- Clube de Jornalistas - https://www.clubedejornalistas.pt -

Grande televisão a deste país!…

Não !, não ousem sequer dizer-me o contrário ! Portugal é um grande país, com uma grande televisão ! E nomeadamente com uma grande televisão pública !…
Anteontem houve um grande acontecimento nacional futebolístico-sportinguista em Alcochete. E a RTP 1 consagrou-lhe 20 minutos no telejornal das 20h00. Depois ontem : 30 minutos. E hoje : de novo 30 minutos ! Sempre em abertura do telejornal, é claro ! (Nobre-Correia)

No caso de hoje, até houve a transmissão em direto da conferência de imprensa do “selecionador nacional”, personagem altamente importante de quem depende tanto o futuro do país e o bem-estar das suas gentes !
Mas alto lá ! : a declaração do dito “selecionador nacional” passou em direto em pelo menos dez televisões ! Leram bem : dez televisões ! nas generalistas, nas ditas de informação e nas desportivas.
Atenção ! : depois das sequências referidas, ainda houve mais futebol e mais desporto lá mais para diante no telejornal. Grande televisão pública ! Grande informação que tem como objetivo prioritário inserir os cidadãos na vida da sociedade e do Estado !
Mas não há só futebol, Sporting e desporto : há também o “casamento real”, é verdade ! Com “enviados especiais” !
A Palestina ?, a Venezuela ? a tribuna de Lula da Silva no Le Monde desta tarde ?, a tribuna de altos representantes políticos de quatro países europeus sobre este mesmo Lula da Silva no mesmo jornal ?, a perspetiva de constituição de um governo na Itália ?… E a atualidade económica ? E a atualidade cultural ?… Não, mas o que é que estão para aí dizer ? Que importância têm esses assuntos miseráveis no futuro dos portugueses e da nação portuguesa ?!…
O presidente da RTP diz que está muito satisfeito com o atual diretor da informação. Com o tal que faz grandes reportagens, grandes entrevistas e grandes análises …em vez de dirigir a redação e de se privar voluntariamente de entrar em concorrência com aqueles que dirige, até porque ninguém poderá então criticar essas reportagens, entrevistas ou análises…
Triste televisão ! Triste informação ! Triste democracia portuguesa ! Triste país !…

J-M Nobre-Correia
Facebook, 17 de maio de 2018