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EUA: Jornais começam a eliminar comentários anónimos na internet

21 de Julho de 2010


Os comentários dos leitores nos sites de jornais já foram vistos como uma forma vital de atrair leitores e criar a interatividade que se tornou sinônimo da Web 2.0. Mas os jornais estão agora procurando maneiras de regular as mensagens deixadas por leitores anônimos, e alguns decidiram removê-las por completo, informou a CNN.

O anonimato resultou em comentários de ódio, muitas vezes racistas, que “parecem rabiscos escritos na parede de um banheiro público”, diz a CNN.

Em agosto, o Buffalo News, de Nova York, vai começar a exigir que os leitores se registrem com um nome verificável, além de um município de residência e um número de telefone, para serem autorizados a publicar comentários online.

No Sun Chronicle, de Massachusetts, a opção de receber comentários foi desativada completamente em abril, depois que os editores perderam a paciência com tantas mensagens inadequadas. Agora, o jornal está permitindo comentários desde que os usuários se registrem com um cartão de crédito e paguem uma taxa única de US$ 0,99, informou a Columbia Journalism Review. O nome do usuário (conforme consta no cartão de crédito) será anexado a todos os comentários postados.

Um artigo no site Gawker diz que os jornais não são blogs e, portanto, não deveriam permitir comentários de usuários.

No entanto, Derek Thompson, do Atlantic, argumenta que os jornalistas gostam de ver os leitores reagirem às suas matérias, mesmo com comentários negativos. Segundo Thompson, a nova política de comentários do Sun Chronicle “vai esvaziar as caixas de comentários, o que terá um efeito desanimador na redação”.

De acordo com o Editor & Publisher, o tom dos comentários no site do Chronicle melhorou desde que o registro obrigatório foi implementado.

(Versão em português do Brasil de um texto de Summer Harlow, no blogue Jornalismo nas Américas)

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