Home » Prémios Gazeta 2007

Prémios Gazeta 2007

Reunido na sede do Clube de Jornalistas, o Júri dos Prémios Gazeta decidiu atribuir o Grande Prémio Gazeta 2007 a Joaquim Furtado, pela série de reportagens sob o título genérico “A Guerra” transmitidas pela RTP no ano em análise, que, na opinião do júri, se assume de forma incontroversa como um trabalho jornalístico de excepcional qualidade. Estamos perante uma investigação baseada numa cuidadosa e criteriosa pesquisa de arquivo, mas cuja construção narrativa, ao cruzar géneros jornalísticos diferenciados, possibilita uma reconstituição de grande significado documental que, simultaneamente, permite uma melhor compreensão e abre novas perspectivas de abordagem sobre um período e acontecimentos de importância fundamental na nossa História recente, cujas repercussões e consequências sociais ainda estão longe de estar apagados. Com rigor e isenção, sem cedências perante a utilização sensacionalista de imagens chocantes mas também sem iludir a crueza trágica dos factos, a série de reportagens constitui, pela sua coragem temática e pelo seu valor jornalístico, um inestimável contributo para a recuperação da nossa memória colectiva, num tempo em que vários factores e vontades se conjugam para a tentativa do seu apagamento.

Na sequência da atribuição do Prémio Gazeta, o júri fez questão em relevar o facto de, particularmente na televisão, se ter assistido ultimamente a uma revalorização da reportagem como género jornalístico autónomo e com espaços próprios, sublinhando que, nomeadamente quando se trata de jornalismo de investigação, este só se torna verdadeiramente possível quando aos profissionais envolvidos são proporcionados o tempo e os meios julgados necessários.

O Prémio Gazeta Revelação foi atribuído a João Luz, colaborador da revista “Visão”, pelo conjunto de trabalhos apresentado a concurso, “Eu, vegetariano”, “Quanto custa criar um filho”, “Incríveis viagens de Inverno” e “À descoberta de Minas Gerais”. O Júri reconhece a qualidade jornalística das reportagens apresentadas, bem como a versatilidade do repórter na abordagem de diferentes temas. A capacidade de tratar assuntos do quotidiano, aliada a uma escrita simples e directa, prenunciam um caminho seguro e promissor para João Luz.

O Prémio Gazeta Imprensa Regional foi atribuído ao semanário O MIRANTE. Com 21 anos de existência, este importante semanário regional, elaborado por uma jovem e dinâmica equipa de jornalistas profissionais sob a direcção de Alberto Bastos, tem Redacções em Santarém, Chamusca e Vila Franca de Xira e uma Delegação em Alpiarça. Graficamente cuidado e eficaz e com ampla publicidade local, O Mirante edita semanalmente uma extensa e diversificada informação plural da vida ribatejana nas áreas da sociedade, cultura, economia, política e desporto.

O troféu Gazeta de Mérito foi atribuído a Eduardo Gageiro, figura ímpar do fotojornalismo português que, em mais de 50 anos de uma notável e empenhada actividade profissional, obteve numerosas distinções quer nacionais quer internacionais. Nascido em Fevereiro de 1935, em Sacavém, Eduardo Gageiro iniciou a profissão, em 1995, na revista “Vida Ribatejana”, seguindo-se o “Diário Ilustrado” (1957) e outras publicações como O Século Ilustrado, Eva, Match Magazine, Sábado além de colaborações pontuais com várias agências noticiosas.
Muitas das suas fotos são registos históricos de repercussão mundial, nomeadamente as dos acontecimentos dos Jogos Olímpicos de Munique (1972) e do 25 de Abril de 1974. Da sua obra, de invulgar dimensão humana e artística, está patente, actualmente, em Pequim, uma exposição com fotografias do período entre 1951 e 2006, e que Eduardo Gageiro considera ser é momento “mais marcante” da sua carreira.

Colocados sob a égide do primeiro jornal português, os Prémios Gazeta, atribuídos pelo Clube de Jornalistas, com o patrocínio exclusivo da CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, têm por objectivo a valorização dos jornalistas portugueses, assim como o estímulo da qualidade do jornalismo.
Composição do Júri:
Daniel Ricardo (CJ), Elizabete Caramelo (professora universitária), Eugénio Alves (CJ), Eva Henningsen (Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal), Fernando Cascais (director do Cenjor), Fernando Correia (jornalista e professor universitário), Guiomar Belo Marques (Free Lancer), Jorge Leitão Ramos (crítico de cinema e televisão) e José Rebelo (professor universitário).