Home » Notícias

Sindicato volta a exigir ao “Expresso” publicação de nomes de jornalistas na lista de pagamentos do GES

23 de Abril de 2019


O Sindicato dos Jornalistas volta a exigir ao “Expresso” que divulgue os nomes dos jornalistas supostamente envolvidos numa investigação judicial ao Grupo Espírito Santo. A 23 de abril de 2016 – lembra o sindicato –, o semanário «pôs em causa o colectivo dos jornalistas portugueses, ao publicar que a lista de alegados pagamentos da ES Enterprises, offshore conhecido como “saco azul” do Grupo Espírito Santo, continha mais de uma centena de pessoas, incluindo jornalistas».

«Ora, o “Expresso” nunca identificou nenhum desses jornalistas, cobrindo com um manto de desconfiança todo um conjunto de profissionais.

«A credibilidade do jornalismo é fundamental em democracia e não podemos deixar que ela seja minada por alegações por provar, nem permitir que toda uma classe fique sob suspeita.

«Além disso, só a divulgação dos nomes permitirá agir nos casos que, e se, vierem a ser provados.

«Saudando o jornalismo de investigação, de que é exemplo a divulgação dos Panama Papers», o Sindicato dos Jornalistas «apela ao “Expresso” para agir com a responsabilidade que lhe compete».

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.