
Público • Domingo 27 Setembro 2009  • 39

Contribuinte n.º 502265094

Depósito legal n.º 45458/91

Registo ICS n.º 114410

E-mail publico@publico.pt Lisboa 
Rua de Viriato, 13 – 1069-315 Lisboa; 
Telef.:210111000 (PPCA); Fax: Dir. 
Empresa 210111015; Dir. Editorial 
210111006; Agenda 210111007; 
Redacção 210111008; Publicidade 
210111013/210111014 Porto Rua de João de 
Barros, 265 – 4150-414; Telef: 226151000 
(PPCA) / 226103214; Fax: Redacção 

226151099 / 226102213; Publicidade, 
Distribuição 226151011 Coimbra 
Rua do Corpo de Deus , 3, 2º – 3000-
176 Coimbra Telef.: 239829554; Fax: 
239829648 Madeira Telef.: 934250100; 
Fax: 707100049 Proprietário PÚBLICO, 
Comunicação Social, SA Sede: Rua 
de João de Barros, 265, 4150 Porto 
Impressão Unipress, Travessa de 
Anselmo Braancamp, 220, Arcozelo/4405, 
Valadares; Telef.: 227537030; Mirandela 
– Rua de Rodrigues Faria, 103, 1300 

Lisboa; Telef.: 213613400; Fax: 213613469 
Distribuição Logista Portugal – 
Distribuição de Publicações, SA; Lisboa: 
Telef.: 219267800, Fax: 219267866; Porto: 
Telef.: 227169600/1; Fax: 227162123; 
Algarve: Telef.: 289363380; Fax: 
289363388; Coimbra: Telef.: 239980350; 
Fax: 239983605. Assinaturas 808200095
Tiragem média total de Agosto
57.524 exemplares

Membro da APCT – Associação 

Portuguesa do Controlo de Tiragem

Derivações das duas crónicas anteriores, quanto ao email do provedor e à quantidade de fontes jornalísticas

Assuntos internos

N
a sexta-feira 18 de Setembro, José Manuel 
Fernandes ( J.M.F.) reenviou ao provedor 
uma troca de correspondência electró-
nica interna com a seguinte indicação: 
“Uma vez que há registo de forwards [re-

encaminhamentos] de mails com o mesmo título 
deste mail enviados para ti nos minutos seguintes 
ao último mail que recebi do Tolentino [de Nóbrega, 
correspondente do PÚBLICO no Funchal], e nenhum 
depois da minha resposta, entendi que era melhor 
tomares conhecimento de tudo”. Por detrás desta 
abertura havia a muito desagradável revelação de 
que se fi zera levantamento de comunicações entre 
um jornalista do PÚBLICO e o provedor. A circuns-
tância levou o provedor, na crónica anterior (“A ques-
tão principal”), a considerar “que a sua correspon-
dência electrónica, assim como a de jornalistas deste 
diário, fora vasculhada sem aviso prévio pelos res-
ponsáveis do PÚBLICO”, explicando o que entendia 
como tal: “Detecção de envios e reenvios de e-mails 
entre membros da equipa do jornal (e presume-se 
que também de e para o exterior)”.

J.M.F. desmentiria o provedor num post scriptum 
ao editorial da passada terça-feira: “Ao contrário do 
que afi rmou o provedor do leitor, ninguém nesta em-
presa lhe ‘vasculhou’ a correspondência”. Porém, no 
dia seguinte, numa reunião do Conselho de Redac-
ção (CR) do PÚBLICO, e segundo a respectiva acta, 
o director, interpelado sobre a questão, explicaria 
que “se olhou para o registo das entradas e saídas de 
mails”. O provedor não encontrou diferença entre 
estas palavras e o que afi rmou ter acontecido (“de-
tecção de envios e reenvios de e-mails”), pelo que 
não alcançou então o sentido do desmentido.

A pesquisa, destinada a averiguar se houve fuga 
interna de informação que permitiu ao Diário de 
Notícias fazer manchete, naquela mesma sexta-fei-
ra, com um e-mail trocado em Maio de 2008 entre 
dois jornalistas do PÚBLICO, terá incidido no correio 
electrónico de todos aqueles que, nessa semana, no 
âmbito de uma discussão a propósito da crónica do 
provedor publicada há 15 dias (“Subitamente neste 
Verão”), receberam na redacção o reencaminha-
mento da mensagem em causa. Foi monitorizada a 
correspondência electrónica dos seis membros da 
direcção editorial, assim como de dois outros jor-
nalistas envolvidos no caso. J.M.F. explicou ao CR, 
segundo a acta já citada, que “pediu aos informáti-
cos (...) para averiguarem se, entre as oito pessoas 
incluídas no destinatário da mensagem em causa, 
alguma tinha feito forward de qualquer mensagem 
com o mesmo título da primeira mensagem em que 
surge o mail de Maio de 2008”. Tendo-se apurado 
que o provedor também recebera uma mensagem 
contendo presumivelmente o explosivo e-mail, ele 
passou, da mesma forma, à condição automática 
de suspeito. Mas, ao CR, J.M.F. afi rmou não saber 
se o provedor iria ser ouvido, esclarecendo que a 
decisão cabia à comissão de inquérito (o provedor 
está ao dispor).

A administração da empresa proprietária do PÚ-
BLICO defende a legalidade da operação, e o prove-
dor nunca disse o contrário. Mas esse procedimento 
ignora a especifi cidade de uma empresa jornalística, 
onde se trabalha na base do sigilo profi ssional. Por 
isso, se não é ilegal, será pelo menos ilegítimo, pois 
ao verifi car-se o registo de entradas e saídas de mails 
de jornalistas pode-se a violar a confi dencialidade 
de fontes de informação suas.

Entretanto, já ontem, sábado, J.M.F. garantiu ao 
provedor que tal pesquisa se limitou a incidir ape-
nas em e-mails com o mesmo título da mensagem 
inicial. Não sendo perito em informática e não tendo 
meios para verifi car o método seguido, o provedor 
considera que, se foi esse o caso, terão fi cado bas-
tante diminuídos os efeitos negativos que a acção 

pudesse vir a ter. Reafi rma porém 
ser uma surpresa no mínimo des-
confortável perceber de súbito que 
alguém registou movimentações 
no seu correio electrónico (mesmo 

que, ao que lhe foi assegurado, apenas recebimento 
de mensagens).

A
inda sobre o tema das duas crónicas men-
cionadas – que analisavam as manchetes 
de 18 e 19 de Agosto dando conta de que 
a Presidência da República (PR) se con-
siderava espiolhada por outro órgão de 

soberania –, a jornalista que assinava a primeira no-
tícia, São José Almeida (S.J.A.), escreveu ao provedor 
logo após a publicação da crónica inicial exprimindo 
“perplexidade” por aí se concluir que existira uma 
só única fonte para os dois artigos. “Como chega à 
conclusão de que a notícia que escrevi tem apenas 
uma fonte de informação?”, inquiriu. “Que dados tem 
sobre o assunto que eu, autora da notícia, não tenho? 
Desde quando o facto de apenas ser citada uma fonte 
ofi ciosa, identifi cada através do seu estatuto ofi cial de 
membro da Casa Civil do Presidente da República e 
por isso com todo o peso inerente a essa condição, o 

leva a concluir que há só uma fonte? Onde foi buscar 
tal ideia? Como é que consegue saber mais da minha 
vida do que eu, uma vez que sabe que apenas falei 
com uma pessoa – o que é mentira?”

Julga o provedor que os acontecimentos subse-
quentes viriam reforçar a sua conclusão de que só 
existiu uma fonte. Aliás, o texto invoca apenas um 
solitário “membro da Casa Civil da PR”, e a própria 
S.J.A., numa das respostas dadas ao provedor, es-
creveu que “a notícia é feita precisamente com as 
declarações de um membro da Casa Civil do Presi-
dente da República”. Ora, está hoje razoavelmente 
estabelecido que uma única fonte forneceu ao PÚ-
BLICO a matéria da primeira notícia – e também da 
segunda (onde não se citam fontes, mas se recorre 
à ambígua fórmula “ao que o PÚBLICO sabe”). Se 
o jornal possuía outras fontes, não se percebe por 
que não as mencionou. E se o PÚBLICO falou, por 
hipótese, com a empregada da limpeza do Palácio 
de Belém, só para poder dizer que consultou mais 
do que uma fonte, o facto não é relevante de acordo 
com as regras jornalísticas, pois a confi rmação de 
informações por duas ou mais fontes implica que 
estas sejam independentes entre si.

De resto, nunca pareceu ao provedor que, neste 
caso, o valor da manchete se reforçasse com o re-
curso a mais fontes. A notícia deve ser tomada pelo 
seu valor facial: não revela o que há, mas sim o que 
alguém diz que há (na circunstância, uma suspeita 
de Belém quanto a estar sob vigilância). Ora, se esse 
alguém já declarara tal convicção ao PÚBLICO, com 
toda a carga política implícita, seriam despiciendas 
outras fontes da PR, a dizer precisamente o mesmo. 
Aliás, quem o podia desmentir nunca o fez – pelo 
contrário, tanto do Presidente Cavaco Silva como 
dos seus homens continuam a ser emitidos sinais 
de que se mantém essa mesma supeita.

O grande problema, conforme o provedor apon-
tou, foi o facto de o PÚBLICO ter fi cado refém dessa 
fonte (ou fontes, a crer em S.J.A.), tolhido na sua am-
plitude de movimentos para investigar uma matéria 
de elevado interesse político e enormes implicações 
nacionais. O resto é (será) História.

Joaquim 
Vieira
Provedor
do leitor

O grande problema foi o

facto de o jornal ter ficado

refém da fonte de Belém

Uma diferença de milhão

a ”O artigo Mais de 9,4 milhões de 
eleitores podem votar este domingo 
[PUBLICO.PT de ontem] debita can-
didamente, e de forma que só posso 
imaginar que esteja largamente des-
contextualizada, números publica-
dos no Diário da República [DR], para 
informar que haveria cerca de 9,4 
milhões de eleitores prontos a votar 
no dia 27”, constata o leitor Sérgio 
Carvalho, para depois fazer contas 
elementares: “Se descontarmos os 
72 mil eleitores registados na Europa 
e os 94 mil registados no resto do 
mundo, isso dá mais de 9,25 milhões 
de eleitores dentro das fronteiras 
nacionais. Por outras palavras, os 
10 milhões de habitantes do país 
contariam com menos de 750 mil 
jovens (apenas 7,5% da população) 
abaixo dos 18 anos” (o provedor cal-
cula que essa percentagem actual 
seja o dobro, ou até um pouco mais). 
Continua o queixoso: “Bem sei que 
esta geração tem difi culdade com 
números, mas, que diabo, não lhe 
passará pela cabeça a mais pequena 
dúvida sobre o absurdo destas pseu-

do-estatísticas? Não lhe ocorreria 
que deverá haver aqui alguma con-
dição adicional, como por exemplo 
tratar-se de totais de recenseamento 
(i.e., incluindo os falecidos) ou algo 
do género?”
É um facto que a informação consta 
do DR, tido como fonte indesmentí-
vel, mas também o é a incongruên-
cia apontada pelo leitor, pelo que o 
texto careceria de investigação mais 
apurada. Nem seria preciso ir muito 
longe: há escassos dias foi divulgado 
um estudo de dois politólogos, José 
Bourdain e Luís Humberto Teixeira, 
que aponta para a existência, nas 
legislativas que hoje decorrem, de 
quase um milhão de “eleitores fan-
tasmas” registados nos cadernos 
eleitorais, devido ao não-abatimento 
dos mortos e a duplas inscrições.
É apenas mais um caso na difícil re-
lação entre jornalistas e números, já 
aqui amplamente mencionada. Eis 
outro, comunicado pelo leitor João 
Brandão: “Em 27 de Junho, na secção 
de Economia (e estes deveriam saber 
um pouco mais) não se fi ca a saber 

as cotações das moedas. Na pág. 16, 
está a tabela Divisas e, na pág. 17, 
outra intitulada ‘Mercado Monetário 
Cambial’: na primeira, euro/dólar 
1.,407; na segunda, um euro vale 
1,3007 dólares dos EUA; na primeira, 
euro/libra 0.8519; na segunda, um 
euro vale 0,6676 libras esterlinas; 
na primeira, euro/iene 133,78; na se-
gunda: um euro vale 158,0600 ienes. 
Não bate a bota com a perdigota. São 
números, e quem os publica fi ca ob-
nubilado e não pensa no que escreve. 
Simplesmente ignora-os.
E outro ainda, do leitor Rui Farinas: 
“Na pág. 21 do PÚBLICO de 6 [de 
Agosto] (edição do Porto, secção 
Local) pode ler-se um título de no-
tícia dizendo que em determinado 
local ‘se produzirão X megawatts 
de energia por dia’. Não haverá nin-
guém no PÚBLICO que explique que 
watts (e seus múltiplos) são unidade 
de potência, e que a unidade de ener-
gia é o watt.hora e seus múltiplos? E 
que no corpo da notícia continuam 
as asneiras quando se fala em produ-
ções de megawatts por hora?”

PEDRO CUNHA

sirius
Text Box
Público • Domingo 27 Setembro 2009




