Home » Documentos, Notícias

Conselhos para informar sobre a velhice

9 de Julho de 2017


O tratamento que os media dão, por vezes, a determinados fenómenos e colectivos não é o mais adequado; certos usos e práticas profissionais contribuem, geralmente de forma involuntária, para a consolidação de percepções e representações sociais que favorecem a discriminação de alguns colectivos e o esquecimento de algumas realidades. Os media podem exercer a sua responsabilidade social por meio de um tratamento informativo normalizador e integrador, respeitador dos direitos tanto dos grupos maioritários como das minorías. As pessoas mais idosas são, com frequência, objecto desse esquecimento e, ocasionalmente, desse tratamento informativo inadequado. Por inércia ou por descuido, os profissionais da informação baseiam às vezes as suas mensagens em preconceitos e estereótipos sobre a idade, contribuindo para reproduzir uma imagem enviezada, distorcida e parcial das pessoas mais idosas e para ampliar uma ideia errónea dos aspectos relativos ao envelhecimento da sociedade.

» Jornalismo para todas as idades – Manual de boas práticas

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.