- Clube de Jornalistas - https://www.clubedejornalistas.pt -

O casal Moniz dá-lhe uma ajuda

O espaço semanal que a TVI entregou a um especialista em telenovelas da vida real e outras é uma operação meticulosa de demolição da imagem do governo. José Eduardo Moniz , verdade seja dita, não tenta criar a ilusão de objectividade nem esconde a colagem dos temas do programa às linhas conjunturais de propaganda da direita. Simples coincidência ou não é juizo que se deixa para os seguidores do espectáculo.

Entretanto, na SIC, a sua esposa prossegue uma acção paralela noutro registo. Sob a capa do comentário e com a colaboração de uma pivô que já tem experiência suficiente para não se deixar envolver nestas manobras, Manuela Moura Guedes ecoa, titubeante, as mesmas linhas de propaganda antigovernamental, com menos eficácia porque menos competente. A falta de consistência das suas ideias e do seu conhecimento chega a ser confrangedora, como foi o caso de uma intervenção contra a lei de bases do Serviço Nacional de Saúde em que meteu literalmente os pés pelas mãos.

Nesta segunda-feira, falou, entre outras coisas, sobre o desejo (e não promessa, santinha) de o governo disponibilizar creches em instalações militares para facilitar a adesão de mulheres à carreira militar. Argumentação atabalhoada, como sempre, acompanhada de um gráfico em que conseguiu a surpreendente proeza de contabilizar um total de 103,9 por cento (ver imagem). É, de facto, caso para abrir a boca.

É certo que o casal Moniz dá uma ajuda à direita, mas só com uma aritmética deste nível é que as percentagens eleitorais poderão ter algum relevo. (João Alferes Gonçalves)

[1]