Home » Opinião

Já ouviu o “25 Heróis do 25” na Antena Um?

16 de Abril de 2014

A RDP-Antena Um está a emitir diariamente, pelas 12h47m, desde o início deste mês, um excelente programa intitulado “25 Heróis do 25”. A autora e apresentadora é a jornalista Maria Flor Pedroso, cada edição dura cerca de cinco minutos e o objectivo é dar a conhecer, ao fim de 40 anos, heróis quase desconhecidos da gesta libertadora de Abril de 1974.
A ideia é simples, mas é fantástica e inédita. É sabido que em todas as revoluções há muitos heróis, mas quase sempre acontece que apenas duas ou três dúzias de nomes atraem as atenções dos media. Ano após ano. Ora, Maria Flor Pedroso quis revelar e dar voz a 25 heróis de que raramente se fala. É um apontamento diário, mas extraordinariamente rico em informação e revelações, dando um valioso contributo para que se conheça melhor o que foi a Revolução dos Cravos, ou dos Capitães de Abril, ou dos Homens sem Sono, ou do MFA – é só escolher a designação, que a realidade é a mesma. (RC)

Tenho ouvido todos esses apontamentos e sempre descubro uma coisa nova. Na verdade, este trabalho de Maria Flor Pedroso, na sua simplicidade e em pequenos detalhes, retrata e revela de uma forma exemplar as grandezas e as misérias de uma revolução inesquecível cuja importância e significado ultrapassou fronteiras.

Fiquei a saber, por exemplo, que o hoje coronel na reserva Delgado Fonseca, que comandou uma força de Rangers que partiu de Lamego para o Porto, quando lá chegou manhã cedo teve que recorrer ao telefone de uma padaria que já estava aberta para daí contactar o Quartel General… Mais: mandou prender o engenheiro que tinha cortado as transmissões do Rádio Clube Português e da RTP/Monte da Virgem e só depois disso o 25 de Abril chegou ao Norte, com as populações finalmente a virem para a rua depois de começarem a ouvir os comunicados do MFA;

que o coronel David Martelo, cumprindo directivas do MFA, saiu de Águeda, onde estava colocado, e foi de carro próprio para o seu 25 de Abril num quartel na Figueira da Foz. A ideia inicial era marchar até Peniche e depois Lisboa. Hoje é investigador de História Militar com obra publicada e tradutor de clássicos, entre outros, de Maquiavel;

que Gertrudes da Silva, então o mais antigo capitão da zona centro, colocado em Viseu, veio num carro civil, à frente da coluna que comandava, para poder ouvir rádio até Lisboa e tomar conhecimento de eventuais comunicados do MFA que poderiam mudar os seus planos iniciais. Tinha a missão de tomar o Forte-prisão de Peniche e seguir para a capital, onde se viu aflito para encontrar um quartel para reabastecer de gasóleo os veículos da coluna militar e arranjar comida para as tropas que comandava – depois de algumas ‘negas’ só encontrou solução na Manutenção Militar…;

que Artur Mendonça Carvalho, hoje com 75 anos e Coronel reformado da Força Aérea, fardou-se no carro no alto do Parque Eduardo VII para tomar o Rádio Clube Português que ficava ali perto, e acabou a noite, entre outras coisas, a falar com o guionista do “Simplesmente Maria”, um folhetim radiofónico de enorme sucesso à época. Depois de sair da tropa foi actor profissional – mas mais tarde deixou-se disso. Agora é voluntário da Santa Casa da Misericórdia e animador de um grupo de teatro amador em Campo de Ourique;

Ramiro Soares Rodrigues, hoje com 69 anos, é capitão de Mar e Guerra reformado e tesoureiro activo da Associação 25 de Abril. Estava numa fragata pronta para seguir para África, onde iria parar se não houvesse a Revolução. Desde há muito metido na organização clandestina da Armada, no dia libertador inventou uma avaria na fragata e o seu comandante, inteligentemente, ‘constatou’ que era verdade – o que impediu que tal barco pudesse ser útil ao Regime de Salazar/Caetano.

E por aqui me fico. Pena é que os responsáveis da programação/Informação da RDP tenham escolhido um horário de pouca audiência radiofónica e, pior ainda, ao contrário do que na casa acontece com numerosos programas, o “25 Heróis do 25” não tem repetição, passando apenas ao fim da manhã.

O programa de Maria Flor Pedroso merecia, indiscutivelmente, mais destaque na grelha do Serviço Público de Rádio. E o “25 Heróis do 25” é mesmo serviço público.

Ribeiro Cardoso

>>> 25 Heróis do 25 (RDP – Antena 1)

1 Comentário »

• Miguel Correia said:

Prgrama excecional. maravilhoso. um abraço