[27 de November de 2019]

A adoção de “formas de “incentivo geral e abstrato, por isso insuscetíveis de manipulação do poder político” à Comunicação Social foi ontem defendida pelo Presidente da República na cerimónia de atribuição dos Prémios Gazeta 2018, realizada no Pestana Palace Hotel, em Lisboa. Repetindo o apelo aos poderes públicos que lançara, no mesmo palco, há um ano, desafiou as associações de imprensa a reapresentarem as suas propostas ao Parlamento, nesta fase prévia à elaboração do Orçamento do Estado para o próximo ano.

Ler mais…
CJ na TV

[Javascript required to view Flash movie, please turn it on and refresh this page]

Emissão de 14 de Janeiro, de 2009

Video

[Javascript required to view Flash movie, please turn it on and refresh this page]

Sede do Clube de Jornalistas, Rua das Trinas

Audio

Podcast CJ Online

Brevemente!

Notícias »

ERC legaliza mais um site que tinha classificado como de desinformação
[28 de January de 2020]

Em abril de 2019, a ERC referiu o site “Bombeiros 24” como de desinformação. Pouco tempo depois, porém, propôs-lhe a legalização e legitimação, via registo como de “informação geral”. É o segundo caso identificado pelo “DN”, depois do “Notícias Viriato”. BE requereu audição urgente da ERC no Parlamento. (Fernanda Câncio)

» ERC justifica legalização com argumentos burocráticos

Ler mais…

Opinião »

O jornalismo na era das ‘fake news’
[28 de January de 2020]

Uma reflexão de Carlos Elías, catedrático de jornalismo na universidade Carlos III de Madrid, sobre o jornalismo e os pilares que o definem: a comunicação, a informação e a veracidade.

Ler mais…

Notícias »

ERC dá parecer favorável à nova direcção de informação da RTP
[28 de January de 2020]

A Entidade Reguladora para a Comunicação anunciou que deu “parecer favorável à nova direção de informação da RTP”, 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada.

Ler mais…

Opinião »

A BBC é um pilar da civilização. Não admira que os populistas a queiram destruir
[28 de January de 2020]

Os valores do Iluminismo são um anátema para os que apenas crescem entre a ignorância generalizada. (Will Hutton)

Ler mais…

Notícias »

SJ analisa propostas de apoio aos media
[27 de January de 2020]

O Sindicato dos Jornalistas vai analisar publicamente amanhã, 28 de janeiro, em conjunto com outras organizações do sector, as propostas do governo e do Parlamento para apoiar a comunicação social. A reunião decorrerá, a partir das 11 horas, na Casa da Imprensa, em Lisboa.

Ler mais…

Notícias »

Isabel dos Santos vai processar Consórcio internacional de jornalistas
[27 de January de 2020]

A empresária angolana anunciou num comunicado que irá recorrer à sociedade de advogados internacional Schillings Partners. “Refuto as alegações infundadas e afirmações falsas”, disse.

Ler mais…

Opinião »

ERC regista como “informativo” site de desinformação e propaganda
[27 de January de 2020]

Em novembro, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social registou como “publicação de informação geral” um site que se apresenta como “jornal diário online“, sem qualquer jornalista responsável e que está na lista de “vigilância” do ISCTE para sites de desinformação. Solicitada a esclarecer, a ERC não respondeu. (Fernanda Câncio)

Ler mais…

Opinião »

Sessenta exemplos de machismo e sexismo na imprensa e na publicidade
[27 de January de 2020]

Um blogue argentino dedicado às questões de género compilou 60 casos de títulos e imagens de cariz sexista que apareceram na imprensa de vários países. Uma das principais fontes de material machista é a imprensa desportiva, da qual se esperaria uma atitude mais séria no que se refere ao tratamento de imagem da mulher.

Ler mais…

Opinião »

Como redefinir o jornalismo para que o negócio não se afaste da defesa da democracia
[27 de January de 2020]

O jornalismo é um negócio. Um tanto especial, sim, mas um negócio. E é porque aspira a gerar benefícios vendendo algo, ainda que seja esse algo precisamente o que o torna especial. (Borja Ventura)

Ler mais…

Opinião »

“The Guardian”: campanha contra Glenn Greenwald é um ataque à democracia e à liberdade de imprensa
[26 de January de 2020]

A decisão do governo de extrema-direita do Brasil de acusar o jornalista Glenn Greenwald de cibercrimes é um ataque à democracia bem como à liberdade de imprensa – afirma em editorial o diário britânico “The Guardian”.

Ler mais…