[1 de July de 2019]

O cartunista António e os jornalistas Victor Bandarra, Ana Luisa Rodrigues, Virgílio Azevedo, Mário Rui Cardoso, Diogo Cardoso, Sofia da Palma Rodrigues, Paulo Novais e Ricardo Esteves Ribeiro foram os vencedores dos Prémios Gazeta 2018. O júri atribuiu o Gazeta de Imprensa Regional ao trimensário “Notícias de Gouveia”.

Os Prémios Gazeta , os mais prestigiados do jornalismo português, são uma iniciativa anual do Clube de Jornalistas, com o Patrocínio do Santander e da Galp Energia.

Ler mais…
Imagem

CJ na TV

[Javascript required to view Flash movie, please turn it on and refresh this page]

Emissão de 14 de Janeiro, de 2009

Video

[Javascript required to view Flash movie, please turn it on and refresh this page]

Sede do Clube de Jornalistas, Rua das Trinas

Audio

Podcast CJ Online

Brevemente!

Notícias »

Assembleia-geral do Clube de Jornalistas é já amanhã
[11 de November de 2019]

A Assembleia-Geral do Clube de Jornalistas está convocada para o próximo dia 12 de novembro, pelas 18 e 30, na sede do CJ, para apreciação e votação do relatório e contas da Direcção, relativos a 2015/2018, e parecer do Conselho Fiscal. É uma assembleia importante, em que será analisado o que se tem feito, o estado das finanças do Clube e os planos  para os próximos tempos.

Ler mais…

Opinião »

Umberto Eco, media e mentiras
[11 de November de 2019]

A crise (econômica, política, social e cultural) da qual a Itália ainda não recuperou, pode ser vista como a herança da era neoliberal de Berlusconi. Herança que tem nos media, no mau jornalismo que tomou conta daquele país, um dos seus principais corresponsáveis. (Ângela Carrato)

Ler mais…

Opinião »

Se não verificas não é jornalismo
[11 de November de 2019]

O vício de deixar a meio uma informação ou de basear uma pergunta em coisa nenhuma, feita apenas para causar dano, é grave em política, naturalmente, por ser estranho ao exercício ético desse ofício. Em jornalismo é altamente perigoso, tanto ou mais que em política, porque da informação depende o crédito que a sociedade dá aos factos, para fazer os seus negócios ou para tomar as suas decisões. Agora, qualquer coisa se pode dizer, nas redes ou nos media, e deixar a meio caminho a sua confirmação, esperando, como Bob Dylan, que sopre o vento e que este faça o seu imparável trabalho. (Juan Cruz Ruiz)

Ler mais…

Notícias »

Lucros da Cofina sobem 18% para 1,24 milhões no terceiro trimestre
[10 de November de 2019]

O resultado líquido da Cofina subiu 18,3% no terceiro trimestre de 2019, em termos homólogos, para 1,24 milhões de euros, anunciou esta quinta-feira a dona do “Correio da Manhã” e do “Jornal de Negócios”.

Ler mais…

Opinião »

Cofina mais Media Capital – novos e perigosos tempos
[10 de November de 2019]

A eventual compra da Media Capital, proprietária da TVI, pela Cofina, comandada por Paulo Fernandes, dona do Correio da Manhã e da CMTV, constituirá uma gravíssima alteração na já de si altamente preocupante situação da propriedade dos media em Portugal, caracterizada pela concentração num reduzido número de grupos económicos ligados ao grande capital, com larga participação da banca. (Fernando Correia)

Ler mais…

Notícias »

Director da TSF demitiu-se
[8 de November de 2019]

O diretor da rádio TSF anunciou na noite desta quinta-feira aos funcionários da estação que ia abandonar o cargo — noticiou o “Correio da Manhã”.

Ler mais…

Opinião »

Aproximação ao conceito de multimédia segundo os planos comunicativo e instrumental
[8 de November de 2019]

Apesar da sua popularidade, o conceito de multimedia aparece confuso tanto em círculos académicos como entre os profissionais da comunicação. Neste trabalho, o professor Ramón Salaverría, da Universidade de Navarra, começa por descrever duas concepções do multimédia: a comunicativa (a que alude às características retóricas das mensagens) e a instrumental (a que afecta a a organização dos media através dos quais se comunicam essas mensagens).

Ler mais,,,

Opinião »

EUA: Jornalistas em campanha contra ameaças à liberdade de imprensa
[8 de November de 2019]

Mais de 20 dos principais media lançam uma campanha de protecção da liberdade de imprensa nos Estados Unidos.

Ler mais...

Opinião »

Um fotógrafo retratou o que não sai nas notícias da Venezuela
[8 de November de 2019]

A Venezuela é muito mais do que a torrente de notícias sobre a terrível situação que ali se vive. Um lugar de contrastes, que Arturo Macías teve a oportunidade de conhecer amplamente, enquanto recolhia material para criar uma série que denomina “Viagem onírica pela pele da Venezuela”.

Ler mais…

Foto de Arturo Macías

Notícias »

Boas práticas e ética no jornalismo brasileiro são temas numa série de ‘podcasts’
[7 de November de 2019]

O Observatório da Imprensa (Brasil) publica o primeiro dos cinco episódios da série de podcasts “Cartas na Mesa – Jornalismo em Foco”, parceria com o curso de jornalismo da ESPM. No programa de abertura, o tema do debate é “Desafios e oportunidades para maior governança ética do jornalismo brasileiro”.

Ler mais…