Home » Opinião

A sério!? Isto é jornalismo?

12 de Agosto de 2019


A nossa deliciosa RTP propõe-nos um telejornal das 20h00 com 32 minutos iniciais feitos quase exclusivamente de “diretos” !Só que, em matéria de informação, os “diretos” raramente se impõem e são raramente jornalismo : são antes canalização de todas as instrumentalizações de espertalhões e organizações que muito curiosamente têm precisamente declarações a fazer mesmo à hora do telejornal. Em “direto”… (Nobre-Correia)

Em “direto”, de maneira a que ninguém, nenhuma redação, possa proceder a um verdadeiro trabalho de jornalismo, com registo de imagens, seleção, hierarquização, montagem de sequências e gravação de relato de jornalistas(s) em voz off.

Depois, sequências de documentação, interpretação e análise : nada ! São démarches jornalísticas que implicam trabalho. Mais trabalho do que se pôr em frente de uma câmara de televisão e estender o micro a quem passa ali ao lado. Ou a quem se pôs precisamente ao lado do “repórter” (que aliás muito raramente fez que quer que fosse como reportagem) para ser entrevistado…

Em resumo : um jornalismo que não cansa, mas que instrumentaliza ! Pobre país que tal televisão pública tem !…

J.-M. Nobre-Correia (no Facebook, 12 agosto 2019)

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.