de Jardim, há um episódio que nunca é demais lembrar e lhe assenta 
como uma luva: a fotografia em cuecas publicada com enorme destaque 
no semanário lisboeta “Tal&Qual”, acompanhada de frases de grande 
elegância e responsabilidade, tipo “Estou-me a cagar para Lisboa” e 
“Quero que a Assembleia da República se foda”. 

Era Carnaval e Jardim, que ia participar no tradicional desfile, aceitou 
que dois jornalistas daquele semanário (José Paulo Fafe e o repórter 
fotográfico José Carlos Pratas) o acompanhassem a par e passo para 
mostrar como ele vivia a festa. 

“Em apenas poucas horas, o controverso líder madeirense malhou forte e 
feio nos políticos de Lisboa, (...) gritou slogans revolucionários, deitou a 
língua de fora à oposição, cantou, saltou e, claro, ainda arranjou tempo 
para emborcar uns valentes whiskys” – escreveu aquele enviado 
especial. (1 – “O Rei do Carnaval”, José Paulo Fafe, “Tal&Qual”, 
14.02.97) 

Ao longo de três páginas e 14 fotografias, a história do Carnaval de 
Jardim foi relatada ao pormenor. O Presidente do Governo Regional e 
membro do Conselho de Estado, que já conhecia aqueles dois 
jornalistas de outras situações (acompanharam-no, por exemplo, numa 
deslocação à Venezuela como repórteres da revista “Sábado”), mostrou-
se “esfuziante, espalha-brasas, um autêntico furacão”, fazendo rir tudo e 
todos.   

Porém, quando a reportagem foi publicada caiu em si, apressou-se a 
negar que tivesse dito o que disse, jurou que tinha sido fotografado à 
socapa e ameaçou os jornalistas e o jornal com um processo – o que, 
obviamente, nunca fez.   

O “Tal&Qual” foi ouvir várias personalidades: Almeida Santos, então 
Presidente da Assembleia da República, disse que ia tomar uma atitude 
(nunca se soube qual...); Guterres não quis dizer nada garantindo que o 
país perceberia porquê; Marcelo Rebelo de Sousa falou de campanhas 
contra Jardim e manifestou-lhe a sua solidariedade pessoal; Manuel 
Monteiro revelou-se indignado e pediu ao PR para tomar posição pois o 
assunto era grave; Carvalhas disse que as declarações de Jardim eram 
inqualificáveis e do foro psiquiátrico. 

E tudo ficou por aí. 



 
 

Capítulo XLVII 
 

“JM”, manipular e gastar à tripa forra 
 
 
O “Jornal da Madeira”, orgão de propaganda do regime, está falido, 
segundo o Tribunal de Contas. Porém,  vive à grande e à francesa -  
graças a dinheiros públicos disponibilizados por Jardim. Quanto a 
notícias e opiniões, nem Salazar faria melhor: mesmo sem lápis azul, só 
sai o que é considerado positivo para o dono da ilha, ao mesmo tempo 
que os partidos de oposição são atacadas sem dó nem piedade. Os 
escribas maiores são o próprio chefe do governo e um punhado de 
subalternos laranja. A Igreja Católica, que já foi a dona da casa,  ainda 
lá se senta à mesa. 
 
 
O “JM” é caso único em Portugal. Comecemos pelos números: de 1993 
a 2008 (16 anos) o governo regional injectou no “Jornal da Madeira” 
mais de €38 milhões, numa média de cerca de 6500 por dia. 
 
A tendência, no entanto, é para aumentar: em 2006 e 2007, esse 
dinheiro para a propaganda do regime cresceu de forma galopante -  
cerca de 4 milhões de euros em cada um desses anos e à roda dos cinco 
milhões em 2008. 
 
Por isso, a situação em fins de 2008 era catastrófica: com um prejuízo 
acumulado de 33 milhões de euros e capital próprio negativo (apesar 
das avultadas verbas recebidas), a sociedade foi declarada tecnicamente 
falida pelo Tribunal de Contas (TC), que recomendou a sua dissolução. 
 
E como o folguedo continua, imagine-se a situação nos dias de hoje. 
 
Porém, Jardim não se atrapalha nem muda de rumo. Repetiu o que já 
tinha dito em 2007, em resposta ao relatório do TC  "Fluxos Financeiros 
entre a Administração Pública Regional e a entidades de comunicação 
social" relativo ao ano de 2005: 
 
"(...) O Jornal da Madeira é, hoje, uma guerra de regime, não alinha pelo 
pensamento único e pela falta de pluralismo que está vigente em 
Portugal"; 
 
"Custe o que custar [o "Jornal da Madeira"] tem de ser mantido para 
continuar a desenvolver uma luta contra o sistema imposto". 
 
A oposição, contudo, não está pelos ajustes. O PS regional requereu um 
debate parlamentar sobre o jornal - mas o PSD rejeitou tal hipótese. 
 



Por outro lado, em Abril de 2009 a Empresa Diário de Notícias (EDN), 
proprietária do jornal directamente concorrente do “JM”,  apresentou 
uma queixa à Autoridade da Concorrência (AdC), denunciando que o 
“JM” tem sido beneficiado, ao longo dos anos, por subsídios à 
exploração, suprimentos e canalização da publicidade institucional, seja 
do próprio Governo regional, seja de instituições ligadas à 
administração. 
 
O “Garajau” também se queixou. 
 
A resposta da AdC surgiu em fins de Julho desse ano – e acusa Jardim 
de fomentar a concorrência desleal. Contudo, passou a bola à Comissão 
Europeia e ... ao governo de Jardim: 
 
“A Autoridade da Concorrência recomendou hoje que o Governo Regional notifique a 
Comissão Europeia sobre os auxílios financeiros prestados à empresa pública Jornal da 
Madeira, Lda e solicita a adopção de princípios de actuação para evitar distorções da 
concorrência em futuros auxílios à Comunicação Social na Região. 
 
Da análise aos apoios financeiros prestados à empresa, a AdC concluiu 
que “as injecções de capital da Região Autónoma da Madeira no JM, 
envolvendo recursos públicos, poderão ser qualificadas como Auxílios de 
Estado”. 
 
De acordo com a AdC compete em exclusivo ao órgão executivo da UE a 
análise do caso, arriscando-se a Região a ter que restituir valores 
injectados na empresa num prazo de 10 anos a contar da data em que foi 
concedido, caso Bruxelas os considere ilegais. (1- “GR deve notificar 
Bruxelas sobre auxílios ao Jornal da Madeira”, AFS, DN-M, 30.07.09) 

No caso interveio ainda a Associação Mundial de Jornais, que representa 18 mil 
publicações de 102 países. O seu Presidente, Gavin O’Reilly, em Abril do 2009 
escreveu uma carta a Cavaco Silva,  Presidente da República 
portuguesa, expressando “sérias preocupações pelo abuso deliberado, 
por parte do governo da Madeira, da utilização dos fundos estatais no 
apoio à imprensa, com a consequente distorção do mercado dos jornais 
ao infringir as regras básicas da concorrência”. 

Lembrando que o governo regional detém 99,97% do capital do “JM”,  
O’Reilly sublinha não só os 38 milhões de euros dos contribuintes 
injectados em 16 anos naquele jornal, mas também a distribuição 
desiquilibrada da publicidade oficial: em 2007 e 2008, governo e 
administração pública compraram ao “JM” 234 e 216 págnas, 
respectivamente, enquanto ao “Diário de Notícias” compraram apenas 
10 e 18 páginas. Com uma agravante: o “JM” passou entretanto a ser 
gratuito, aumentou a sua tiragem de 5 para 15 mil exemplares e baixou 
consideravelmente o preço da publicidade, prejudicando objectiva e 
gravemente a concorrência, nomeadamente o Diário de Notícias. 
 



“Estamos profundamente preocupados pelo facto de a Região Autónoma – 
cujo Presidente é um colaborador regular do “JM”, o qual por sua vez 
apoia fortemente o seu partido – não respeitar as Regras da Concorrência 
existentes em Portugal e utilizar fundos oficiais na tentativa de forçar o 
Diário de Notícias a sair do mercado” – escreveu o Presidente da 
Associação Mundial de Jornais. 
 
O desejo de ser mártir. Neste interim, também em Abril de 2009, em 
Lisboa, a maioria absoluta do PS na Assembleia da República aprovou o 
decreto sobre o pluralismo e não concentração dos meios de 
comunicação social que, entre outras coisas, proibia autarquias e 
regiões autónomas de serem titulares de OCS. 
 
Sentindo-se atingido, percebendo que estava em sérias dificuldades 
para manter a sua amante cara chamada “JM”, Jardim reagiu nos 
moldes habituais. 
 
Começou por classificar o decreto como “nazificante” e garantiu que 
“apesar da iniciativa fascista para calar a imprensa de diversos 
quadrantes políticos”, vai continuar a publicar o JM, propriedade da 
região. 
 
Embalado na sua própria retórica, afirmou depois: “Nem que a gente vá 
todos presos. (...) A autonomia chegou a um momento em que precisa de 
mártires para dar os saltos seguintes. E eu, aos 66 anos, já não me 
divirto muito cá fora. Já posso ser preso político, já posso fazer o papel de 
mártir, porque são os mártires, depois, que fazem as grandes mudanças 
na História”. (2- “Jardim acha “nazificante” lei de concentração dos 
media que defendia em 2000”, Tolentino de Nóbrega, Público, 
17.04.2009) 
 
 
Instrumentalização descarada. Páginas atrás, no capítulo XVI, intitulado “Cunha e 
Silva, o grande contemporâneo”, há matéria abundante e relevante que testemunha o 
modo como o poder político manipula há anos, de forma autoritária e despudorada, o 
“Jornal da Madeira”. 
 
Essa prática é tão óbvia e tão tosca que, pelo menos em certo período, o próprio 
Jardim chegou a mandar bilhetes escritos ao director-adjunto do jornal com 
instruções para tratar esta ou aquela matéria, ou para atacar este ou aquele 
personagem. 
 
E nessa indecorosa prática de bilhetinhos escritos – que exemplifica na perfeição o 
sentimento de impunidade existente - o seu assessor de imprensa, Paulo Pereira, 
também lhe seguiu as pisadas. 
 
De pasmar, ou talvez não 
 
“Mando-lhe umas notas”, “trate o assunto como puder”. A ordem, sob a forma de 
bilhetinhos escritos em papel, sai da Quinta Vigia directamente para o ‘Jornal da 
Madeira’, assinada por Alberto João Jardim com ‘um abraço e obrigado’ ao director-
adjunto do matutino. 



 
‘Lembra-se do que combinámos sobre a estratégia da antecipação?’, pergunta o 
presidente madeirense num cartão pessoal, datado de 9 de Fevereiro de 2000, e que 
tem apensas as instruções para os ataques a desferir contra determinados alvos 
políticos”. 
 
Estes são os dois primeiros parágrafos de uma notícia intitulada “Jardim 
instrumentaliza na Madeira único jornal estatizado do país”, saída no “Público” no dia 1 
de Outubro de 2005. 
 
Tolentino de Nóbrega, seu autor, começa por uma síntese (“Presidente do governo 
regional ‘orienta’ Jornal da Madeira nos ataques aos seus adversários políticos e na 
promoção da sua imagem”) e para que ninguém duvidasse da veracidade da 
informação, reproduz dois desses bilhetinhos: um, assinado por Alberto João Jardim; 
outro, pelo seu assessor, Paulo Pereira, ex- jornalista da RDP-M, com reputação 
degradada no meio profissional. 
 
No bilhetinho do presidente, há uma primeira parte absolutamente extraordinária, 
visando a sua própria prima Helena Jardim (que entrara em ruptura com o PSD, de 
que era militante) e o seu companheiro Balecas, ex- colaborador de Jardim para todo o 
serviço. 
 
Lê-se no tal cartão pessoal do líder madeirense para o director-adjunto do “JM”: 
“Temos o caso de Helena Jardim, que é completamente maluca – é mesmo doente, como 
outros casos na família, infelizmente – e nas mãos desse execrável ‘empregado 
doméstico’ (para não dizer outro nome). Pressinto que ela vai fazer asneira, a mando de 
alguém”. 
 
Arrumado o caso da prima, Jardim diz por escrito a Rui Fino: “Mando-lhe umas notas 
que resumem o que apurei, solicitando ao meu Amigo que, se assim o entender, trate o 
assunto como puder. Um abraço e obrigado. AJJ”. 
 
Nessas notas, Jardim, que na altura estava a preparar o lançamento da sua própria 
candidatura à liderança do PSD e a Belém – como realça Tolentino – pede que o jornal 
“denuncie” que está a ser preparado um ataque feroz a si próprio e ao governo 
regional, nele envolvendo “jornais, rádios, revistas e TV dos grupos Lusomundo, 
Balsemão, Pais do Amaral e Belmiro”. 
 
Na sua estratégia de “vitimização” para lhe “dar novo fôlego”, o governante solicita a 
referência a “dez meses de ataque permanente, com o apoio dos conhecidos 
‘correspondentes’, encarregando-se o Diário de Notícias do Funchal, a RDP/Madeira e a 
TSF, dirigida por um primo do eng. David Caldeira, de ‘transcrever’ no território 
madeirense as cabalas editadas em Lisboa” 
 
 
Dá uma porrada ao ministro. Tolentino conta depois que Jardim também recorreu ao 
seu assessor de imprensa para transmitir as suas instruções ao director-adjunto do 
antigo órgão da diocese funchalense. 
 
“Sobre uma fotocópia de um artigo do Público (26.09.2001) intitulado ‘A sujeira segundo 
Santana Lopes’, o referido assessor de Jardim (Paulo Pereira) escreve que ‘o sr. 
Presidente pede para que o JM publique estas  denúncias do Pedro Santana Lopes’ 
sobre a alegada  falta de transparência de sondagens desfavoráveis à sua candidatura, 
pedindo que seja feita ‘referência ao DN/Madeira, que também recorre aos serviços 
desta empresa de sondagens’. 
 



‘Caro amigo, vê se publicas esta ‘história’ dando uma porrada no ministro da Saúde. 
Este texto confirma o ódio deste governo socialista pelos Madeirenses’ – escreve o 
mesmo assessor de Jardim noutra missiva dirigida à chefia do JM, recomendando : 
‘Atenção: não divulgues a origem destes documentos”. (5 – Ibidem) 
 
 
Voltando a Rui Fino. Sobre esta questão dos bilhetes escritos e de outras formas de 
intromissão de Jardim nos conteúdos, também falei demoradamente com Rui Fino, 
quando com ele almocei no Funchal. Perguntei-lhe como e porquê ele aguentou tanto 
tempo essa situação. Ficou silencioso e pensativo uns segundos mas respondeu de um 
modo que me pareceu sincero: 
 
“É verdade, não nego que isso aconteceu. Mas Jardim sugeria 
educadamente, e eu acreditava que o trabalho que ele desenvolvera – 
água, luz, estradas em todos os cantos da ilha, coisa impensável poucos 
anos antes – era muito positivo. Ainda não tinha percebido era o outro 
lado da moeda, nomeadamente no que toca aos mais papistas que o 
papa, que se julgam donos de tudo, inclusive da lei e do pensamento e do 
carácter das pessoas. Pois, eu sei, eu sei, é a velha questão dos que se 
incomodam só quando o problema lhes bate à porta. O velho poema de 
Brecht. Assumo, mas insisto que fiz um jornal decente – tenho em meu 
poder declarações de vários partidos da oposição, UDP, CDS, PCP, 
quanto à qualidade informativa do “meu” Jornal da Madeira. Como já 
disse, no capítulo opinião é outra cantiga”. 
 
 

Capítulo XLVIII 
 

‘Telejardim’, o sonho 
 
Desde que Jardim chegou ao poder em 1978, os orgãos de informação públicos – 
nomeadamente a RTP-M e  RDP-M - têm andado sempre na corda bamba. As pressões 
e ameaças sobre jornalistas locais têm sido  permanentes, a guerra com Lisboa variou 
de estilo e de intensidade, houve avanços e recuos. Mas a luta continua. 
 
 
Jardim sonha ter a seus pés os centros regionais da  RTP (rádio e televisão) e a 
delegação da agência de notícias (Lusa). Desde que preside ao  governo regional – e já 
lá vão 32 anos - sonha com aquilo a que chama “regionalização dos orgãos de 
comunicação social do Estado”, o que para si é coisa simples: nomear administrações, 
as quais por sua vez indicarão quem ele entender para as respectivas direcções, que 
por seu turno cumprirão as agendas delineadas na Quinta Vigia – que vigiará depois o 
ordenamento dos Telejornais e noticiários radiofónicos e respectivos tempos de 
antena. Com um pequeno pormenor suplementar: quem terá de pagar o 
funcionamento da coisa sonhada será, claro, Lisboa. 
  
A história é, pois, antiga – mas já em pleno século XXI, aquando dos governos 
nacionais de Durão Barroso e Santana Lopes, tendo como protagonista principal o 
ministro Morais Sarmento, registou-se um episódio notável. 
 
A coisa esteve por um triz:  em Outubro de 2002 Barroso anunciou na Madeira que os 
centros regionais das duas regiões autónomas iriam ser autonomizados, criando-se 
empresas participadas pelos governos regionais, Estado e outras entidades. E Jardim, 
julgando ter chegado o momento tão ansiado, não perdeu tempo: rapidamente gizou o 
decreto legislativo regional que criava  o Instituto da Comunicação Social da Madeira 



(ICSM) que iria gerir a participação da região no “JM” e nas futuras sociedades 
anónimas regionais do sector do audiovisual. Mas deu com os burrinhos na água. 
 
O “Público” deu grande destaque a essa história, revelou as características e 
atribuições do novo organismo e enquadrou a notícia: 
 
“Durão Barroso cedeu à reivindicação de Alberto João Jardim que 
persiste na ideia de assumir a tutela da rádio e televisão públicas na 
região, tendo já desenvolvido diligências para a substituição das chefias 
nas duas redacções. A intenção de interferir nos critérios editoriais da 
televisão pública ( para ver ainda mais difundida a sua imagem e do PSD 
no arquipélago, excluindo as iniciativas da oposição nos telejornais que 
os seus adversários designam por ‘Telejardim’) mereceu repúdio da 
direcção regional do Sindicato dos Jornalistas ao considerar que ‘não 
estão reunidas as condições democráticas e de liberdade de informação 
mínimas para o executivo madeirense assumir a tutela da empresa’ e que 
‘só nos regimes ditatoriais é que os presidentes dos governos interferem 
nos critérios editoriais e impõem a censura aos jornalistas’ 
    
A autonomização do centro regional da RTP, também proposto ao governo 
açoriano, não teve acolhimento de Carlos César que enjeita o papel de 
‘controleiro’ da comunicação social. Antes defende que o serviço público 
da televisão deve ser assegurado pelo Estado. 
 
No caso madeirense, a recém constituída RTP-Rádio e Televisão de 
Portugal participará com 50 por cento no capital social da futura RTP-
Madeira, designação não definitiva, enquanto o governo de Alberto João 
Jardim tenciona repartir a outra metade com entidades privadas 
regionais ligadas ao sector. A Controlmedia de Jaime Ramos e a SIRAM, 
do também deputado social-democrata Sílvio Santos, são os mais bem 
posicionados candidatos a esta parceria(...)”. ( 1-  “Jardim cria instituto 
para controlar RTP e RDP na Madeira”, Tolentino de Nóbrega, Público, 
21.12.2002) 
 
As negociações Governo Regional-RTP arrancaram, mas rapidamente se viu que não 
chegariam a bom porto. O interlocutor da RTP na Madeira era o vice-presidente do 
governo, Cunha e Silva, que cumpria à risca as instruções de Jardim.  A RTP, por sua 
vez, também tinha que seguir as instruções da tutela quanto ao modelo económico-
financeiro da empresa a criar. E a coisa foi-se arrastando porque não havia acordo 
possível em dois pontos fulcrais: o governo regional exigia a presidência do novo 
organismo, apesar do projecto de estatuto apresentado por Morais Sarmento atribuir à 
RTP, como concessionária do serviço público de rádio e televisão para 
todo o país, não só a presidência, mas também a maioria do conselho 
de administração; e, no que à participação financeira respeitava, na prática Jardim 
queria apenas “entrar” com o terreno onde fora construído o actual edifício da RTP-M, 
totalmente pago por Lisboa. 
 
Disse-me fonte próxima da administração de Almerindo Marques (RTP): 
 
“Jardim não aceitava pôr um tostão, pois valorizava de tal modo o terreno que tinha 
cedido que ainda se considerava credor. Por outro lado, também não garantia o 
financiamento de 50% do custo da operação, pois tinha que arranjar parceiros locais e a 



coisa não estava fácil. Queria repartir poder sem repartir responsabilidades. Com a 
maior das naturalidades, Jardim pretendia que a administração da RTP - que andava, 
com grande rigor, a tapar buracos em Lisboa – abrisse nas calmas outro buraco na 
Madeira. Entretanto caiu o governo central e o dossiê foi encerrado”. 
 
Perguntei ainda ao meu interlocutor se a RTP Lisboa nomeava o director de 
informação da RTP-M como entendia ou perguntava a Jardim quem deve nomear. 
 
A resposta foi elucidativa: 
 
“Actualmente, de acordo com a lei, a RTP nomeia e ponto final. O governo regional não é 
accionista, legalmente nada tem a ver  com a questão. Na prática, contudo, não é bem 
assim. Pelo menos no tempo de Almerindo Marques teve-se sempre o cuidado de não 
nomear ninguém sem ouvir o responsável regional da área da comunicação social. Uma 
questão diplomática, digamos. O governo regional não nomeava, mas a administração 
da RTP não cometia o erro de escolher alguém que não tivesse o beneplácito de Jardim.” 
 
Aqui não me contive e perguntei: “Erro? Beneplácito? Porquê?” 
 
A minha fonte – que falou sempre na condição de ser mantido o anonimato – explicou 
com alguma ironia: 
 
“É simples: havia que criar condições para, pelo menos à partida, o director de 
informação da RTP-M não ter a hostilidade de Jardim. Por isso a administração 
Almerindo teve todo o cuidado em encontrar uma solução de bom senso. Por exemplo: 
escolheu-se Leonel Freitas, que apesar de tido como próximo do PSD-M, parecia ser 
capaz de algum equilíbrio. Jardim concordou, mas foi sol de pouca dura. É que uma 
coisa é não hostilizar, outra é fazer fretes – como costumava dizer o Luís Marques, 
membro da administração RTP-Lisboa com o pelouro da informação, que defendia que a 
RTP-M não podia deixar de noticiar o que era notícia. Mas na Madeira de Jardim a 
realidade é outra: a mais leve isenção não chega – é  indispensável estar ao serviço do 
governo, fazer o que o chefe máximo manda. Ele é que sabe o que é notícia, ele é que 
determina o que é que interessa divulgar. E o Leonel, que a oposição também acusava 
de estar a fazer o frete a Jardim, caiu em desgraça na Quinta Vigia. Ou pelo menos 
assim parecia publicamente, porque aqui em Lisboa também se sabia de várias 
histórias que mostravam a existência de um jogo de sombras que, de resto, são muito 
vulgares na Madeira. A verdade é que Leonel se foi mantendo e só recentemente pediu a 
demissão, que foi aceite, embora continue em funções. Mas mesmo esse pedido ainda 
está envolto numa nebulosa”. 
 
 
Faz lembrar Ceausescu. Passemos a 2004, ano de eleições regionais. O PSD emitiu 
um violento comunicado contra “os critérios do Governo da República na incrível gestão 
da Radiotelevisão também denominada ‘portuguesa’”. 
 
Nessa tomada de posição oficial, o PSD-M considera ‘indesejáveis’, na Madeira, os 
jornalistas continentais da estação pública de televisão. 
 
Miguel Sousa Tavares, que havia integrado uma comissão independente nomeada pelo 
ministro Morais Sarmento com a missão de definir como deveria funcionar a televisão 
pública, escreveu sobre o que se estava a passar na Madeira. 
 
Começou por acusar Morais Sarmento de ter metido no bolso as conclusões da 
referida comissão e disse: 
 
“(...) Entre as conclusões que ele fez desaparecer instantaneamente na atmosfera, 
estava uma que recomendava que as regras editoriais e deontológicas estabelecidas 



para o funcionamento da TV pública tivessem, obviamente, extensão a todo o território 
nacional, incluindo Açores e Madeira. Porque, tanto quanto era do nosso conhecimento, 
nas regiões autónomas vigora a mesma Const 
ituição, o mesmo regime democrático, o mesmo Estado. 
 
Porém, a solução adoptada para a Madeira foi exactamente a oposta e veio ao encontro 
das antigas e persistentes exigências do soba local: a RTP-M foi dada de bandeja ao dr. 
Jardim, aí vigorando, como no resto da vida pública local, uma concepção de liberdade 
de informação que se confunde com aquela em que o dr. Jardim aprendeu a fazer 
jornalismo, no tempo do partido único, da censura e da ditadura. E a coisa seguiu 
assim, sem escândalo de maior. Esta semana, porém, a sem-vergonha do regime 
madeirense chegou ao extremo de o PSD-Madeira (um eufemismo do dr. Jardim) 
protestar oficialmente pelo facto de a RTP nacional ter enviado equipas de reportagem 
para cobrirem (exclusivamente para o continente) as eleições locais – o que, segundo 
eles, constitui um ‘insulto à alta capacidade dos profissionais da RTP-M’. E mais, 
indignaram-se eles com o facto de os jornalistas idos de Lisboa ‘se instalarem num 
hotel’, a partir do qual ‘transmitem para Lisboa aquilo que em segredo montam, com 
máquinas que trouxeram e aí colocaram’. Por mais que puxe pela memória, só consigo 
lembrar-me de coisa semelhante comigo ocorrida na antiga Roménia de Ceausescu. O 
PSD-M é hoje o único regime em toda a Europa que considera um insulto e uma ameaça 
a presença de jornalistas ‘estrangeiros’ a reportarem para fora como funciona o seu 
regime. 
 
Será isto, pergunto, ‘o regular funcionamento das instituições democráticas’, tão caro ao 
Presidente da República? Ou a excepção democrática madeirense já está 
definitivamente assumida como coisa banal e inevitável?” ( 6 –“O preço da liberdade”, 
Miguel Sousa Tavares, Público, 08.10.2004) 
 
 

Capítulo XLIX 
 

A luta para ter a ANOP na mão 
 
A história do relacionamento de Jardim com a delegação da ANOP/Lusa 
na Madeira é coisa complicada. Nos seus primeiros anos de poder foi 
mesmo complicadíssima – com vários episódios em que valeu tudo. E 
há também alguns mistérios ainda não desvendados. 
 
 
Recentemente, Gregório Gouveia escreveu no semanário “Tribuna da 
Madeira” um texto com muitos pormenores sobre a ANOP (que deu 
origem à actual Lusa) que vale a pena conhecer. 
 
“Estávamos nos primeiros anos de governação do novo inquilino da 
Quinta Vigia. Os anos de 1978 a 1982 foram de “cortar à faca”, quanto 
à perseguição movida contra os jornalistas da agência noticiosa ANOP. 
Um deles foi Hélder Guerra, outro foi António Marinho Pinto (actual 
Bastonário da Ordem dos Advogados, que chegou à Madeira em 
Dezembro de 1979 para chefiar a Delegação daquela agência 
noticiosa)” – assim começa a crónica deste advogado, compulsivo 
leitor de jornais, coleccionador de recortes de imprensa e estudioso 
da História da Madeira. 



Depois enumera vários episódios concretos da guerrilha encabeçada por 
Jardim, de que respigo apenas três: 
 
- Segundo o comunicado do Gabinete de Comunicação Social do 
Governo Regional, em 13/06/1979, “a ANOP adoptou o projecto de 
sociedade marxista e colectivista. O Governo da Região Autónoma da 
Madeira luta pela institucionalização de uma sociedade humanista e 
democrática. É este o essencial da questão, tudo o resto são manobras 
de diversão e subtil sabotagem da opinião pública”. 

- o Despacho 47/80, de 13 de Outubro, do Presidente do Governo 
Regional, suspendeu a prestação à ANOP de informações, dados ou 
esclarecimentos por qualquer serviço, instituto público ou empresa 
regionalizada. 

- Com a criação do Centro Regional da ANOP pelo Dec-Lei 557/80, de 
29/11, o Governo Regional passou a emitir acordo sobre a pessoa a 
nomear para director, apesar deste ser nomeado pelo Conselho de 
Gerência. A partir daqui, o director estava automaticamente vinculado 
politicamente ao Poder regional, como era desejo deste. De tal maneira 
que o Governo Regional podia propor a exoneração do director e ter 
acesso a todas as informações e documentos “julgados úteis para 
acompanhar a actividade do Centro”. 

 

Um episódio delicioso. Só por este pequeno conjunto de notas de 
Gregório Gouveia podemos já ter uma ideia do que se passava há 30 
anos na Madeira no que à ANOP respeita. Há, contudo, um outro 
episódio, delicioso, que  ajuda a traçar o retrato da situação existente 
na ilha nesta área. 

A coisa passou-se em Junho de 1980. O Governo Regional queria 
enviar um ofício confidencial para o Conselho de Gerência da RTP, 
em Lisboa, mas por engano fê-lo chegar ao delegado da RTP no 
Funchal. Este abriu o envelope e ficou a saber que o dr. Alberto João 
propunha à RTP a  sua própria demissão... 

A ANOP – cujo delegado no Funhcal era então António Marinho Pinto 
-  soube do caso e, entendendo que tal proposta era notícia relevante, 
divulgou-a, o que fez com que Jardim ficasse furibundo e emitisse 
um violento comunicado onde, para além de explicar o engano e 
desancar no delegado local da RTP, dizia: “Mais estranha o Governo 
Regional que a ANOP, empresa pertencente ao Estado, promova a 
divulgação de matéria tratada sob classificação de “confidencial”, o 
que demonstra bem o estado das instituições do nosso país”. 

O director de informação, José Manuel Barroso, respondeu de 
imediato com outro comunicado: 

- A ANOP é um orgão de comunicação social (empresa pública) que se 
rege pelos princípios comuns a todos os outros do mundo democrático. 
Isto é, independência do poder e das forças políticas, subordinação às 
regras deontológicas que norteiam a profissão 



- A agência não distribui notícias com o objectivo de prejudicar pessoas 
ou entidades. Mas não deixa de dar notícias porque poderiam vir a 
desagradar a pessoas ou entidades. É um princípio básico da 
imprensa em todo o mundo ocidental, de que não abdica 

- O jornalista da delegação da ANOP no Funchal procedeu de forma 
correcta do ponto de vista ético e profissional. Não violou qualquer 
correspondência. Obteve uma informação de fonte fidedigna, verificou 
a sua veracidade e publicou-a. (...) Não violou nenhum segredo de 
Estado, nem pôs a segurança do país e das instituições em perigo. 

- (...) A ANOP não é um Gabinte de Imprensa de qualquer Governo, da 
administração pública ou das forças da oposição. Se o fosse, deixaria 
de ser um órgão de informação para se transformar em um órgão de 
propaganda. 

A guerra de comunicados continuou, com Jardim a referir-se ao 
director de Informação da Lusa como “o conhecido sr. Barroso” – e 
este a solicitar que Jardim comprovasse, o que nunca fez, as 
acusações de que a Lusa estava a fazer política e não informação. 

O trivial, portanto. E coisa que não impede, claro, que hoje sejam 
bons amigos. 

 

A independência violada. Como Gregório Gouveia também escreveu, 
o governo Balsemão deu uma prenda a Jardim:  com a criação do 
Centro Regional da ANOP pelo Dec-Lei 557/80, de 29/11, o Conselho 
de Gerência da ANOP só podia nomear o respectivo director desde 
que Jardim desse o ámen. 

Naturalmente, tal decisão foi fortemente contestada quer pela 
oposição madeirense e continental, quer pelo Sindicato dos 
Jornalistas, que emitiu um comunicado onde se lê: 

“A independência dos meios de comunicação social do Estado face ao 
Governo e à Administração Pública, constitucionalmente garantido, 
está a ser gravemente violada. (...) Se se tiverem em conta os 
sucessivos ataques que, no caso da Região Autónoma da Madeira, o 
chefe do Executivo local tem dirigido contra os jornalistas da ANOP em 
serviço no Funchal, poderá ajuizar-se o que poderão representar, para 
a informação livre e independente, as normas decretadas pelo Governo 
e já condenadas pelo Conselho de Imprensa”. 

Nesse contexto, o SJ, acompanhando idêntica atitude do Conselho de 
Imprensa, solicitou ao Governo de Lisboa “a revisão do decreto sobre 
a regionalização das delegações da ANOP” e exigiu do Executivo 
“garantias de uma política de informação democrática, de respeito 
pelos jornalistas e a salvaguarda da independência dos importantes 
meios de comunicação do Estado”. 

 

O “caso Marinho Pinto”. Nesta história ANOP-Jardim há, ainda 
hoje, muitos pontos nebulosos. O triénio 1980-1982 é a chave. 



Vejamos o “Caso António Marinho Pinto”, delegado da agência  no 
Funchal durante um ano (Dezembro de 79 a Dezembro de 80). 

O actual Bastonário da Ordem dos Advogados lembra-se 
perfeitamente do que foi aquele ano na Madeira mas, disse-me, tem 
pouco para contar.  Inicialmente Jardim foi muito simpático: quis 
convencê-lo a “assentar arraiais” no Funchal pois, como afirmava, a 
Madeira precisva de quadros como de pão para a boca; a sua mulher 
arranjou logo trabalho; tiveram muitas conversas; numa palavra, a 
simpatia em pessoa. 

Depois, começou a telefonar-lhe com alguma regularidade e a  certa 
altura já queria saber a agenda ANOP. Com toda a delicadeza levou 
sopa, os contactos continuaram e chegou a altura de querer conhecer 
as fontes de determinadas notícias. 

“Aí as coisas azedaram” – disse Marinho. Pouco depois Jardim 
começou a contestar publicamente notícias da ANOP e começaram 
também a chegar cartas anónimas com notícias falsas para ver se 
caía na esparrela de as publicar. 

Até que chegou a altura de aparecer um comunicado oficial muito 
desagradável para o delegado da ANOP no Funchal, atacando-o sem 
cerimónias. Marinho respondeu à letra e, entre outras coisas, disse 
que tinha ido para a Madeira porque a sua empresa o convidou para 
ocupar o lugar – e só saíria quando a sua empresa assim o decidisse. 
“E a empresa pouco tempo depois decidiu” – disse, sorrindo, Marinho 
Pinto. 

O Presidente da ANOP, Suley Valy Mamede, membro destacado do 
PPD/PSD, convidou-o a regressar a Coimbra ... com o salário que 
auferia na Madeira. “O que era francamente bom” – disse Marinho e 
confirmaram-me também alguns dos mais antigos profissionais da 
ANOP que ainda hoje continuam na Lusa e se lembram bem desse e 
doutros episódios. 

“Na verdade já estava cheio da Madeira. Aquilo era pequeno, o 
ambiente asfixiante e o trabalho pouco gratificante. Regressar a 
Coimbra era aliciante. Com uma dupla vantagem: a Madeira livrava-se 
de mim e eu livrava-me da Madeira”. 

Durante a conversa, e perante algumas questões que lhe coloquei e 
casos que lhe lembrei, António Marinho Pinto confirmou que Jardim 
recebe bem, é uma pessoa simpática e tem um excelente sentido de 
humor. “O problema é que tem de se estar de acordo com ele. Se não 
leva a água ao seu moinho está tudo estragado” – disse, divertido. E 
confirmou aquilo que é já do domínio público e só não vê quem não 
quer ver: Alberto João usa sempre a mesma técnica. Primeiro 
informa-se sobre quem chega do Continente para cargos que ele 
considera relevantes e depois tenta envolver o recém-chegado, tudo 
com uma única finalidade: tê-lo do seu lado. Nessa altura, é o 
paraíso, é tudo facilidades, o melhor dos mundos, não falta nada. Se 
a coisa não é o que ele quer, o processo vai passando para outras 



fases: primeiro a ameaça velada, a seguir o fechar de portas, depois a 
perseguição se for preciso. 

“Como síntese, pode dizer-se que a pressão sobre jornalistas, 
magistrados  e outros profissionais é muita e o medo faz parte da 
paisagem imposta?” – perguntei. 

“Eu limitei-me a contar sinteticamente o que se passou comigo, o que 
eu senti, o que eu vi. As sínteses e as conclusões já não são comigo” – 
rematou o actual Bastonário dos Advogados. 

 
Contradições, ou talvez não. O ano de 1981 foi muito complicado 
para a ANOP. Começaram a surgir notícias de que o Governo 
Balsemão queria acabar com a agência pública e criar outra aberta 
aos privados. Motivos políticos estranhíssimos estavam nos 
bastidores de tal ameaça. 

Em Lisboa, a oposição a tal hipótese foi forte e dura. No Funchal, 
também – com Jardim a ter posições contraditórias, ora a favor, ora 
contra, pesando sempre qual era a fórmula mais favorável para poder 
ter uma agência a seus pés. 

Assim, quando, no início de Agosto de 1982 o Governo de Balsemão 
anunciou que ia encerrar  a ANOP, Jardim veio a terreiro mostrar a 
sua indignação por tal medida. 

Titulava o DN-M no dia 4 desse mês: “Desastroso erro político o 
encerramento da Agência” – posição de Alberto João Jardim. E o 
redactor de tal noticia – Luís Calisto – escrevia depois que estava 
montado na Madeira “o último reduto de resistência contra a medida 
assumida pelo secretário de Estado da Comunicação Social, José 
Alfaia, resistência que conta com as vozes não só de Jardim, mas 
também da esmagadora maioria das forças políticas do arquipélago”. 

Na verdade, só o CDS apoiava a decisão do Governo Balsemão de 
extinguir a agência de notícias, tendo chegado a emitir um comunicado 
onde, entre muitas outras coisas, atacava o que chamava “a situação 
principesca da senhora directora regional da ANOP” (a já referida 
jornalista Maria Virgínia de Aguiar, que tinha um relacionamento 
privilegiado com o Presidente do Governo Regional. De resto, como 
sabem os redactores mais antigos da agência, quando Jardim vinha a 
Lisboa e os contactos oficiais não funcionavam, havia sempre uma 
solução miraculosa: telefonar para casa de Maria Virginia - na altura 
não havia telemóveis -  que ela sempre arranjava maneira de o pôr em 
contacto com quem, na ANOP, precisava de lhe falar). 
 
Seja como for: ao que me dizem ‘velhas’ figuras da luta contra a 
tentativa gorada de extinção da ANOP protagonizada pelo secretário 
de Estado Alfaia, Alberto João Jardim empenhou-se a fundo nessa 
luta, apesar de um ano antes defender exactamente o contrário. Mas 
isso não é coisa que surpreenda, tantos têm sido os zigue-zagues e as 
contradições do governante ilhéu. Curioso é, neste caso, o seu 



comportamento no concreto:  ao que me contaram, o líder insular foi 
um entusiasta opositor à extinção da agência, tendo-se metido de 
corpo inteiro nessa luta e ajudado de várias formas, cabedais 
públicos incluídos.  A ANOP, pelos vistos, dava e deu muito jeito. 

 
Capítulo L 

 
Uma testemunha chamada Jaime Gama 

 
Em 1992, “O Jornal” publicou uma reportagem chamada “Madeira 
Carunchosa”. De modo estranho, os 700 exemplares chegados ao 
Funchal esgotaram-se num ápice – e Jardim, furioso, pôs o semanário 
em Tribunal. Jaime Gama foi testemunha de defesa do jornal. É 
didático, a vários níveis, conhecer o processo e ler uma súmula do 
depoimento do hoje Presidente da Assembleia da República. 
 
 
Lina Pacheco Pereira foi a repórter. A edição de “O Jornal” tinha a data 
de 27 de Março de 1992.  A manchete era clara: “Madeira carunchosa”. 
Na página 4, título a toda a largura: “Madeira, jardim poluído”. 
 
A síntese rezava assim: “Corrupção, perseguição, favores e 
cumplicidades políticas ou familiares. Muitos dos casos nem chegam à 
barra do tribunal porque os madeirenses se vão habituando a conviver 
com os escândalos como se eles fizessem parte do exercício normal do 
poder. Um dirigente de um partido da oposição foi há dias confrontado 
com um verdadeiro drama humano. Um humilde militante daquele 
partido tinha que suspender a actividade partidária porque, em troca da 
sua militância, a Junta de Freguesia do seu bairro lhe prometera 
materiais para construir uma casa. Na Madeira, o poder autoritário impõe 
as suas próprias regras. Quem não entra no jogo arrisca o posto de 
trabalho (o Governo é a maior entidade empregadora),  o negócio ou, pura 
e simplesmente, deixa de ter direito ao sossego. Nesta luta contra o poder 
laranja na Madeira, há mesmo quem só já confie em ser defendido por 
advogados do Continente. As histórias aqui contadas são apenas alguns 
exemplos de como as regras mais elementares de um Estado democrático 
estão viciadas na região autónoma da Madeira. Tão viciadas que a 
Imprensa local – com honrosas excepções – silencia as notícias 
incómodas para o poder, como aconteceu com o caso de João de Freitas 
ou do Tribunal de Contas, aqui relatados”. 
 
A reportagem de Lina Pacheco Pereira  debruçava-se fundamentalmente  
sobre quatro casos, dois dos quais também já aqui referidos através de 
outras fontes: “Ex-director da Inspecção Económica de castigo em 
armazém de raticidas”; “Expropriações em Santa Catarina: família do 
vice-presidente ganhou 40 mil contos”; “Contabilidade de Jardim sem 
rei nem roque” (com base no relatório do Tribunal de Contas referente a 
1989); “Farmácias suspeitas de burla com receitas falsas”. 
 



Jardim não gostou mesmo nada do que leu e anunciou de imediato, 
através do “JM” e  do semanário “Diabo”, que ia processar “O Jornal” – 
a quem apelidou de pasquim e jornal oficioso da ‘esquerda’ portuguesa. 
 
Contudo, o mais interessante da história – e insólito - é que, como 
noticiou “O Jornal” na semana seguinte, poucas horas depois de ter 
chegado ao Funchal a edição com a reportagem de Lina Pacheco Pereira 
estava esgotada. 
 
“Contínuos do Governo Regional e comissários políticos do PSD 
compraram ‘aos dez e quinze jornais’ de cada vez” – dizia aquele 
semanário. 
 
Os 600 exemplares que habitualmente iam para aquela região 
autónoma, mais um reforço de cem, desapareceram rapidamente dos 
habituais postos de venda. 
 
“Várias pessoas com quem “O Jornal” contactou afirmaram que essa 
medida foi pior para o Governo de Jardim, uma vez que despertou a 
curiosidade de numerosos madeirenses que habitualmente não lêem este 
semanário. Agora é a corrida às fotocópias(...)”. 
 
A defesa de Lina Pacheco Pereira e de “O Jornal” esteve a cargo de José 
Carlos Vasconcelos, prestigiado jornalista e advogado que, depois de ter 
mostrado que a matéria constante da acusação se refere a “factos 
verdadeiros, ou sobre os quais existem indícios suficientes de o serem, 
que se impunha fossem noticiados, no exercício do direito-dever de 
informar dos jornalistas, e dado o interesse público das matérias em 
causa”, sublinhou relativamente a Jardim: 
 
“Esta tentativa de processo-crime não pode porventura deixar de se 
inserir na ofensiva e tentativa de intimidação contra jornalistas livres e 
que ousam escrever sobre a sua acção política, em termos que não lhe 
agradam. E já que não pode pôr processos contra o presidente Bush ou 
grandes figuras internacionais, como o falecido Willy Brandt, envolvidos 
no ‘complot’ que a sua imaginação criou, vai-se ficando por alguns 
jornalistas do continente ‘colonialista’. De resto, a matéria concreta, os 
casos concretos, referidos no texto incriminado, não foram postos em 
causa. E não há nenhuma acusação difamatória ou injuriosa, contra o 
queixoso, ou contra o Governo Regional – há, sim, implícita, uma 
responsabilização política por uma certa situação. 
 
E só a conhecida tendência ou a convicção do queixoso de que a Madeira 
é ele pode ‘explicar’ este processo: ou alguém vê Mário Soares ou Cavaco 
Silva a mover um processo-crime a um jornal por este escrever que em 
Portugal continental há corrupção, compadrio e autoritarismo?...” 
 
O mais curioso da questão é que, mais uma vez, Jardim ameaçou, 
processou, foi notícia e, na sua óptica, ficou com a honra lavada. 



Passados meses ou anos, já com o julgamento quase a iniciar-se, 
desistiu da queixa – um acordo entre advogados tudo resolveu, neste 
caso concreto através de uma carta inócua da jornalista e do director do 
jornal, garantindo o óbvio: reiteravam que a matéria jornalística era 
factual “sem prejuízo de admitir que os títulos e destaques podiam ter 
implícitos juízos de valor”; e garantiam que não tinham qualquer 
intenção de ofender ou pôr em causa a honorabilidade pessoal do 
queixoso, nem de atingir ou denegrir a Região Autónoma da Madeira e 
seus órgãos de governo. Uma clássica entrada de leão e saída de 
sendeiro – sendo que a negociação, por parte da Madeira, esteve a cargo 
do deputado e advogado Guilherme Silva. 
  
 
O depoimento de Gama. Com este desfecho, as testemunhas não 
entraram em acção – e o que tinham a dizer não foi dito. 
 
Contudo, como testemunha de defesa de “O Jornal”, o deputado Gama 
enviou  por escrito o seu depoimento, que ficou apenso ao processo. 
 
Ao lê-lo, sorri: Gama entendeu que o melhor testemunho que poderia 
prestar era apresentar em Tribunal a sua longa intervenção no debate 
sobre o défice democrático na Madeira, que se realizou na Assembleia 
da República em Maio de 1992. 
 
Na impossibilidade de aqui o reproduzir na íntegra, fico-me pelas “sete 
observações à saúde institucional da Região Autónoma da Madeira e da 
prática política aí conduzida pela maioria regional”, que são parte 
relevante do documento. 
 
Embora à primeira vista essas sete observações possam parecer uma 
opção pouco adequada à defesa de um texto jornalístico em Tribunal, a 
meu ver era uma peça relevante na problemática em causa – como 
ainda hoje é um texto de grande utilidade para quem quiser conhecer o 
que ao longo dos anos tem sido o regime vigente na Madeira. 
 
Sublinhando que este texto é de 1992, passo a citar as referidas sete 
observações: 

1 – Um peso asfixiante do poder político-partidário e da Administração 
sobre a economia e a sociedade 

 
Num espaço relativamente pequeno como é o de uma ilha, o 
hiperdimensionamento da máquina política e administrativa acaba por 
voltar-se contra a dinâmica crítica e criadora da sociedade civil, 
atrofiando parte dos seus potenciais. A confusão entre Administração e 
partido, aliada à confusão entre poder institucional e poder pessoal, 
agrava o fenómeno de centralização, retirando as desejáveis margens de 
liberdade. Com o volume excessivo da administração regional, na 



Madeira, com notáveis excepções, é enorme a quantidade dos que 
trabalham para a Administração, dela dependem ou a ela querem 
acolher-se. Daqui nasce o nada saudável fenómeno de uma gigantesca 
clientela, agravado pela conexão entre as esferas do partidário, do 
público e do privado. Dificilmente cidadãos, associações ou empresas se 
libertam dessa teia de dependências, e os que o fazem receiam sempre 
algumas consequências. 

A autonomia, correctamente entendida, requer aligeiramento desta carga 
obsessiva do trio partido-política-administração e mais dinamismo para a 
intervenção da sociedade, das empresas, das associações e dos 
cidadãos. 

2 -  A notória falta de regras nas contas regionais 

Se excepcionarmos o problema da derrapagem na dívida pública regional 
(cerca de 100 milhões de contos), a que os governos da República têm 
procurado dar resposta com sucessivos programas de reequilíbrio 
financeiro, a panorâmica da utilização dos dinheiros públicos na Região 
não é nada tranquilizadora: não existem informações sobre a atribuição 
de subsídios; quando existem, não se fundamentam em normas legais; os 
apoios financeiros às autarquias não se baseiam em critérios 
minimamente objectivos e são feitos totalmente à margem da Lei de 
Finanças Locais, com significativos favoritismos partidários; os 
orçamentos regionais são feitos sem o menor realismo quanto à previsão 
de receitas e despesas; a concessão de avales processa-se em termos de 
profundo descontrole; não está eliminado o favoritismo na outorga de 
contratos ou na concessão de empreitadas; a escrituração e 
contabilização do movimento da dívida regional enferma de graves 
lacunas; não existem elementos convincentes sobre o sector público 
regional; e o facto de serem muito duvidosos os elementos de fiabilidade 
de escrita e contabilidade da tesouraria do Governo Regional levou a que 
não fosse possível ao Tribunal de Contas julgar a conta do tesoureiro da 
Região referente a 1989. 

A tudo isto acresce o facto de que não são publicados dados estatísticos. 
A credibilidade do sistema autonómico exige uma clara transparência 
quanto à utilização de dinheiros públicos por parte da administração 
regional madeirense. 

3 -  Um irrespirável controlo governamental da comunicação social 
pública. 

A RTP/Madeira tem um director nomeado mediante parecer vinculativo 
do Governo Regional e é hoje um órgão de propaganda continuada do seu 
Presidente. 



Contrariando o movimento de privatização da imprensa, as autoridades 
regionais compram publicações, umas para as fechar, outras para lhes 
ditar a orientação. 

Conjugando a concessão de subsídios com os contratos de publicidade, o 
Governo Regional procura influenciar a linha editorial da imprensa 
independente. 

O visionamento prévio de reportagens, a retirada do mercado de números 
com artigos incómodos, a condenação pública de jornalistas e periódicos, 
tudo serve para manter na Madeira um clima de ausência de informação 
e discussão, sem paralelo em qualquer outro ponto do território nacional. 

A autonomia democrática é incompatível com a repetida utilização de 
técnicas primárias de acção psicológica, antes exige uma opinião pública 
responsável, adulta e rectamente formada. 

4 -  Um clima de permanente intimidação sobre os discordantes 

Quando, em qualquer parte, os poderes democráticos fomentam o próprio 
sentido crítico, o julgamento independente, o espírito analítico, a 
controvérsia, a discordância, a confrontação aberta de pontos de vista, o 
Governo Regional da Madeira intimida, por sistema, todo aquele que 
ousar divergir. 

Notas oficiosas que, em princípio, se devem destinar ao esclarecimento 
das populações sobre questões de interesse público, são, frequentemente, 
usadas para insultar os autores de qualquer apreciação menos conforme 
com os valores oficiais. 

O Presidente do Governo não se inibe, minimamente, de insultar, com os 
mais gravosos impropérios, qualquer cidadão que exerça o direito de 
pronunciar-se de forma heterodoxa em relação aos méritos da 
administração regional. Os funcionários públicos são proibidos de emitir 
opiniões (há processos por delitos de opinião) e os seus pareceres são 
obrigados a não terem pontos de vista discordantes do Governo Regional. 
Nos conselhos directivos das escolas só elementos da confiança do PSD 
têm direito a assumir funções. 

Numa sociedade tradicional, em que ninguém aprecia sobremaneira ver o 
seu nome agredido ou insultado, o peso intimidatório do terrorismo verbal 
- a que recorrem, por sistema, o principal responsável do Governo ou o 
líder parlamentar regional do PSD - é um poderoso factor de inibição e 
bloqueamento político. 

O reforço da autonomia madeirense exige, em absoluto, o fim deste 
género de práticas. Democracia não é tirania da maioria. 



5 - O desrespeito pela oposição - por toda e qualquer oposição -, 
nomeadamente na Assembleia Regional. 

 
Para o poder instituído na Madeira a oposição não é uma outra forma de 
servir os interesses do arquipélago, uma alternativa possível à 
governação regional ou um fiscalizador saudável e necessário dos actos 
governativos. Não! A oposição é, pura e simplesmente, um bando de 
criminosos, tratados como animais e não como pessoas de bem. 

Seja comunista, UDP ou CDS, seja independente ou PS, um oposicionista 
ao PSD/Madeira não tem a menor razão para existir. A redução a nada, 
à ínfima espécie dos mais abjectos e desprezíveis dos seres, a sua 
fustigação como trânsfugas, delinquentes ou traidores, é um dos mais 
perturbantes aspectos da filosofia e da prática políticas do PSD regional. 

É, aliás, dessa derrapagem totalitária - que só não assiste a graus mais 
elevados de concretização final em virtude do enquadramento nacional - 
que decorre o nível de funcionamento da Assembleia Regional, um órgão 
parlamentar em que é extremamente difícil e raro interpelar o Governo, 
realizar sessões de perguntas, obter respostas a requerimentos, constituir 
comissões de inquérito. 

A transmissão de algumas peças do debate da interpelação suscitada, 
há dias, pelo PS na Assembleia Legislativa Regional da Madeira - e a 
farsa condenatória que ali ocorreu no dia seguinte -, deu a conhecer a 
muitos portugueses o que significa a democracia parlamentar para o PSD 
daquela Região Autónoma. 

A autonomia reclama um outro entendimento das funções positivas da 
oposição, o seu direito de audição pelo Governo em matérias de interesse 
regional, uma urgente revalorização da dignidade institucional da 
Assembleia Regional da Madeira. 

 
6 - O procurado confronto sistemático com as instituições. 

 
A lógica de actuação do PSD/Madeira é, de há muito, a lógica do poder 
de facto, à margem das instituições e contra elas. 

Durante 16 anos, a Região viveu sem estatuto definitivo, um capricho 
longamente tolerado e sistematicamente usado numa paranóia de 
confrontação cega a que ninguém escapa. 

Um sindicato, uma associação ou um partido discordam - são 
sumariamente julgados, condenados e politicamente executados. 



Um empresário não percorre o corredor certo para a obtenção de graças - 
é um capitalista ordinário. 

Um jornalista, ou um jornal, não obedece - não leva subsídios, corta-se-
lhe a publicidade, compra-se a edição ou a empresa, insulta-se e calunia-
se. 

Um bispo atreve-se a referir condições de extrema pobreza e 
promiscuidade - apanha com uma nota oficiosa. 

A polícia ou os tribunais querem exercer as suas funções de forma 
independente - terão de ser regionalizados. 

As Forças Armadas não se coadunam com os caprichos da autoridade 
existente na Região - são um bando de efeminados e cobardes. 

O Ministro da República atreve-se a vetar um diploma - é cubano. 

O Primeiro-Ministro e o Governo não pagam a dívida - «não precisamos do 
PSD nacional para nada e se for preciso temos sempre o recurso àqueles 
argumentos que se sabe». 

A Assembleia da República quer discutir a Madeira - não é competente e 
os seus membros, a começar pelos do PSD, pertencem a uma classe 
política sem nível. 

O Presidente da República diz que há um défice democrático na Região - 
não merece que se levantem da cama para o reeleger. 

Este activismo, que se alimenta ainda da sempre tenaz conspiração 
contra a Madeira, arrasa e não deixa ninguém de pé. 

Com os anos, na democracia portuguesa, tudo se civilizou, excepto este 
furor contra as instituições, as pessoas e até as coisas. 

A autonomia regional precisa, na Madeira, de mais serenidade e de outro 
sentido das responsabilidades cívicas, políticas e institucionais. 

7-  Uma concepção isolacionista - e isolada - de autonomia. 
 

A doutrina do PSD/Madeira sobre o modelo autonómico desejável é a de 
que ele se define, principalmente, pela negação. 

Quando em toda a parte se esbatem barreiras de informação, circulação, 
comunicação - para mercadorias, para bens, para capitais, para ideias e 
para pessoas - o poder autonómico PSD/Madeira coabita, com 
agressividade desmesurada, num espaço nacional que a concretização 
da integração europeia forçosamente está a conduzir a outros padrões de 



cooperação, entendimento mútuo, comparticipação, activa solidariedade e 
entreajuda generalizada 

Ora, a autonomia existe para vencer barreiras e não para que se 
transforme ela própria, a autonomia, em mais uma barreira. Isso seria o 
pior de todos os anacronismos e a negação da ideia mesma que levou à 
admissão, na Constituição democrática, de regimes específicos de 
autonomia político-administrativa com órgãos de governo próprios, para 
os arquipélagos insulares portugueses, cujas desigualdades e 
assimetrias se pretendia superar. 

É cada vez mais necessário substituir um modelo isolacionista, isolado e 
confrontacional de autonomia por um conceito e uma prática 
integradores, participantes, solidários e construtivos da autonomia 
regional. 

Se não é lícito duvidar da legitimidade do PS para tematizar as questões 
que acabei de enunciar, ninguém deverá, por outro lado, pretender 
confundir os objectivos políticos com que foram formuladas as 
observações precedentes. Disse-o e repito-o: não se trata de lançar um 
anátema, trata-se de contribuir para que, de futuro, possam ser evitados 
abusos, corrigidas anomalias, eliminadas deficiências e défices e 
repostos padrões inquestionáveis de funcionamento institucional numa 
Região Autónoma que tanto prezamos”. 

Há 18 anos, Gama descrevia assim o regime autonómico de Jardim. Era 
o tempo em que até apelidou o líder insular de “Bokassa da Madeira”. 
 
O diabo, porém, é que em 2009, quando Gama, já Presidente da 
Assembleia da República, visitou oficialmente a Madeira, em plena 
Assembleia Legislativa referiu-se a Jardim como “figura ímpar” e 
“combatente político em democracia”, elogios fortemente aplaudidos 
pela bancada laranja e que reiterou mais tarde em entrevista à RDP. 
 
Alguém pode explicar esta mudança? Ou será que Bernardino da 
Purificação, autor de blogue madeirense “Terreiro da Luta” tinha razão 
quando, em 18 de Março de 2009, analisou a questão dos elogios de 
Gama a Jardim num texto intitulado “O trabalhinho do dr. Gama”: 
 
“Para os mais esquecidos recordo que na mente preclara do dr. Gama já 
não há uma sombra sequer do Bokassa de tempos idos ou do défice 
democrático de má memória. Onde antes havia um ditador há agora um 
ilustríssimo democrata. E o patriota imenso que o dr. Jardim obviamente 
agora é, nada tem a ver com o famigerado separatista de outros tempos. 
As coisas mudaram, em suma. Mudou evidentemente o dr. Gama. E 
mudou, pelos vistos, também o dr. Jardim. A maçada é que ninguém 
percebeu em que ponto da política lusa se produziu o clique que deu 
origem a tão acentuada mudança. Bora lá perguntar ao dr. Gama quando 
e como foi? Ao dr. Jardim não vale a pena que ainda é capaz de nos fazer 



um manguito, mandar bardamerda ou levar a tribunal. Mas já que o dr. 
Gama é um senhor polido e paciente, e uma vez que preside ao órgão de 
soberania que o seu inesperado ídolo, em vistosas cuecas, mandou um 
dia àquela parte, há-de fazer-nos certamente o favor do esclarecimento 
conveniente. Mas note-se. Não me refiro ao esclarecimento que 
pessoalmente lhe convenha. Refiro-me ao outro. Àquele que a seriedade 
não dispensa”. 


