Home » Notícias

Os media, as eleições e a igualdade de condições

30 de Maio de 2015


Na última edição do “Avante”, órgão oficial do PCP, foi publicado um texto chamando a atenção para uma velha questão: o modo como jornais e jornalistas divulgam, quando não assobiam para o lado, as iniciativas políticas daquele partido com assento parlamentar e grande influência autárquica e sindical. Neste caso, os objectivos e os eixos essenciais do Programa Eleitoral com que o PCP se apresenta às eleições legislativas que estão à porta. Vale a pena ler e reflectir. Embora não seja nada de novo. Como todos sabemos e alguns se envergonham, mesmo em tempo de democracia há filhos e enteados. Os mesmos de sempre. (RC)

Soluções encobertas deliberadamente

Anteontem apresentámos os objectivos e eixos essenciais do Programa Eleitoral do PCP às eleições legislativas. Este foi um momento alto de um processo ainda em movimento, com direito a directos nos canais informativos das três estações de televisão, peças de telejornal, artigos de jornal e até uma entrevista no Jornal das 8 da TVI. Ainda que possa encher o olho cansado de quem – farto da ausência, da deturpação e da menorização da nossa iniciativa política – dos media já pouco espera, rebobinemos a fita ao início.

Desde Fevereiro realizámos: um Encontro Nacional com dois mil participantes (cuja projecção mediática já aqui tratámos); mais de 30 encontros com associações, organizações, ordens profissionais, sindicatos; 10 audições públicas temáticas, com quatro ainda por realizar; milhares de propostas recebidas e analisadas. De tudo isto, foram excluídas do espaço mediático todas as iniciativas sem a presença do Secretário-geral; das que sobram, facilmente as podemos classificar. Para as televisões, são planos fechados de poucos segundos de intervenção, tantas vezes sobre a polémica do dia, completamente à margem do que ali se passou. Nas rádios e jornais, lá aparecia, num caso ou outro, a nota de rodapé a informar que o PCP estava a construir o seu Programa Eleitoral. Do que lá se passava, das propostas que foram avançadas: nos jornais e televisões nada. E ainda um silêncio total sobre a forma participada como construímos o nosso Programa, quando outros recebem louvores pela forma aberta como têm construído o seu.

O contraste com o PSD/CDS e o PS é escandaloso. Os primeiros, politicamente derrotados e socialmente isolados, ainda que nada de novo tenham a apresentar ao nosso povo (mais desemprego, mais cortes, mais dívida), são artificialmente alimentados por polémicas e propostas que deixam de o ser. No próprio dia em que apresentámos as principais linhas da política patriótica e de esquerda que defendemos para o País, a indefinição do PSD sobre como cortar nas pensões (já o corte é certo) fizeram abertura de noticiários.

Quanto ao PS, foram longos os artigos e largos os minutos de comentário, análise, fóruns de rádio e televisão. O absurdo foi alcançado quando, precisamente na última terça-feira, ouvimos jornalistas, políticos, politólogos e afins, todos travestidos de especialistas do comentário político, falando sobre a actualidade, mas convenientemente esquecendo que nesse dia foram apresentados objectivos e eixos essenciais de um Programa Eleitoral que respondem aos anseios e necessidades dos trabalhadores, do povo e do País.

Tudo valeu e tudo vale para esconder que o PCP tem soluções para o País, tem projecto e proposta. Ontem, nem uma referência à nossa iniciativa na primeira página dos jornais diários. Mais um contributo para a tentativa de eternizar a alternância sem alternativa, para a ideia que procuram generalizar entre quem concorda com as nossas propostas: «têm razão, mas não chegam lá». Mas é por serem cada vez mais os que ganham consciência de que está nas suas mãos o PCP «chegar lá» que se adensa o silenciamento e a desvalorização.

E assim, de uma assentada só, se apaga a proposta e se condiciona opinião.

“Avante”, 28 maio 2015

 

Imprima esta página Imprima esta página

Comente esta notícia.

Escreva o seu comentário, ou linque para a notícia do seu site. Pode também subscrever os comentários subscrever comentários via RSS.

Agradecemos que o seu comentário esteja em consonância com o tema. Os comentários serão filtrados, antes de serem aprovados, apenas para evitar problemas relacionados com SPAM.