Home » Notícias

Conselho Deontológico condena difusão de imagens captadas por terroristas

21 de Março de 2019


O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas condena a difusão por órgãos de comunicação social portugueses das imagens do atentado terrorista de dia 18 de Março na Nova Zelândia gravadas pelo próprio terrorista. Tal difusão, sublinha o Conselho, «insere-se no domínio da banalização do terror, além de representar uma falta de respeito pela dignidade das pessoas assassinadas».

A difusão acrítica de imagens está, por outro lado, «em choque com o que é e deve ser o jornalismo, sempre obrigado ao escrutínio e à reflexão crítica».

O Conselho Deontológico apela aos jornalistas portugueses e às direcções de informação que, de futuro, «em situações do mesmo tipo resistam em ceder à banalização acrítica do terror».

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.