- Clube de Jornalistas - https://www.clubedejornalistas.pt -

A mediocridade dos jornais da Antena 1

Os jornais da manhã da Antena 1 (aqueles que as pessoas ouvem nos seus
despertadores, durante a toilette da manhã, o pequeno almoço ou a deslocação para o local de trabalho) são de uma aflitiva mediocridade. E não só os jornais, como toda a informação e a programação das sequências da manhã… (Nobre-Correia)

Hoje, o jornal das 8h00 foi aflitivamente vazio. Depois, entre as 8h00 e as 9h00, o «animador» passou o tempo a tentar botar fogo sobre a atualidade. Enquanto os «repórteres» em três localidades entrevistavam todos os sindicalistas (inclusivamente patronais) que lhes passavam à mão…
Em seguida, o jornal das 9h00, com uma duração de 9 min. 10 seg., teve dois únicos temas : a greve e o futebol …com as entrevistas (e mais exatamente : as declarações) de quatro treinadores ! O resto da atualidade não existe, nem em Portugal, nem no estrangeiro, nem na economia, nem na cultura…
Logo depois, tivemos a deliciosa «repórter» em Aveiras de Cima a tratar Pedro Pardal Henriques por «Pedro» ! E a de Leça da Palmeira a tratar o entrevistado do sindicato por «Manuel »…
Isto é informação jornalística ? Apenas com « diretos » em que os entrevistados dos sindicatos dizem o que querem durante o tempo que querem, sem que haja gravação, seleção e a devida montagem das sequências transmitidas ? Com «jornalistas» a servirem de canalizadores da «guerra» de declarações de diferentes atores sindicais (inclusivamente patronais) e até de mediadores no conflito ?
E então as sequências de análise e de interpretação, com a devida distância, com especialistas nas diversas matérias em questão ? Não havia jornalistas competentes para procurá-los e entrevistá-los ?!…
Juntou-se agora, às 9h25, um repórter na Covilhã : digam lá depois que «o interior» não existe na informação dos média nacionais ?!…
Pergunta essencial : haverá uma direção da informação na RTP para pôr termo a esta aflitiva pseudo-informação jornalística bota-fogo que está hoje a ser praticada na Antena 1 ?!…