Home » Notícias

Vencedores do Prémio Jornalismo em Saúde já são conhecidos

12 de April de 2019

Sara Sá e Luísa Oliveira (“Visão”), Cristina Lai Men (TSF), Miriam Alves (SIC) e João Carlos Malta (Rádio Renascença) aão os jornalistas vencedores do Prémio Jornalismo em Saúde 2018, organizado pelo Clube de Jornalistas com o apoio da APIFARMA.
O Grande Prémio Apifarma/ Clube de Jornalistas foi atribuído a Miriam Alves, que acumula esta distinção com o prémio de Televisão.

APIFARMA e Clube de Jornalistas distinguem

melhores trabalhos jornalísticos

No Dia Mundial da Saúde, APIFARMA e Clube de Jornalistas anunciam os vencedores da 3.ª Edição do Prémio Jornalismo em Saúde.

No Dia Mundial da Saúde, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e o Clube de Jornalistas anunciam os vencedores da 3.ª edição do “Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas – Jornalismo em Saúde” nas categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Jornalismo Digital.

• Sara Sá e Luísa Oliveira, jornalistas da Visão, pelo trabalho “Quando a comida ataca”, são premiadas na categoria
  • Cristina Lai Men, jornalista da TSF Rádio Notícias, pelo trabalho “Renascidos do Cancro”, é premiada na categoria Rádio. Sonoplastia de Luís Borges.
  • Miriam Alves, jornalista da SIC, pelo trabalho “O Mal-entendido: As doenças a que chamamos Cancro”, é premiada na categoria Televisão. Imagem de Rogério Esteves, Edição de Imagem de Rui Berton, Grafismo de Paulo Alves e Rui Aranha, e Produção de Diana Matias.
  • João Carlos Malta, jornalista da Rádio Renascença, pelo trabalho “O Círculo da Dor”, é premiado na categoria Jornalismo Digital. Vídeo e Fotografia de Joana Bourgard.

O Grande Prémio Apifarma/ Clube de Jornalistas, eleito pelo júri entre os vencedores das quatro categorias referenciadas, foi atribuído a Miriam Alves, jornalista da SIC, que nos termos do regulamento, acumula esta distinção com o prémio de Televisão.

O Júri decidiu atribuir uma Menção Honrosa a Catarina Marques, jornalista da SIC, pelo trabalho “E de nós, quem cuida?”. Imagem de Humberto Candeias, Edição de Imagem de Rui Félix, Produção de Cláudia Araújo, Grafismo de Rui Aranha, e Coordenação de Luís Marçal.

Na segunda edição do Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas foram submetidas a análise do Júri 43 trabalhos jornalísticos, 11 peças adicionais face à edição anterior.

João Almeida Lopes considera que este Prémio tem uma importância acrescida “porque incide na área que os portugueses mais valorizam: a Saúde”. O presidente da APIFARMA reforça que “a Saúde é também feita de conquistas e avanços que devemos noticiar: as pessoas vivem mais, com mais saúde e mais qualidade de vida”.

Mário Zambujal afirma que “saber não basta, é fundamental saber comunicar o saber e que o intuito destes Prémios foi juntar os dois conhecimentos”. O presidente do Clube de Jornalistas considera que este objectivo “resultou num conjunto de trabalhos de elevado mérito”.

Constituição do Júri da 3.ª edição do Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas:

• Cesário Borga, jornalista, Clube de Jornalistas
  • Carlos Lobato, jornalista, Casa de Imprensa
  • António Santos, enfermeiro, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospital
  • Jorge Penedo, médico, personalidade de mérito na Saúde
  • António Borga, jornalista, personalidade de mérito no Jornalismo

O Júri concluiu pela inexistência de condições para atribuir o Prémio de Mérito “Universitário Revelação”.

A data e local da cerimónia de entrega de prémios serão anunciados brevemente.

Sobre o “Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas – Jornalismo em Saúde”

O “Prémio Jornalismo em Saúde” é uma organização do Clube de Jornalistas, promovido com o apoio da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

A iniciativa pretende contribuir para promover a qualidade e a profusão do trabalho jornalístico dedicado à Saúde com enfoque em aspectos relevantes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na inovação em Saúde e no desenvolvimento económico e social na área da Saúde.

O prémio distingue trabalhos jornalísticos publicados ou difundidos nos órgãos de comunicação social portugueses na área da Saúde, realizados por profissionais da comunicação social, em quatro categorias: Imprensa, Rádio, Televisão e Digital.

A distinção “Universitário Revelação”, dirigida a recém-licenciados de Comunicação Social e Jornalismo, incide estritamente sobre trabalhos académicos sendo, por isso, uma categoria autónoma.

Lisboa, 7 de Abril de 2019