Home » Documentos, Headline

Jornalismo pós industrial – adaptação ao presente

2 de Setembro de 2016


A peça do “DN” sobre a prática da “Folha de S.Paulo”, com referência feita nesse texto a um eventual “jornalismo do futuro”, fez-me lembrar um ensaio publicado pelo Tow Center for Digital Journalism há uns anos. Os autores asseguram que o modelo “industrial” da informação está decadente e que a profissão deve aproveitar ao máximo as novas ferramentas digitais. Mas sublinham que o ensaio não é sobre «o futuro da indústria da informação», porque muito desse futuro já aí está e porque já não existe uma “indústria da informação”. Futurologia (ultrapassada) à parte, é interessante reler este ensaio e tirar algumas conclusões. Ficam aqui a versão original em inglês e a tradução para castelhano. (JAG)

» Post-Industrial Journalism
» Periodismo postindustrial

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.