Home » Headline

Muda o jornalismo – e o repórter?

17 de Junho de 2012


A cantilena sobre a crise dos jornais e o fim do jornalismo alimenta os debates acerca de uma reinvenção dos meios nos contextos democráticos e globalizantes, levando em consideração mudanças drásticas nos chamados modelos de negócios e nas próprias relações de consumo de informação. O escopo é abrangente, mas ignora – por exemplo – uma dimensão importantíssima, a do jornalista em geral e a do repórter em específico. Nestes novos tempos, o jornalismo se transforma, mas e os repórteres mudam também? (Rogério Christofoletti)

Ler mais…

Imprima esta página Imprima esta página

1 Comentário »

  • Rogério Christofoletti said:

    Prezados, obrigado por reproduzirem o texto neste importante espaço português.
    Aproveito a ocasião para informar que a revista ESTUDOS EM JORNALISMO E MÍDIA, do Mestrado em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no sul do Brasil, está com chamada aberta para textos que podem interessar aos colegas portugueses.
    Vejam abaixo:

    Jornalismo e Mídia, aportes portugueses
    Nas últimas duas décadas, pesquisadores brasileiros e portugueses da área da Comunicação vêm, cada vez mais, se aproximando, fortalecendo laços de cooperação científica e tecnológica que beneficiam os dois lados do Atlântico. Associações científicas dos dois países dialogam de forma estreita, eventos binacionais são frequentes e existem alguns periódicos que salientam a lusofonia como um traço comum dos trabalhos realizados pelas duas comunidades. O próximo número da revista Estudos em Jornalismo e Mídia, da UFSC, insiste na aproximação e convida os pesquisadores a submeter artigos que tragam resultados de estudos, relatos de experiência e reflexões críticas sobre o Jornalismo e a Mídia em Portugal. São esperados textos que abordem telejornalismo, radiojornalismo, ciberjornalismo, meios impressos, serviços em dispositivos móveis, e outras formas de difusão informativa. Ensino de comunicação, profissionalidade, mercado consumidor de informação, novas narrativas, ética, história e teoria também são de interesse da EJM para este número que não é exclusivo para os colegas portugueses. Evidentemente, contribuições de brasileiros que tenham o mesmo escopo também serão bem recebidas.
    Todos os artigos devem ser submetidos eletronicamente.

    Instruções de formatação: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/about/submissions#authorGuidelines
    Deadline: 10 de setembro de 2012
    Publicação: Dezembro de 2012

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.