Home » Opinião

O que a Geringonça ensina e como a Direita aprende…

19 de Maio de 2018


A Geringonça continua a dar que falar – e agora até serve de farol à direita portuguesa. Pelo menos de acordo com a edição do ‘Notícias ao Minuto’ do passado dia 15, que transcreve uma entrevista que Assunção Cristas deu ao Jornal de Angola aquando da sua recente visita à terra quente que a viu nascer: “Se Geringonça serviu à Esquerda, serve também para o Centro Direita”. (RC)

Reproduzo: “(…)assumindo a ambição de ser primeira-ministra no futuro, Cristas falou ainda do que aprendeu com a designada ‘Geringonça’ em Portugal. A líder centrista diz ter aprendido que “mais importante que ser o maior partido é conseguir uma maioria (em coligação) no Parlamento, que garanta um Governo”.

“Isto serviu à Esquerda, serve também para o Centro-Direita. Ou seja, aprendemos todos em Portugal, que, com o que se passou em 2015, acabou o voto útil. Acabou o voto para o primeiro lugar. (…) E em 2019, quando voltarmos a ter eleições legislativas, não será preciso ficar em primeiro lugar para governar, será preciso é garantir o apoio de um conjunto de 116 deputados. É para isso que trabalharemos. E, claro, tudo faremos para um dia sermos a primeira escolha”, declarou.

Pergunto: alguém se lembra do que, na altura, sobre a Geringonça, disse o CDS, o PSD, Cavaco e a esmagadora maioria dos jornais e dos jornalistas portugueses?

Memória curta? Nada melhor que relembrar.

Ribeiro Cardoso

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.