Amanhã, dia 13, na Gulbenkian: Justiça igual para todos

12 de Março de 2017

Com início às 9 e 30 e até ao fim do dia, decorre na Gulbenkian um significativo debate intitulado “Justiça igual para todos”. A iniciativa é da A25A, Preside Marcelo Rebelo de Sousa e encerra Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República. O seminário/debate está organizado à volta de quatro painéis temáticos: Funcionamento e Asfixia dos Tribunais,  Privatização da Justiça e Tribunais Arbitrais, Processo Penal e Acessos e Custos da Justiça.
Em cada painel intervirão três convidados (Francisca Van Dunem, ministra da Justiça;  Noronha do Nascimento, juiz conselheiro jubilado; João Correia, advogado;  Henriques Gaspar, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça; Joana Marques Vidal, Procuradora-Geral da República; Antero Luís, juiz desembargador; Conceição Gomes, professora; Domingos Lopes, advogado; Carlos Anjos, Inspector Chefe da PJ; Guilherme Figueiredo, Bastonário da Ordem dos Advogados); Ana Drago (socióloga) e José Magalhães (jurista).
No final de cada painel seguir-se-á um pequeno debate com público presente.

No texto enviado à Comunicação Social, diz a Associação 25 de Abril:

“O direito constitucional a uma Justiça Igual para Todos, continua por cumprir. Esta é uma percepção que a generalidade da opinião pública e publicada interiorizou como realidade premente: a Justiça não funciona bem!

As razões serão muitas, os responsáveis também, nem tudo o que parece será verdade, mas ninguém poderá considerar-se a salvo de responsabilidades.

Porque a A25A considera este um dos mais graves problemas que afectam Portugal e os portugueses na nossa democracia, decidimos responder ao repto do Presidente da República para que a sociedade discuta este candente problema.

Fê-lo, em primeira instância, com a publicação de um número especial da sua revista “O Referencial” (n.º 123).

Continua-o com a organização deste debate, onde espera que todos – responsáveis institucionais, profissionais da área da Justiça e os cidadãos em geral – possam contribuir para encontrar e abrir caminhos para a resolução de muitos problemas e o encontrar de uma Justiça mais igual para todos. É para esse debate que vos convidamos e convocamos”.